Investir em um casamento desgastado ou em uma nova paixão?

Feita por >Tiago · 9 jul 2020 Terapia de casal

Sou casado há 5 anos com meu companheiro. Ele tem 35 e eu 26. O nosso início foi muito intenso, em muito pouco tempo já estávamos namorando e morando juntos. Ele é uma pessoa muito boa, nos damos muito bem, fazemos tudo juntos, porém temos muitas diferenças, que antes não eram problema, mas agora está ficando difícil de conviver... No começo eu era um pouco possessivo, muito ciumento, mas por incrível que pareça não brigávamos por isso, pois eu guardava pra mim. Já ele era totalmente ao contrário, zero ciúmes, desprendido, até achava estranho, parecia que não tava nem aí... Com 2 anos juntos ele foi transferido no emprego para outra cidade, ficamos 1 ano morando separados, só nos víamos aos finais de semana. Com isso ele começou a dar sinais que estava aprontando, até que um dia eu acabei hackeando o celular dele e consegui ver que ele conversava com outro cara... Pra mim seria o fim, no final do dia eu fui até a casa dele, na outra cidade, certo de que eu iria terminar, porém não consegui, mesmo ele dizendo que não prometeria que não faria de novo, pois é instinto... Depois daí, nunca foi a mesma coisa. Depois de um tempo ele voltou pra nossa cidade e voltamos a morar juntos. Conforme eu ia me distanciando, ele ia se aproximando... Mas sempre nos demos bem, não brigamos, quando estamos bravos um com outro ficamos calados, as vezes por dias, até um dar o braço a torcer. Esta semana estava desconfiado que ele estava aprontando novamente e acabei entrando num app de encontro pra ver se achava ele lá (já que diversas vezes vi que ele havia baixado esse app), e de fato ele estava... Dessa vez não fiquei triste, fiquei surpreso e aliviado... Não sei o que senti.... Neste mesmo dia, neste mesmo app, conversei com um cara que havia conhecido há vários anos, antes até mesmo de conhecer o meu companheiro. Trocamos ideia, marcamos um encontro e ficamos... Expliquei pra ele a minha situação e ele aceitou. O fato é que ele disse que tá apaixonado por mim eu acho que tmb tô por ele... Já nos vimos 3 vezes depois desse dia e a cada vez que vejo tenho a certeza quê é ele o tipo de cara que eu queria do meu lado, temos muito mais coisas em comum, gostamos da mesma coisa, acreditamos nas mesmas coisas, temos os mesmos objetivos. Tenho grande receio em terminar por um cara que pode ser só mais uma fase e jogar fora um relacionamento concreto, apesar dos apesares. Eu tenho uma vida estável com meu companheiro, temos casa, carro, projetos, estamos fazendo uma outra casa juntos, temos um cachorro que tratamos como filho. Tenho medo de jogar isso fora, e principalmente de fazer ele sofrer, porque sei que apesar dele aprontar, eu sei que ela gosta muito de mim e por eu ser a pessoa mais próxima dele, que sempre esteve ao seu lado nós últimos 5 anos. Apesar dele aprontar, ele está mais próximo, agora é ele quem cobra carinho, atenção... Parece que os papéis inverteram... Estou muito afim de viver essa nova paixão, mas não tenho coragem de terminar a minha relação atual e me arrepender...

O que devo fazer?

A melhor resposta 7 AGO 2020

Bom dia Tiago, respondendo a sua pergunta, a única pessoa que pode saber o que fazer, é você mesmo, posso apenas sugeri que, diante dos acontecimentos em sua vida e na vida conjugal de vocês, não seria uma opção você parar e pensar no que realmente está sentindo agora, o que sente, pense com calma, tirando a questão financeira, os sentimentos, emoções, atração sexual, tesão agora você sente por quem? Seu companheiro ou sua paixão qual dos dois é amor da sua vida? Você não ama mais seu companheiro? O que mais importa agora? Quem você ama?

Tiago responda as perguntas acima e, pense nas respostas, pois, só você mesmo pode decidi, terminar a relação atual ou começar com essa nova paixão, mas, se a nova paixão não suprir as suas expectativa?Pense nos cinco anos do relacionamento com seu companheiro, ainda ama ele? Faça uma lista com os prós e os contras de ficar com um deles, isso vai ajudá-lo a pensar melhor. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

11 JUL 2020

Olá Tiago!
Grata por sua pergunta. Querer resolver todas as questões na hora e com horas a fio de discussões desgastam a relação. Por outro lado, nem sempre fechar-se e não falar dos sentimentos por longos períodos leva à solução dos problemas. No seu caso, reagiu devolvendo com a mesma moeda e se colocou diante de um conflito. Precisa desenvolver estratégias para enfrentar essa situação. Voltar -se para si mesmo com sinceridade no coração e dar o tempo necessário que precisa para ter as respostas que necessita. Tenha objetivos claros na sua vida, pois se não os tiver vai viver os objetivos dos outros. Procure ajuda de um profissional se achar necessário antes de tomar decisões importantes.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

10 JUL 2020

Olá Tiago! Obrigado por participar. O grande namorado de cada pessoa é ela mesma! Você está sendo namorado de si mesmo?
Tudo, o amor próprio (condição necessária para amar outra pessoa), assim como o amor por outra pessoa, é construção, é provisório. Por essa mesma razão (ser provisório) é sempre inacabado, passível de melhoras. Por essas mesmas características, um amor novo, com o tempo, vai exigir que se entre em contato, com camadas menos visíveis inicialmente, das características das interações. Vinganças, ciúmes, inveja, desgaste, sensação de rotina, são estados mentais que acontecem, mas precisam ser objeto de reflexão. Essas sensações acontecem com o novo, com o antigo. Ocorre que na vida, nada se repete, o tempo não pára, cada data se enriquece com as memórias e vivências dos acontecimentos do dia anterior, tornando cada pessoa que viveu, portador de mais experiência. Viva seu aprimoramento.
Nada é para sempre, mas também coisas vividas na superficialidade, são coisas sobre as quais não adquirimos bases suficientes.
Essas são algumas abstrações, que espero, ajudem a amadurecer a questão.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

10 JUL 2020

Oi Tiago. Tudo bem?
Infelizmente eu não posso te dar essa resposta, mas posso ajudá-lo a pensar um pouco.
Pelo que percebi você tem bastante laços com o seu marido (cachorro, planos, casa), mas e quanto ao sentimento? Procure lembrar dos motivos que o fizeram ficarem juntos e se esses motivos ainda existem e são importantes para você.
Quanto a nova paixão, procure entender também o que está buscando? O que está a faltando na sua relação atual que te fez procurar fora? O que te mantém nela?
Existe uma 3 opção ainda de conversar com o seu companheiro sobre todos esses sentimentos, sobre as traições dele, a sua, e os motivos pelos quais levaram vocês a fazerem isso, talvez reformular a relação, como por exemplo, passar para um relacionamento aberto.
Espero ter ajudado :)

Psicóloga Júlia Gasch Psicólogo em Taubaté