Me sinto presa numa casa sem achar saída

Feita por >luci · 31 mai 2023 Abordagem psicológica

Alguém poderia me ajudar, por favor. De uns meses pra cá eu me vejo presa dentro de uma casa que tem milhares de portas mas eu não consigo achar a saída, eu vejo todo mundo passando pela janela, os conhecidos seguindo com a vida, felizes, enquanto estou presa. Nessa última semana eu tive muitos pensamentos suicidas e passei a me ver sentada numa cadeira dentro dessa casa em vez de estar procurando a saída, mas me vejo quando eu era criança. Isso tem alguma explicação? Por favor, só me tirem essa dúvida

A melhor resposta 1 JUN 2023

Oi Luci
Claro que tem explicação:
Voce está vivendo uma realidade que não é sua, se construiu baseada em valores de outros que não correspondem com os teus valores.
Quem é você? Qual o objetivo de estar aqui?
Nada é por acaso, voce nasceu para se realizar e ser feliz.
No entando, voce abandonou, foi forçada a abandonar a tua inteligência natural para se adaptar aos meios em que vivia, ao que os pais queriam, ao que a escola ensinava, ao que a religião impunha.
O resultado é sentir-se numa casa que não é tua, tem mil portas mas voce não sabe qual saída pegar.
Voce se vê criança sim porque foi desde a tua gestação sempre se submetendo à vontade dos outros.
Precisa agora resgatar a tua inteligência, compreender e viver a tua vida e saber usar as regras do sistema em teu benefício.
Faça Psicoterapia para iniciar o teu verdadeiro caminho
Abraços

5817 respostas

9 JUN 2023

Oi Luci, sinto muito pelo que você está passando. Claramente você precisa de ajuda profissional, não tem uma orientação específica que vá te tirar desse quadro, você necessita de um acompanhamento especializado. Ideação suicida vem de uma diversidade de fatores que vão se acumulando durante o tempo de vida da pessoa, gerando sofrimento intenso. Podem ser traumas, perdas, abusos e muitas outras coisas, além de que pode haver outros quadros relacionados. Então sugiro que busque um psicólogo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

2 JUN 2023

Olá, Luci!
Essa sensação de estar presa em uma casa sem encontrar uma saída pode ser angustiante e desesperadora. É importante lembrar que a resposta aqui é apenas uma orientação geral e não substitui uma avaliação adequada. Marque uma consulta com um psicólogo o mais breve possível.
Esses sentimentos e pensamentos suicidas requerem atenção imediata e apoio especializado. Reitero que busque ajuda profissional o mais rápido possível, entrando em contato com um psicólogo, psiquiatra ou serviço de emergência psicológica em sua região.
A sensação de estar presa pode estar relacionada a conflitos e emoções.
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio através do telefone 188. Não hesite em ligar para obter ajuda imediata.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

2 JUN 2023

Olá luci, espero que esteja tudo bem com você!

É interessante aprofundar um pouco mais nesse sentimentos, buscando entender o que eles representam, e como eles podem te auxiliar a dizer algo sobre sua personalidade, seus desejos, suas compreensões do mundo, etc. Não é incomum que, durante a vida, possamos ter alguns períodos que não saibamos ao certo o que estamos sentindo, nem o que esses sentimentos representam em nossas vidas. Nesses momentos, é interessante buscar ajuda profissional para obter o auxílio necessário para que tenhamos a adequada compreensão desses sentimentos e pensamentos, sem que eles atrapalhem nosso desenvolvimento, nossas relações e nossas condutas, mas, ao contrário, que através de sua compreensão nós possamos amadurecer e criar novas e melhores condições para nosso desenvolvimento. Não se sinta paralisada por esses sentimentos e pensamentos, mas utilize-os para impulsionar sua vida. Através de um processo de psicoterapia junto a um profissional de Psicologia, é possível se aprofundar nestes sentimentos e pensamentos, para torná-los mais funcionais em sua vida, ou até mesmo para que eles sejam superados, dando lugar para o surgimento de novas e melhores percepções do mundo e de si própria. Aproveite essa oportunidade, e busque ampliar seu autoconhecimento junto a um profissional de Psicologia. Isso poderá te oferecer um bom suporte de desenvolvimento, além de te oferecer insights sobre seus processos de amadurecimento pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

1 JUN 2023

Oi Luci! Obrigado por escrever. A sociedade vai ficando cada vez mais complexa, com maior multiplicidade de possibilidades. Cada porta aberta leva para uma paisagem, uma direção, uma tarefa, um objetivo. Quem tudo quer nada tem, quem tudo pode, nada pode.
Será importante você falar com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.