Eu me declarei para meu psicólogo

Feita por >Manu · 26 nov 2021 Psicologia clínica

Eu me declarei para meu psicologo e ele tambem se declarou. Nao aconteceu nada mais agora estou muito mal por ter acontecido isso. Sou casada e vivo com um sentimento de culpa.

A melhor resposta 21 DEZ 2021

Olá Manu! Se você se declarou para seu psicólogo e entendeu que tem sentimentos por ele, o primeiro passo é parar de ser atendida por ele, você precisa ser transferida para atendimento com outro profissional.
Não se sinta culpada, você pode não controlar seus sentimento. Mas lembre que pode controlar seus comportamentos, o que vai fazer a partir de agora.
Troque de psicólogo.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

9 DEZ 2021

Olá Manu.

Li seu relato com muita atenção. Você trás ao nosso conhecimento que se declarou romanticamente para seu psicólogo e que este também o fez, e que embora não havendo evoluções... você se sente mal...és casada e sentimento de culpa tem sido permanente...

Compreendo a situação que vivenciaste e acredite, é uma situação que não se pode qualificar nem como costumeira, nem como rara, apenas que de fato pode ocorrer. Em primeiro lugar, são duas pessoas que estão frente a frente e que se relacionam como pessoas. É claro! ainda que se ressalte o fato que um seja cliente e outro psicólogo. Existem explicações científicas para isto. No entanto, em primeiro lugar, dado ao que contas, penso que seu psicólogo tomará medidas neste atendimento, porém meu foco aqui é para ti. Logo, o sentimento de culpa é uma das possibilidades em casos assim...você pode inclusive falar disso ao seu psicólogo...

Um grande abraço,
Hugo Carvalho.

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

27 NOV 2021

Ei, Manu!
Espero que o acompanhamento tenha se encerrado, assim se respeita a ética profissional. Recomendo que busque um outro profissional para que possa elaborar sobre seu conflito amoroso, especialmente no que tange ao seu relacionamento.
A culpa também pode ser um elemento presente no novo trabalho, já que respeitamos nossas vontades e sentimentos, onde impomos negociações.
Não deixe de trocar de profissional,
Conte comigo se precisar
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

27 NOV 2021

Oi Manu
Sim! Aconteceu muita coisa!
A relação terapêutica ou acabou ou mudou muito e teve que ser muito bem manejada para continuar e lidar poder lidar na relação transferencial com toda esta culpa que você está sentindo.
Que bom que você está sentindo culpa sei que é muito ruim mas é sinal que você tem valores éticos e morais bem definidos, mas claro que não é pra viver culpada a vida inteira e nem ser ela a culpa vivida em demasia e nem ser incapacitante ou paralisante.
Você precisa resolver sua relação terapêutica urgentemente pois mais que nunca precisa de Psicoterapia para resolver sua vida afetiva-amorosa.
Forte abraço Camila Opsfelder psicológa Clínica

Camila Opsfelder de Oliveira Camargo Psicóloga Psicólogo em Campinas