Exclusão no grupo de crianças

Feita por >Renata · 7 mar 2016 Traumas

MInha filha tem 3 anos e adora uma amiguinha, mas a amiguinha, quando está com outras crianças, a exclui do grupo... inclusive dizendo com que as outras crianças não brinquem com minha filha... O que eu devo fazer? Minha filha fica triste e retraída pelos cantos.

A melhor resposta 9 MAR 2016

Há crianças que desde de pequenas são perversas, e há tb as generosas.
Não estou dizendo aqui que amiga da sua filha é perversa,mas pode ser, e isso, um movimento parecido com o perverso, porém ela será um problema dos pais dela, não seu, certo, o seu problema e o seu sofrimento é da sua filha, que gosta de estar com a amiguinha e não está sabendo diferenciar por ser pequena. Bem mas me parece que também tem que ser orientada para aprender a não ser tão carente de uma amizade que não é nutridora, me parece que sofre mais por ver a rejeição ou exclusão, e isso pode tocar seus núcleos, vc também poder ter sido excluída algum dia de algum modo de algo que gostava, e como vc lida com essa dor que é tua nos dias de hoje? Psicoterapia para mãe e filha aprenderem a contornarem os obstáculos. Os filhos quando pequenos colam nos pais, Precisa soltar teu sofrimento para ela aprender a lidar com as perdas que todos somos obrigadas a aprender a passar. Beijos para vocês duas!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

11 MAR 2016

Renata, bom dia! Em seu relato são várias situações apresentadas relacionadas as construções e permanências nas relações. Por isso, seria importante você procurar um psicólogo infantil que através da ludoterapia e da terapia, possam abordar pela fala e pelas atitudes da criança, expressões dos seus sofrimentos e suas dificuldades em relação ao contexto em que vive e que os desencadeiam. Ao ser encaminhado para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. Neste processo é fundamental o envolvimento dos pais que também tem seus encontros para a compreensão do contexto que está sendo apresentado, bem como para construirmos todos juntos, as melhores formas de ajuda-la. Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

9 MAR 2016

leve sua filha em um psicologo.....ela precisa aprender á lidar com varios tipos de crianças, inclusive com este tipo inseguro e autoritario desta amiguinha......procure ajuda urgente p sua filha....

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

8 MAR 2016

Olá, Renata. Entendo o seu sofrimento e acho louvável sua preocupação. Concordo com a resposta do colega. E, sendo ou não na escola que esteja acontecendo este incidente, a minha sugestão é de que você procure socializar a sua filha em outros meios, para que ela conheça outros (as) coleguinhas e faça outras amizades, que a valorizem mais. Diversifique os círculos de amizade dela. Escola, parquinho, aulinha de natação, coleguinhas da rua... Não sei onde você vive nem suas possibilidades de escolha, mas tente ajudá-la a ver que ela pode, e deve, ter mais amiguinhos. Converse com ela, com uma linguagem compatível à sua idade, é claro. Explique que as outras pessoas (crianças ou não) nem sempre gostam da gente como gostamos delas e devemos aceitar e respeitar seus sentimentos. Espero ter ajudado ao menos um pouco. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

7 MAR 2016

Se isto acontece na escola, converse com os educadores responsáveis por sua filha. Este diálogo é importante inclusive para que o educador possa refinar sua percepção do grupo.

Psicologia e Paideia - Rafael Ladenthin Menezes Psicólogo em Valinhos