Existe algum método na psicologia para a pessoa esquecer algo que a traumatizou?

Feita por >Lucas · 2 jul 2018 Traumas

A melhor resposta 3 JUL 2018

Boa noite técnicas como EMDR, Brainspotting, Experiência Somática, Hipnose clínica, EFT, TFT e TAT são técnicas úteis para se tratar traumas. Procure um psicólogo que tenha uma dessas formações que eles poderão te ajudar de forma muito mais rápida de efetiva do que as terapias convencionais.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

4 JUL 2018

Oi Lucas
Esquecer um evento traumático pode ajudar a suprimir o evento, mas não o impacto dele em sua vida.
Trabalhar o trauma é importante para lidar com as consequências do que houve e, também, aprender novas maneiras de se relacionar com o mundo.
Um abraço,
Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

3 JUL 2018

Bom ter o seu contato Lucas!!!

Existe sim, procure um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, um trabalho específico para psicotraumas.

Atenciosamente

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

3 JUL 2018

Lucas, o esquecimento como as pessoas costumam utilizar em seu cotidiano, de certa forma não existe em psicologia. Não é possível esquecer, mas ressignificar. As técnicas que meu colega citou, são técnicas que levam você a lembrar no evento traumático como se tivesse vivendo-o novamente e a partir desse "reviver" você pode ir percebendo os sentimentos que envolvem esse trauma e depois trabalha-los em psicoterapia (ressignificar). Na verdade, tentar esquecer pode ser muito prejudicial, porque aquilo irá para seu inconsciente e então sua vida pode tomar rumos que você vai sentir que não tem controle, afinal o motivo por traz desses rumos você "esqueceu". Por mais difícil que seja encarar determinado trauma, não tem como fugir. Encare, encare bem, diga como se sente, o que isso significa para você, aceita que isso infelizmente faz parte do seu ser e aos poucos você vai conseguir levar a vida sem que essa situação esteja no controle. É claro, busque ajuda psicológica para te acompanhar nesse caminho, ele(a) tem o conhecimento certo para te ajudar.

Psicóloga Thatiana Fraga Psicólogo em São Paulo