Eu me preocupo muito com tudo que eu falo, por que eu sou assim?

Feita por >Guilherme rocha · 11 jul 2023 Habilidades sociais

Sempre acho que as pessoas não vão gostar do que eu vou dizer pra elas, as vezes até evito conversar com pessoas porque fico com esse sentimento e isso também me dar falta de atenção para conversar com elas, tudo que eu faço e pensando no que as pessoas vão pensar de mim, e eu tenho consciência disso porem eu não consigo mudar esse meu comportamento horrível e isso me deixa triste demais, eu me sinto um lixo, eu não me sinto eu mesmo. por favor se alguém poder me ajudar eu agradeço desde já, tenho vergonha de ir ao psicólogo.

A melhor resposta 19 JUL 2023

Boa tarde Guilherme, esta tua preocupação excessiva e constante com a opinião dos outros
demonstra tua baixa autoestima e insegurança pessoal.Acredito que enfrentar tua vergonha em fazer terapia seria um passo importante pra tu poderes ser ajudado e te fortalecer.Abraço, Luciana Berton.

Luciana Berton Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

18 JUL 2023

Olá Guilherme Rocha. Obrigado pelo seu contato.
O que você relata são angustias de aceitação.
Estar em processo psicoterapêutico vai lhe ajudar muito a entender estes sintomas e te auxiliar ao auto conhecimento.
Espero poder ajudar.
Entre em contato e conversamos ok
Até mais

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

12 JUL 2023

Olá Guilerme! Obrigado por escrever. Teu estado interno, aqui descrito, é promissor, pois está preocupado com o que fala, ao mesmo tempo vivencia vergonha de vir ao psicólogo. Isso sugere comprometimento e sensibilidade para modificar as coisas.
Certamente que a vergonho do psicólogo, de certa forma, esperada como normal, deve representar um estímulo legitimador da necessidade de nos procurar. Nossos dizeres são muito maiores do que palavras: comunicação, olhar, respiração, gesto, tom de voz, dentre outros aspectos, implicam em troca humana. A troca humana é uma necessidade básica de todos. Você não é assim, está assim porque está se exigindo certezas, perfeições. Não há certezas absolutas, não há perfeição.
Será preciso você procurar por um de nós, psicólogos. Ao mesmo tempo deve investir em turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, em prática de esportes coletivos de contato, em estudos sérios e consistentes, em trabalho comprometido, em grupos de teatro, estudos, arte, cultura, e serviços comunitários. Você precisa melhorar autoestima, treinar socialização, entender mais profundamente a natureza humana.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8680 respostas

12 JUL 2023

Olá Guilherme!

Entendo, seus sentimentos, no entanto, no mundo tão conectado como o nosso, não se faz mais necessário ir ao psicólogo.
Há a possibilidade do atendimento on-line que te possibilita se conectar com um profissional, sem sair de casa.

O atendimento psicológico é para todos que estão dispostos a se conhecer, a entender suas emoções, sentimentos e ações. Além de propiciar a indentificacao de questões e se realizar intervenções sobre as mesmas a fim de buscar soluções ou adaptação para gerir as demandas.

Inaiá Carla da Silva dos Santos Psicólogo em Salvador