Eu me julgo demais? como eu me conserto?

Feita por >Shu · 12 abr 2023 Abordagem psicológica

graças aos meus problemas com trabalho, social e familiar, ate com financeiro, eu tenho costume de fugir de tudo e ir assistir animes ou jogar jogos no computador, ouvir musica me alivia mas não tem o mesmo efeito de antes. antes a musica me tirava do estresse e me deixava em paz, mesmo ressoando com meu sentimento atual eu sentia que me aliviava muito, porem agora eu só sinto que alivia mas não me tira do sofrimento.
os jogos que jogo hoje em dia são mais ativos e violentos que no passado, ainda me distraem mas sinto que desconto meus problemas no jogo e nas pessoas do multijogador, e os animes são a única coisa que ainda continuam o mesmo efeito

eu me julgo por ser incapaz de trabalhar, por não ter uma amizade duradoura, e por não ser tão próximo da minha família, tenho uma namorada atualmente, mas meio que sinto que não faço diferença e que não estou ajudando, e que estou só usando ela, por mais que eu tente ajuda-la em tudo, mesmo sem dinheiro e vivendo de favor.

eu realmente tenho sentimentos por ela, mas eu estou tão confuso no geral que não sei se o que eu sinto é amor ou só "apego". não tenho vontade de ficar do lado dela na cama mas não gosto quando ela sai do quarto, eu não ligo de ela ter amizades, mas sinto ciúmes de qualquer um que de uma cantada nela, escrevendo isso me sinto um lixo, eu poderia até ser expulso de onde eu estou agora.

e o problema mais grave não seria o relacionamento rompido mas a falta de confiança para procurar um emprego
nada na minha vida esta bem, eu tenho certeza que tenho um grau bem alto de depressão, mas não tenho coragem de me matar nem de me cortar, sou um covarde que só foge e se esconde, que mente pra conseguir o mínimo de conforto possível.

essa vai ser um desafio pra vocês, como posso ajeitar minha vida?
pelo menos eu tenho o mínimo de noção de quem eu sou
se eu estivesse morrendo agora, a única coisa da qual eu não me arrependeria é de ter vivido como um espirito livre sem trabalhar 12 horas por dia por nada

A melhor resposta 13 ABR 2023

oie
fiquei sim com a impressão de um julgamento de si mesmo muito intenso (respondendo sua primeira pergunta) e me pergunto se esse primeiro ponto não se relaciona aos demais. penso que deve ser muito pesado viver com esse julgamento, que sempre nos coloca num lugar de insuficiência em função de um ideal que nunca alcançamos. sempre há um lugar que deveria estar e não estamos. por isso imagino como seria aceitar o que você vem vivendo, sem esse julgamento, mas considerando, com justiça, o que você tem feito e o que é possível fazer para alcançar objetivos realistas. te proponho abordar esse assunto em um processo de terapia, que pode ser muito valioso no seu caminho.
boa sorte no seu processo
qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 ABR 2023

Shu
O desafio é teu, não nosso!
Voce precisa apenas que tenha coragem de iniciar fazer Psicoterapia.
Voce precisa aprender a se responsabilizar por si mesmo, pelas suas escolhas e decisões.
Não sei quantos anos voce tem mas precisa parar de viver às custas dos outros.
Voce não é dos teus pais; voce veio através deles e eles já cumpriram com as obrigações deles.
De agora em diante, o abacaxi é teu: descasque e coma.
Com os jogos, Voce está apenas fugindo e vai se sentir cada vez mais frustrado, vazio, triste, desanimado, tua namorada não vai te suportar... o que voce está oferecendo para ela?
O que voce está fazendo para voce mesmo? Nada! E espera que a vida seja boa... O que voce está plantando?
Não é nem voce estar fazendo o que os teus pais querem... é o que VOCÊ QUER.
É isso que realiza.
Abraços

5817 respostas

13 ABR 2023

Olá! Muito prazer.
Vejo que você identifica muitos fatores negativos em si. Te convido a identificar seus fatores protetivos, qualidades e registrar isso em uma a agenda ou caderno, para que você veja isso no concreto. Faça isso todos os dias, para fortalecer crenças adaptativas que você já tem, basta encontra-las e desenvolvê-las.
O que você trouxe faz parte de uma crença nuclear mal-adaptativa e negativa, ou seja ideias mais centrais que você tem de você mesmo e isso acaba regendo seu comportamento e têm atrapalhado nos vários contextos de sua vida.
Para uma melhora e mudança significativa é necessário que você busque iniciar um acompanhamento psicológico.
Estou a disposição!
Até logo.

Gyovanna Portela Psicólogo em Florianópolis

3 respostas

13 ABR 2023

Olá Shu! Obrigado por escrever. Sempre é importante fazer o melhor levantamento possível, mais detalhadamente possível, para depois, emitir encaminhamentos, com fundamento e consistência. Pelo que você escreveu, salvo outros dados, há indicações de que você não tem depressão, você tem é buscas erradas, plantações erradas. Por analogia, quem planta café não pode colher alface; quem escolhe interações virtuais e tensas (jogos e animes), não pode colher contatos reais. Acontece que a vida razoável, saudável, somente é viável com trocas sociais reais.
Sei que lhe é difícil, você não aprendeu isso. Será conveniente que no início você conte com a ajuda científica de um psicólogo.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

13 ABR 2023

Sinto muito que você esteja passando por tantos desafios e dificuldades em sua vida. Mas, felizmente, existem maneiras de melhorar sua situação e começar a trabalhar em direção a uma vida mais feliz e realizada.

Em primeiro lugar, é importante procurar ajuda profissional para lidar com seus sentimentos de depressão e ansiedade. Um psicólogo pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis e a entender melhor suas emoções e pensamentos.

Além disso, tente se concentrar em desenvolver hobbies e interesses que não envolvam fugir de seus problemas. Encontre atividades que o ajudem a se sentir produtivo e positivo, como exercícios, voluntariado ou aprendizado de algo novo.

Quanto ao relacionamento, tente se comunicar abertamente com sua namorada sobre seus sentimentos e preocupações. É importante que vocês dois estejam na mesma página e trabalhem juntos para apoiar um ao outro. Mas, se você sentir que está sendo injusto com ela ou que a está usando, é importante que você considere terminar o relacionamento para evitar causar mais dor a ambos.

Finalmente, em relação ao trabalho, tente procurar opções que sejam mais adequadas ao seu estilo de vida e interesses pessoais. Isso pode envolver considerar trabalhar em uma área que você gosta ou considerar trabalhar meio período, se isso for possível. É importante lembrar que o trabalho é apenas uma parte da sua vida e não deve definir seu valor ou identidade como pessoa.

Lembre-se de que mudanças significativas em sua vida podem levar tempo e esforço, mas com o tempo e o esforço certos, é possível alcançar uma vida mais feliz e realizada. Não tenha medo de pedir ajuda e trabalhar em direção a seus objetivos.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

13 ABR 2023

Olá prazer em falar com você!
Eu lendo o seu relato é perceptível que você anda esgotado emocionalmente! E ansioso.
Acaba se pre julgando e se culpando,que bom que vc colocou pra fora o que esta te sufocando.
Mas acredite a gente nao tem controle do outro, mas sobre vc com certeza tem . Procure habilidades que vc se sinta feliz que te de paz !
Sair arejar a cabeça, respirar ar puro!
Ficar consigo mesmo! Pense o que voce poderia fazer pra ajustar a sua vida? Acredito que o processo terapeutico te ajudaria muito !
Estou a disposição!

Jacqueline Progresso Psicólogo em Taubaté

3 respostas

13 ABR 2023

Olá Shu. Que bom que vc já está conseguindo ter mais controle dos seus impulsos. Vc parece q tem conseguido um autoconhecimento e isso ajudará vc a lidar melhor com suas emoções. Vc parece estar bem pronta para um processo terapêutico é isso trará mais segurança e sua ansiedade será controlada .

Mariangela Mantovani Psicólogo em São Paulo