Eu não consigo sentir nenhum sentimento, não de verdade

Feita por >okok · 19 jul 2021 Desenvolvimento pessoal

Nos últimos tempos, percebi que não sinto (ou não identifico) os meus sentimentos. Alguns acontecimentos recentes, como a morte de parentes próximos, me fez observar isso. Eu nunca senti nada, nunca gostei das pessoas de verdade, nunca me senti alegre de verdade. É como se eu soubesse o que deveria sentir e "sinto", mas só em teoria, não como uma verdade, e normalmente passa muito rápido. Eu enjoo fácil das pessoas, posso sentir um certo apreço por uma pessoa em um momento, e no minuto seguinte, decidir que a odeio. Para não dizer que não sinto nada de verdade, eu sinto raiva, mesmo quando não deveria (eu estou quase sempre com raiva), e uma tristeza enorme, uma sensação de saber que sempre faço tudo errado. E também um vazio enorme. Quando eu sei que deveria sentir algo de verdade, tudo o que eu sinto é esse vazio, que me dá vontade de vomitar ou chorar até não aguentar mais, uma sensação de que nunca mais vou me sentir bem de novo. Recentemente, comecei a ler muito e ouvir muitas músicas, que são as únicas coisas que me fazem ter alguma emoção, como se eu absorvesse os sentimentos que as palavras querem transmitir, mas eu sei que não é real. Não é meu de verdade. E para completar, eu não gosto que as pessoas demonstrem de sentimentos perto a mim, acho uma demonstração de fraqueza, na verdade, ou perco logo a paciência. Fico indiferente, e as pessoas me falam que eu sou fria e que não me importo com os sentimentos de ninguém. Na verdade, eu mesma sinto que não me importo, só finjo. Eu também sinto falta de ar quando alguém me abraça, por exemplo, a menos que seja eu a pessoa a fazer isso ou pedir. O que pode ser? Eu deveria procurar um psicólogo?

A melhor resposta 20 JUL 2021

Olá, sinto muito que esteja se sentindo desta forma!

Quando você não está se sentindo apática, você sente raiva e muita tristeza. Você me parece estar cheia de vazio e isso causa um grande desconforto, sobretudo quando vivenciado com muita frequência, anos a fio...

Sem dúvida você precisa fazer um acompanhamento com psicólogo, me parece que existe uma imensidão de coisas em você, ainda cobertas e conflitantes que fazem com que você se sinta desta forma. Com a ajuda de um profissional, você poderá investigar essas dores e a partir daí, iniciar seu processo de transformação.

Seu texto deixa claro que você está disposto(a) a entrar em contato com isso tudo, procure um profissional! Se se sentir confortável, estou à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

21 JUL 2021

OKOK...
Deveria procurar um psicólogo sim, mas não porque está com problemas, mas para te compreender, te conhecer e recuperAR.
o VAZIO QUE VOCE SENTE É RESULTADO do que o sistema te deu (ensino, familia, sociedade, religião, crenças, ...) todos são instrumentos do sistema. O sistema quer te fazer um instrumento dele, quer te condicionar, te moldar, te adestrar.
Precisa recuperar-se, ser voce mesmo, descobrir quem realmente voce é e começar a fazer o teu percurso e não outro.
Quanto mais longe de nós, maior o vazio que sentimos.
A vida só tem sentido quando soubermos do nosso objetivo de vida, o que vim fazer aqui e fazer o que precisa ser feito, para si mesmo, desbloquear teu emocional, curar os conflitos e liberar forças e energias que estão trancadas.
Mas, tudo isso são indicativas de crescimento, são manifestações do teu Eu sadio que te indica o que deves fazer.
Então precisa de psicólogo para te auxiliar a compreender tudo isso.

5840 respostas

20 JUL 2021

Olá Okok! Grato por escrever. Certamente será bastante recomendável que você procure um psicólogo, mas procure com persistência, com durabilidade, com abertura mental, com disciplina, regularidade e tolerância. Você escreveu aqui, porque essa condição que você está vivendo não lhe é confortável. A mudança para uma situação de maior troca emocional valerá muito à pena, será muito importante, enriquecedora, mais exigirá persistência de você e do psicólogo que você escolher. Certamente o levantamento da tua história, da tua rotina de vida, da tua personalidade, objetivos, formas de lidar com as coisas e com as pessoas, darão elementos para traçar linha de conduta, em busca do enriquecimento pessoal.
Estaremos á disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de muitos religosos falsos, de muitos políticos falsos, até de alguns falsos cientistas, sigamos as instituições científicas e de comunicação sérias, tais como: Universidades Públicas, Instituto Butantan, TV Cultura e Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8671 respostas

20 JUL 2021

OKOK, no seu caso terapia é importante para descobrir causas para essas sensações e percepções.
Algo aconteceu que gerou você ter essas percepções e que estão deixando você isolada e distante de tudo e todos.
Desejo que descubra e se sinta feliz com você e com todos.

Ana Rique Psicólogo em Recife