Eu namoro há 7 meses e não consigo e demonstrar meus sentimentos, por quê?

Feita por >Rone · 11 jun 2021 Habilidades sociais

Tenho 19 e quando eu era mais novo coloquei na cabeça que eu não precisava de sentimento, por que via muitas pessoas que demonstravam sentimentos quebrando a cara, mais acho que levei isso muito a sério, hoje tenho 7 messes de namoro e não consigo demontra os meus sentimentos por ela e isso ta afetando muito será que alguém mim diz o que fazer

A melhor resposta 19 JUN 2021

Olá Rone. Boa noite! Seja muito bem vindo. Não há uma respostas exata para a sua pergunta, mas é no decorrer do processo de autoconhecimento que você vai descobrir as reais motivações que estão por trás da aparente forma de se expressar, conforme relato. Cada indivíduo é único e cada um traz consigo uma história de valores, emoções, comportamentos, motivações e desejos que, se não bem definidos, se confundem com a história arquetípica dos nossos antepassados, com padrões culturais, bem como podem por fim estar associados a vivências de repertório comportamental desajustados. Para saber o que mudar, antes é preciso entender o "porquê" mudar. Só descobrindo o "porquê" por trás dessa necessidade e desejo você vai poder desenvolver aquilo que é importante para seu relacionamento e para o seu processo de desenvolvimento pessoal. Forte abraço!

Instituto de Psicologia C3 Psicólogo em Salvador

4 respostas

13 JUN 2021

Olá Rone!
Não sentir realmente nos dá a ilusão de sermos mais fortes, mas no fundo, sabemos que quanto mais ignoramos os nossos sentimentos mais intensos e incômodos eles ficam, pois não saberemos lidar com eles uma vez que não nos permitimos sequer senti-los, não é mesmo?! E demonstrar qualquer possível sensibilidade é ainda mais difícil! Porém na nossa condição de humanos, somos movidos por sentimentos, sensações, emoções, memórias e tantas outras coisas das quais para vivermos em bem estar precisam ser sentidos, respeitados, compreendidos e trabalhado dentro de nós para que lidamos com eles sem que isso nos trave ou nos gere sofrimento.
Sobre as experiências de pessoas "quebrando a cara" que você viu, nessa cena há apenas a sua visão e não toda a história e vivências das pessoas que realmente passavam por aquilo, por isso é importante investigar porque isso lhe marcou tanto a ponto de lhe gerar tais incômodos. Pois se pensarmos um pouco mais afundo, sentindo ou não sentindo você poderá passar por situações complicadas em sua vida e nada melhor do que aprender a lidar com os seus obstáculos e ao mesmo tempo poder vivenciar a vida sem sofrimentos com esses bloqueios. Viver é sentir, errar e acertar, nos compreender e nos acolher.

Espero ter conseguido lhe ajuda de alguma forma.
Alessandra Becker- Psicóloga e psicanalista em formação.

Alessandra Becker Psicóloga Psicólogo em Balneário Camboriú

5 respostas

13 JUN 2021

Olá Rone.
O tempo que você levou observando as tragédias dos outros podemos fazer uma analogia como se você gravasse um "chip" em seu cérebro com alguns títulos como: "Os relacionamentos são perigosos", "se você se entregar e amar você vai sofrer, ou ser abandonado"... Todos esses títulos foram vividos por personagens que por mais que você os conheceu profundamente você não é igual à eles. Você pode aprender com os erros deles e não repetí-los. Grande parte das dificuldades nos relacionamentos está na comunicação deficiente, insegurança, ciúme, falta de assertividade, dificuldade de planejar juntos, disponibilidade de tempo para se dedicar ao relacionamento e focar-se nas prioridades do casal... Você não tem garantia que a sua vida será um mar de rosas mas você poderá reagir, virar o jogo, pedir ajuda, fazer terapia, pesquisar casos iguais ao seu e como as pessoas resolveram de forma mais positiva e funcional os seus problemas. Procure conversar com casais que você deram certo, que tem um bom relacionamento, vivem felizes, e demonstram os seus sentimentos claramente. Observe como iniciaram o seu namoro e quais atitudes positivas que os caracterizam e que foram responsáveis por conservar o relacionamento deles. Você poderá se inspirar nas atitudes desses relacionamentos que deram certo. Mas acredite, não existe um manual de instruções para o seu relacionamento dar certo.... você terá que fazer essa caminhada e enquanto caminha vai se entregando, admirando o que vê de belo, útil e bom.... para isso terá que usar todo o seus sentidos, ter a sua própria experiência, se entregar às emoções e sentimentos. Viva o seu momento de namoro intensamente no aqui e agora, seja natural, sincero e cuide para que sua namorada também possa se mostrar dessa forma à você. O namoro é para se conhecer e se descobrir com respeito e gratidão. Se o namoro não der certo aceite que os relacionamentos acabam, mas a vida continua. Havendo respeito e se fazendo respeitar é muito provável que ficará uma boa experiência.
Procure ajuda psicológica para desenvolver a sua auto estima e assertividade.
Fico á disposição,
Maria Nair
Psicóloga Clínica, Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

12 JUN 2021

Rone,
Pessoa nenhuma quebra a cara demonstrando seus sentimentos. Pessoas que demosntram seus sentimentos são muito mais tranquilas e cencedoras do que os outros que não demonstram. O que aconteceu é que quem ouviu os sentimentos era julgadoras, epelaram aos julgamento para encobrir sua fragilidade.
O que voce precisa fazer é descobrir quem voce é, qual a sua identidade, o que veio fazer aqui e o que realmente está fazendo.
Por enquanto, voce só tentou se adaptar ao sistema social, ao meio e está recebendo como resposta da vida, vazio e superficialidade.
Precisa fazer novas escolhas, precisa se livrar da avaliação dos outros e sustentar quem voce é.
Descubra isso através da Psicoterapia... a escolha é sua!

5899 respostas

12 JUN 2021

Olá Rone!
Ao não demonstrar e expressar seus sentimentos você tem a sensação de que está protegido e de que nada irá te atingir e não irá sofrer. No entanto, isso não é verdade. No momento em que você bloqueia seus sentimentos você também deixa de viver plenamente. Muitas vezes sofrer faz parte da vida e a forma com a qual lidamos com essas situações é que nos faz crescer e continuar sempre no processo de amadurecimento.

Roberta de Carvalho Pereira Psicóloga Psicólogo em Niterói

3 respostas

12 JUN 2021

Olá Rone! Obrigado pela pequena citação. Certamente você contou um pedaço da história. Precisará contar a história toda. Para tanto precisará desenvolver vínculo e confiança, contar com sigilo, acolhimento, empatia, compreensão. Assim amadurecerá nessa área.
Um passo recomendável será que você conheça nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, para passar por uma caminhada científica com persistência, disciplina e regularidade.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - O Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8727 respostas

12 JUN 2021

Olá, em todas as relações é muito necessário a expressão de sentimentos tanto para quem sente se permitir sentir, quanto para o outro se sentir seguro e feliz na relação, enquanto a demostrar pode ser por medo ou outro motivo, ainda desconhecido, qualquer dúvida estou a disposição!!!

Raiane Lima Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

7 respostas

12 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser marcar uma consulta é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido que eu puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 JUN 2021

Demonstrar sentimentos doz muito mais sobre nosso mundo interno e sobre identificar nossos sentimentos genuínos do que sobre algo externo .
É sobre nós, o que nos faz sentido ou não faz.
A psicoterapia pode ajudar a identificar tudo isso!

Psicóloga Suélen Santos Psicólogo em Sorocaba

1 resposta