Eu quero que meus pais se separem mas não sei como falar.

Feita por >vivi · 13 jul 2023 Abordagem psicológica

Eles discutem quase todos os dias, minha mãe fala o que incomoda mas meu pai é ignorante e parece não concordar e também parece não tentar mudar para melhor.
Eu não aguento é uma situação muito chata, mas eu não sei como falar isso pra minha mãe porque eu não quero machucar ela, eu tenho 19 anos sou de maior e posso sair de casa mas eu quero deixar eles nessa situação porque querendo ou não eu sou a filha e isso também me afeta.
Meu pai é uma pessoa difícil é bem ignorante e minha é mais compreensiva se eu for tentar conversar vai ser com a minha mãe, talvez o divórcio seja a melhor opção pra uma coisa que não muda, eu queria uma opinião do que posso tentar falar com eles!!

A melhor resposta 14 JUL 2023

Olá,

Pelo seu relato sua principal preocupação seria com sua mãe e uma sugestão seria iniciar a sua terapia, falar um pouco com sua mãe como é, dividir algumas experiências e incentivá-la a fazer, mesmo que ela não aceitasse é importante você iniciar o seu processo
e o suporte profissional adequado te auxiliaria em diversos questionamentos que você hoje tem com essa situação que te afeta.

Ruan Pereira de Sousa Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

14 JUL 2023

Olá Vivi! Obrigado por escrever. De fato, as pessoas viverem na mesma casa, mas discutindo, vivendo clima tenso entre elas, não contribui. Será preciso verificar se há espaço para se melhorarem. As pessoas, algumas vezes permanecem juntas pensando em não gerar prejuízos para os filhos. Caso a razão deles estarem juntos seja está, sua fala poderá os tornar mais livres para tomarem essa decisão. Também sua fala poderá despertar alguma reflexão e revisão de vida, por parte deles. Aos dezenove anos, você tendo essa interpretação do melhor caminho a direcionar, poderá ser aliviador, esclarecedor para eles. Você provavelmente é filha única. Você sair de casa é outra frente que precisa ser considerada. Quando os pais se separam, não é comum nem é preciso que se forma três lugares de morada. Pode ser que a questão se resolva com outros encaminhamentos. O que não se pode esquecer é que em sociedade complexa como a nossa, aos dezenove anos, embora com certos direitos e deveres, ainda estamos muito longe de compreender com maturidade a cultura, a natureza humana, as lógicas do mercado de trabalho, as implicações da solidão, das vinculações afetivas.
Será prudente amadurecer.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

14 JUL 2023

Vivi como filha deve ser muito difícil viver no meio dessas brigas e conflitos de seus pais.
Como esta em um nível que esta te incomodando sugiro q vc converse com a sua mãe em particular, fale com ela como esta sentindo, mas lembre se q a decisão de separar ou não eh somente do casal. Vc tb pode sugerir q eles façam terapia de casal, q costuma ajudar muito.
Ah Eh importante vc separar os papéis e tenatr não “pegar” dores deles. Uma coisa eh sua mãe como mae e outra como esposa e seu pai como seu pai e como marido.
Espero ter conseguido te ajudar um pouquinho, mas qualquer coisa estou a disposição
Bjs Sylvia

Sylvia Akemi Yokoyama Psicólogo em Guarulhos

29 respostas

14 JUL 2023

Vivi é uma situação delicada e por mais q não seja adequado acaba afetando os filhos sim. Mas, a decisão de divórcio deve ser do casal, não é responsabilidade sua, imagino o quanto deve ser difícil pra você os vendo sofrer, tem situações q nos sentimos impotentes pq queremos resolver algo que está fora do nosso alcance. Às vezes os filhos acabam ficando no meio do "tiroteio", mas esse não é um bom lugar para se estar, não e mesmo?
Não existe uma receita de fala infalível que você usar com sua mãe. Vc primeiro deve trabalhar internamente em como isso te afeta, se acolher é o primeiro passo para dps acolher alguém. Mas, na vida tem decisões q não podemos tomar pelo outro e eu sei q é duro aceitar e assistir tudo isso com a sensação de não estar fazendo nada para ajudar. Você poderia ser franca em como isso te afeta e sugerir que eles encontrassem uma forma de se entender, seja se reconciliando ou não, mas a decisão é deles.

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo