Gosto do meu melhor amigo

Feita por >cmy · 23 jan 2022 Habilidades sociais

Olá! Sempre fui uma pessoa muito tímida e por isso nunca tive muitos amigos. Quando entrei na faculdade, acabei conhecendo um menino e ele se tornou meu melhor amigo. Sempre me ajudou e me deu suporte em tudo, sinto uma grande conexão com ele e ele é uma das únicas pessoas que sinto que posso ser 100% eu. Depois de um tempo de amizade, comecei a me sentir atraída romanticamente por ele. Percebi que chegava até a sentir ciúmes dele quando estava com outras pessoas. Com a pandemia, cada um foi pra sua cidade natal e por eu ter esse sentimento por ele e outras razões, acabei escolhendo me distanciar. Em dezembro, ele me mandou mensagem falando que estava com muita saudades e quer conversar quando voltarmos para a faculdade. Fiquei muito abalada e sinto que ainda nutro um sentimento por ele. Nunca conversamos sobre isso e tenho medo de abrir com ele e não ser recíproco, o que fazer?

A melhor resposta 4 FEV 2022

Cara CMY
Não sofra antecipadamente e não julgue, nem se julgue;
Simplesmente seja... e seja verdadeira!
Abra o jogo, conte a verdade, vai se sentir aliviada, vai se sentir leve!
Mas não espere retorno recíproco, deixe ele respirar,
Seja amor incondicional, expresse o seu sentimento... apenas isso.
Pode ser uma semente que pode brotar e crescer e virar amor.
Mesmo que ele ou voces não sigam juntos, mas voce foi sincera e expressou um sentimento verdadeiro.
Sem medo e sem julgamento!
Abraços

5943 respostas

25 JAN 2022

Olá!
Expor nosso sentimento a alguém sempre dá um frio na barriga, um medo muito grande de que não vamos ser bem aceitos, etc. Demonstrar certa vulnerabilidade desencadeia esse sentimento. Mas é sempre um risco que corremos, que tem 50% de chance de dar certo.
Entretanto, sugiro certo cuidado com o depósito de expectativas na relação se for o caso, já que você comentou sobre não ter muitos amigos. Explore isso com um profissional para entender melhor essa dificuldade em socialização, buscando a forma mais saudável de se relacionar com as pessoas, seja de forma romântica ou não.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

24 JAN 2022

Olá, Cmy
Você se descreve como uma pessoa tímida, insegura e muito preocupada em expor seus sentimentos. A príncípio à percebo criando uma expectativa diante do fato. Como mesmo mencionou vocês são amigos, logo entende-se uma relação de respeito e cumplicidade. Por isso não tenha medo de se expor nem tão pouco seja tão crítica consigo mesma.
O primeiro passo seria superar sua inseurança e não ter medo de se colocar diante dos acontecimentos.
Me coloco a disposição para possíveis esclarecimentos.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

24 JAN 2022

Olá Cmy! Obrigado por escrever. Cem por cento com uma única pessoa, ainda vivendo com ela dois papeis: amigo e amor, é algo altamente arriscado. Você, talvez não perceba, mas está colhendo o que plantou, mas precisa aprender a plantar diferente. Isto é, se você está muito tímida, não cultiva diversos contatos persistentes, repetitivos, enriquecidos com conhecidos e colegas, acaba por centralizar muito em uma pessoa. Esse pessoa receberá uma carga muito grande de expectativa que, caso atenda, com o tempo, se sentira tolhida da necessária troca social diversificada; você se sentira frustrada, pois essa pessoa não poderá atender a tua tão alta expectativa, direcionada exclusivamente a ela.
Precisaremos , nós psicólogos, te ajudar a reorganizar rotina de vida em termos de prática, sentimentos, trocas e pensamentos. Você precisa aprender a viver e sentir diferente.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8779 respostas

24 JAN 2022

Olá caríssima.

Sentir-se atraído por outra pessoa é algo natural na nossa vida, ainda mais quando há uma conexão tão próxima e intima com o outro, e, essa atração pode ser vista de diversas formas (amizade, namoro, etc...).

O importante inicialmente é você refletir sobre o que está mais em destaque sobre o que sente, se uma atração amiga ou romântica e a partir dessas reflexões dar uma resposta para si, digamos dizer para si que "O que sinto por ele é isso..." e tomar uma decisão acerca do que sente.

É natural que essa indecisão possa estar causando preocupações, ansiedade ou até mesmo catastrofização do que pode acontecer quando você tomar essa decisão, contudo, se essa indecisão te causa angustia a possível melhor forma de sanar a mesma é tomando uma atitude de como resolver, ou seja, se você nutre uma amizade, continue regando esse sentimento, da mesma forma que se você sente uma atração amorosa, busque trazer isso em pauta. MAS ATENÇÃO, toda decisão trás consigo uma consequência, então, vale pensar, o que de pior ou de melhor pode acontecer se tomar a primeira decisão (amizade) ou a segunda decisão (romance) e seguir em frente.

Carlos Nogueira de Andrade Neto Psicólogo Psicólogo em Fortaleza