Família

Feita por >NELSON PRADO · 30 jul 2015 Terapia familiar

Aposentado (67) esposa 66 casados há 43 anos moramos com a filha mais velha (39) e a do meio divorciada ha 4 anos (37). Temos estabilidade porém vivemos uma guerra de valores agressiva permanente e desnecessária. Cada um, tenta impor sua opinião sobre os demais. Nos últimos anos, me é difícil mas tenho procurado me omitir mas acabo abrindo a boca e mais discussões acontecem me envolvendo. Minha esposa cada dia mais viciada no facebook tem procurado a fuga, no sono e no cigarro, a filhas rivalizam com os pais porém moram conosco a mais velha a que tem um gênio difícil, mas para com terceiros é muito delicada e dócil, administra os negócios da família, mas a qualquer crise, diz que está sobre carregada, porém usa seu tempo atrás de política, e face. A do meio, não assume um emprego e não se foca em suas poucas obrigações, tudo para ela é brincadeira e também desafia a mim e a esposa. Estamos saindo de viagem e queria acabar com esta guerra familiar. Usei todos os meus conhecimentos mas não surtiram efeito cheguei ao absurdo de dizer que esta casa é minha e se não for ao meu modo arrumem um emprego e morem sozinhas por conta e risco, e isso doe para um pai dizer, preciso ou precisamos de uma orientação profissional.

A melhor resposta 31 JUL 2015

Olá Nelson! Em dezessete anos de experiência em Psicologia atuando com casais e famílias, pude perceber que casos com as especificidades do seu, sinalizam quase sempre para uma luta de poderes entre os membros do grupo familiar. E estas disputas, não admitidas pelos envolvidos, quando não trabalhadas terapeuticamente, culminam com o afastamento e/ou rompimento dos laços afetivos e, em alguns casos, com o surgimento de sentimentos de animosidade entre os parentes. Portanto, é fundamental, para a saúde psíquica de todos, descobrir a causa dessa instabilidade emocional, uma vez que, a tendência é aumentar, caso não seja detectada e tratada adequadamente. É bastante encorajador a sua disponibilidade em procurar ajuda, o que facilita bastante, no processo de soerguimento do grupo. Assim, como meus colegas mencionaram anteriormente, também sugiro-lhe iniciar uma psicoterapia individual e só posteriormente, quando já tiver acessado alguns pontos nevrálgicos de suas dúvidas interiores e as ressignificado, convidar sua família para o processo. Acredito que iniciar com todos juntos não é o mais indicado, pois com tantos focos em desequilíbrio ao mesmo tempo, os resultados não são tão promissores. Um por vez, proporciona resultados mais eficazes. Desejo-lhe boa sorte!

Cristina Santos Psicólogo em Recife

40 respostas

10 AGO 2015

Oi Nélson, depois que fiz uma leitura de seus relatos, realmente está existindo uma luta por poderes, estes conflitos com as filhas, com certeza ficaram mais acirradas, depois que sua filha mais nova retornou para casa, sua filha mais velha sentiu-se ameaçada com a volta de sua irmã. Mas o importante é k nesse momento, procurar ter paciência manter um diálogo e procurar um profissional na abordagem sistêmica para que possa por em ordem o nicho familiar.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

9 AGO 2015

Pelo visto, a família toda está precisando de ajuda. Seria indicado se fizessem terapia familiar e cada um abordassem as dificuldades nos relacionamentos em casa e, se necessário, a psicóloga indicaria psicoterapia individual.

Karlla Cristina de Paula Silva Psicólogo em Anápolis

24 respostas

9 AGO 2015

Oi Nelson! Existe grande desestrutura familiar. Você é o cabeça dessa família, só que não observou quando o poder fugiu de suas mãos. Existe afeto em sua família, e conflito por poder. Omissão foi a forma que encontrou para não enfrentar os problemas e colocar limites.A conscientização pessoal é fundamental para mudanças. Nesse momento sugiro que todos devem procurar psicoterapia, pois estão em sofrimento. Te parabenizo por conseguir expor o problema para futura resolução. Att, Psiceleste

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

4 AGO 2015

Caro Nelson
Tenho 38 anos de atividade profissional e isto me foi mais do que suficiente para entender que quando os ânimos estão assim tão acirrados, o melhor é que cada membro do grupo possa verificar as suas questões pessoais em uma psicoterapia individual. Aliás, eu, sempre prefiro começar desta forma, pois assim, cada um tem a oportunidade de verificar questões pessoais, isoladamente e num espaço terapêutico protegido. O que se vê é que as questões grupais já se abrandam com isto.
O que fica claro, por enquanto é que a convivência está muito difícil para todos.
Considero muito boa a sua iniciativa de sair de viagem, afastando-se da dificuldade, podendo respirar um pouco e observar as coisas à distância. Também o felicito pela clareza de procurar uma ajuda externa, uma psicoterapia.
Tenho certeza de que vocês conseguirão restaurar o convívio familiar com as iniciativas a que você se propõe.
Boa sorte a você e à sua família.

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

3 AGO 2015

Nelson você já deu o primeiro passo, que foi pedir um conselho. Agora é se fortalecer e procurar ajuda profissional já que o fardo é pesado e sejamos francos uma psicoterapia seria ideal para que possa organizar e criar estratégias de mudança.
Terapia faz bem!
Att.,
Psicóloga Clínica
Yelris Cem Pessôa

3 AGO 2015

Caro senhor Nelson, penso que é necessário realizar uma terapia familiar, pois acredito que o sistema familiar está doente, é preciso reorganizar a cada um as suas funções enquanto pai, mãe e filhas para reorganizar cada um no seu papel e importância.

31 JUL 2015

Oi Nelson. Você está certo em solicitar ajuda. Está vivendo mudanças nos ciclos de vida familiar. Penso que a melhor opção será procurar um terapeuta de família e assim irá te ajudar a nas questões familiares.

Encontro Psicologia Clínica e RH Psicólogo em Belo Horizonte

2 respostas

31 JUL 2015

Olá Nelson. Bom, primeiro gostaria de parabeniza-lo pela coragem de compartilhar um pouco da sua história, por sua busca por ajuda e vontade de querer uma vida melhor, para você, e para sua família. O ideal seria uma terapia familiar, onde todas as pessoas envolvidas deveriam participar, com o objetivo de conquistar uma harmonia e melhor qualidade de vida. Mas, se não for possível, apenas você recebendo um auxílio psicoterapêutico já ira fazer muita diferença, pois através do atendimento você poderá minimizar seu sofrimento, reconhecer comportamentos que te prejudicam, aprender novas formas de lidar com conflitos e ter a possibilidade de mudar a dinâmica desse ambiente. Espero que consiga a ajuda que necessita. Att, Débora Da Rós

Débora da Rós e Silva Psicólogo em Vitória

37 respostas

31 JUL 2015

Olá Nelson! Como os colegas disseram, o ideal seria você iniciar um processo de psicoterapia, pois já tem consciência de que algo precisa ser feito para melhorar a convivência familiar e está disposto a isso. Há um conflito de "gênios" e até de gerações, podemos dizer, além dos conflitos individuais dos membros da família. Embora seja doloroso um pai dizer o que você citou, não se culpe, foi uma tentativa de reorganizar a estrutura familiar e não há receita para isso. Com a ajuda de um profissional você poderá entender melhor todos esses conflitos e buscar uma forma de conseguir o bem-estar da sua família.

Thais R. S. Lopes Psicólogo em Santo André

18 respostas

31 JUL 2015

Prezado Nelson, bom dia!
A psicoterapia pode ajudá-los a elaborarem o que está acontecendo e assim, criarem estratégias de melhor integração de ideias dentro do ciclo familiar.
Att,
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

31 JUL 2015

Olá, Nelson!
Vi que você já teve algumas orientações sobre a importância da saúde psíquica para as relações, o processo terapêutico pode te ajudar e a todos os seus. A orientação de carreira, re-orientação e orientação profissional são indicadas para pessoas que querem escolher uma profissão, planejar carreira, elaborar projeto de futuro pessoal e empreender ações para o sucesso profissional. É um trabalho focado que aborda temas como autoconhecimento, responsabilidade social, independência, determinação entre outros, conforme as necessidades do orientando. Sugiro que converse sobre o assunto com sua família e descubra se há interesse. Desejo sucesso para vocês.

31 JUL 2015

Bom dia Nelson, acredito que seria bastante saudável realizar psicoterapia. Num primeiro momento, sugiro atendimento individual, e posteriormente, pode-se convidar os demais membros da família para participarem. É necessário paciência, já que processo pode por vezes ser lento. Estamos à disposição!

31 JUL 2015

Boa noite, Nelson. Pelo que pude perceber diante do exposto é uma alta dificuldade de comunicação entre os membros da sua família, principalmente por estarem todos os envolvidos do relato, morando sob o mesmo teto. A convivência familiar por vezes pode ser bem complicada, e acredito que cada um tenha uma demanda particular, e quando estas demandas se encontram, o resultado pode ser prejudicial à convivência e harmonia da casa. Recomendo uma busca por terapia, acredito que de inicio individual para você e sua esposa, mas visando uma terapia de família com todos os envolvidos.
Espero ter ajudado!

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

31 JUL 2015

Bom dia, Nelson,
Agradeço pela oportunidade e espero que vocês façam uma ótima viagem!
Toda família possui seus valores. Vocês, por exemplo, mesmo com essas questões, comentou que estão saindo em viagem, e permanecem um casal há mais de 40 anos. Mostra que existe solidez.
Existe como tornar este espaço melhor, com alguns trabalhos, técnicas e ferramentas específicas. Eu me coloco à disposição de Você e sua Família para atendê-los com respeito e oferecer a melhor estratégia.
Grande abraço, um dia próspero e aguardo seu retorno!

Chrystiano Nogueira Macário Psicólogo em Curitiba

2 respostas

31 JUL 2015

Olá, Nelson!
Vi que já tens orientações sobre o processo terapêutico, a importância da saúde psíquica e agora você sabe que este ajudaria você e todos os seus.
A Orientação profissional, re-orientação e orientação de carreira é um trabalho focado para quem quer/precisa escolher uma profissão, se recolocar no mercado de trabalho, pensar suas escolhas profissionais e empreender ações para o sucesso pessoal e profissional. São abordados temas que apoiam o desenvolvimento do autoconhecimento, realidade sócio profissional, responsabilidade social, independência, planejamento de futuro, carreira, entre outros conforme as necessidades do orientando. Sugiro que converse sobre o assunto com sua família e veja se há interesse.
Desejo sucesso para vocês!

Gente Gestão Criativa Psicólogo em Salvador

2 respostas

31 JUL 2015

Sim, você precisa de orientação, assim como os demais membros da família. No caso, parece que você está incomodado e sofrendo mentalmente por isso. Assim, recomendo que você busque a terapia e individual. Você verá a sua mudança de comportamento em função do tratamento e isto já irá alterar a dinâmica familiar. Talvez , na sequencia os os membros da família percebam que se beneficiar de um tratamento psicológico, culminando no futuro uma abordagem para todo o grupo familiar. É importante que neste momento, você possa elaborar as suas questões com a ajuda profissional.

Celia Regina Cordeiro Sampaio Psicólogo em Curitiba

15 respostas

31 JUL 2015

Olá,

Seu relato aponta para muitos conflitos individuais e de dinâmica familiar. Parece-me que não existe uma mediação entre os membros desta estrutura, afetando e incrementando um processo de comunicação deficitária e disfuncional. Seria interessante que todas as pessoas envolvidas nesta estrutura familiar, aderissem à um tratamento psicoterápico em conjunto. Porém, esta adesão a início, poderá não existir, visto que, pela sua descrição, você é o membro que está se sentindo mais incomodado. Portanto entendo que você poderia começar um tratamento psicoterápico no molde individual. Com este movimento, a médio prazo, sua família poderia aderir ao processo.

Boa sorte.

Atenciosamente,

Sandra Porto.

Sandra Porto Psicólogo em Niterói

7 respostas

31 JUL 2015

Boa Noite, cada membro da família tem seus respectivos papéis, no entanto para que possam entender isso tudo, é necessário uma terapia familiar, se não aceitarem a terapia individual já ajudará bastante.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari

45 respostas

31 JUL 2015

Boa noite, Nelson!
Vocês precisam, realmente, de uma ajuda profissional para orientá-los nessas questões familiares.
Acho que cada membro precisa entender seu papel e seu lugar nessa estrutura familiar para que haja respeito e harmonia e as coisas funcionem bem.
Procure ajuda! Boa sorte!

Tânia Leão Psicólogo em São Paulo

11 respostas

31 JUL 2015

Boa noite!
A dinâmica familiar é sempre muito complicada e frágil,aconselho você a busca um profissional para aprender a lidar com tudo isso, nesse momento quem mais precisa de ajuda e você e sua esposa, depois de se cuidar, você pensa nos outros.
Boa sorte e estudou a sua disposição.
Ana Suely.

Ana Suely Paz Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

12 respostas

31 JUL 2015

Boa noite Nelson! Você está certo em querer buscar ajuda profissional. Sugiro que no primeiro momento você e sua esposa procurem uma terapia individual para poderem conseguirem enfrentar essas discussões e no futuro uma terapia familia para todos envolvidos.

Psicóloga Rinara Raquel Cardoso Psicólogo em Belo Horizonte

3 respostas

31 JUL 2015

Oi Nelson, realmente a situação está muito difícil. Como os colegas sugeriram seria muito importante uma ajuda profissional. A terapia familiar é excelente neste caso, mas é provável que num primeiro momento essa aceitação seja difícil. Sendo assim, uma terapia individual é recomendada. Para que você se sinta mais confortável e confiante para lidar com a situação. Geralmente quando um membro da família vai a terapia e os resultados começam a aparecer, isso acaba servindo de incentivo para que os outros membros também aceitem e procurem a terapia. Então a terapia familiar pode conseguir espaço em sua família. Como neste momento você é a pessoa que está conseguindo perceber essa dinâmica e está buscando ajuda, com certeza com a ajuda profissional, mesmo que individual neste primeiro momento, você conseguirá o suporte necessário para ajudar a sua família. Abraços.

Raquel de Sá Psicólogo em Niterói

5 respostas

30 JUL 2015

Pelo seu relato a afetação emocional e a função que exerce em vocês acaba promovendo este afastamento entre todos. O diálogo quando se torna difícil em família se estabelece a solidão mesmo estando juntos em casa, buscam atividades individuais por não conseguirem dialogar e cada um pode estar voltado para uma certeza de ser algo que o outro talvez nem saiba ou imagina ser de outra maneira. é uma hipótese entre outras. A orientação que passo como já informado por outros profissionais é realmente buscar uma terapia familiar, de casal ou individual, por haver uma mediação de um terceiro e superar essa situação entre os membros da família, pois todos são importantes um para o outro. Procure apoio profissional vai ajudar e vocês irão superar essa fase.Um forte abraço. Katia Souto

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis

39 respostas

30 JUL 2015

Olá Nelson, minha principal recomendação é que convide sua família para juntos fazerem Terapia Familiar.
Pela sua descrição todos vocês tem suas questões pessoais e essas questões ficam mascaradas pela forma como se relacionam no sistema familiar. Assim, me parece que todos se sentem incompreendidos na família e acabam se esquivando de enfrentar diretamente os problemas, já que o contato pessoal pode não ser muito agradável. Na Terapia Familiar todos terão oportunidade de falar e expor as tensões e expectativas, será um momento de alinhamento da família.
Caso sua família não concorde em fazer terapia recomendo que você procure por um atendimento psicológico individual. Mesmo não sendo a primeira opção, com certeza lhe trará benefícios, como por exemplo, o aprendizado de conseguir lidar com essas questões sem tanto sofrimento. E quando mudamos acabamos, também, mudando quem está próximo de nós.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte