Me enquadro como bi?

Feita por >Karen · 9 fev 2021 Orientação sexual

olá, tenho 22 anos e namoro há mais ou menos 3 anos. sempre me senti confiante em relação a minha sexualidade e sempre andei com amigos que são do meio lgbt, por mais que me diga super militante e a favor, por dentro, um tiquinho que fosse, eu me sentia aliviada por não fazer parte e não sofrer o tanto de opressão que os meus amigos.
mas durante essa quarentena, me peguei pensando na possibilidade de tbm fazer parte da sigla, já que sempre me masturbo vendo mulheres, sexo lésbico, striptease...enfim, isso me perturbou muito, ainda mais que estou vendo muitas pessoas se assumirem bi. no sexo com o meu namorado não sinto tanto prazer quanto na masturbação, então comecei a pensar que talvez seja pq eu goste mais visualmente de mulheres na cama...sei la, eu nunca senti atração por outra mulher na vida real, mas passei a me questionar sempre que vejo uma mulher bonita se eu só a considero bonita ou também rola uma atração sexual/amorosa, em alguns casos acho difícil responder e isso me confunde mais ainda. estou confusa, em crise e não sei mais o que sou.

mas resumindo
• uma mulher que nunca sentiu interesse no mesmo sexo na vida real
• que se masturba vendo porno lesbico e etc
pode ser bi? estou com medo de ser, mas tenho muito mais medo de reprimir e ser infeliz.

A melhor resposta 10 FEV 2021

Olá Karen! Grato por escrever. Você descreveu bem: Os que não aparentam o "padrão social" sofrem enorme opressão e são vítimas de severos limitadores de vida. Você não se enquadra como bi, você se enquadra com alguém que precisa amadurecer, alargar a reflexão sobre a sexualidade e suas características.
Sugiro que pesquise nossos perfis, escolha de nós, e venha para um aprofundamento científico com um psicólogo, sobre a tua identidade, sobre o conceito de identidade e construção pessoal.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8779 respostas

14 FEV 2021

Karen, a impressão q tive pelo seu relato é q vc quer uma confirmação para uma situação que vc acha já ser. Então pq vc precisa de uma confirmação do que vc já sente?
Seja seus sentimentos, seja feliz .
Se precisar de ajuda psicológica para desenvolver seu emocional sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

11 FEV 2021

Olá Karen tudo bem?
A sexualidade não precisa ser rígida. Se o desejo não é rígido e fixo em nada, estando sempre se movimentando e mudando de objeto, a sexualidade também pode acompanhar essa movimentação. Talvez você esteja enxergando essas siglas como caixas modelo onde você tem que se encaixar em alguma delas e isso pode lhe causar muito desgaste. A pergunta que fica é: o que te faz achar que você precisa se definir como bi, hétero, homo...? O que muda, para o seu desejo, para a sua realização de prazer, o enquadramento em alguma sigla? Essas e outras indagações você pode fazer em um processo psicoterapêutico, no qual lhe recomendo começar.
Grato pela pergunta. Qualquer coisa estou à disposição.
Atenciosamente,
Túlio Bueno R. Martins - Psicólogo/Psicanalista
CRP: 06/141430

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo