Eu e meu namorado estamos perto de terminar mesmo nos amando

Feita por >anonima_16738 · 19 jul 2023 Terapia de casal

Eu e meu namorado temos um relacionamento a distância a mais de 3 anos(já se vimos diversas vezes pessoalmente), e estávamos discutindo sobre onde iríamos morar, ele já havia dito que queria morar no mesmo local que eu moro por ser mais calmo, tranquilo e é melhor de criar um futuro filho aqui, ele mesmo já falou diversas vezes que amaria morar aqui por mais diversos motivos. Porém do nada ele mudou de ideia e quer continuar morando onde ele está para cuidar da mãe(provavelmente eles conversaram sobre isso, e ela sempre deixa bem claro que nunca viria pra cá mesmo que ele se casasse) e eu não penso em sair daqui por eu saber que não irei me acostumar na cidade dele, e agora ele está falando sobre talvez terminar agora para não se machucarmos futuramente com isso, O que eu faço? Como posso convencer ele a pensar em nosso futuro ao invés de só pensar da mãe dele?

A melhor resposta 26 JUL 2023

Olá. É desafiador lidar com um relacionamento a distância, porque é necessária muita maturidade, confiança e resiliência para lidar com a distância física. No caso, ele está desistindo da mudança para ficar com a mãe, mas já pensou que você poderia fazer o mesmo, caso sua mãe precisasse de sua presença? Entenda que não é uma escolha fácil nem simples, mas no fim das contas é a mãe dele, é um vínculo completamente diferente do que o que ele tem contigo. É muito delicado deixar tudo o que você conhece é acostumado, amigos, trabalho, família, para viver qualquer coisa. Talvez vocês precisem dialogar mais, falar sobre os sentimentos de cada um em relação a tudo isso e tentar achar um consenso. Nessa situação, para que vocês fiquem juntos, alguém vai precisar sacrificar algo. Pense nisso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 JUL 2023

Quem ama, AMA!
Quer estar junto, tanto num lugar quanto noutro; claro que escolhendo sempre o melhor, é melhor!
Contudo, ele demostrou um problema que deve te preocupar e pensar se mantem ou não o relacionamento com ele: a sua dependencia materna.
Enquanto ele não se desvincular da mãe, ele não está pronto para assumir um relacionamento de casal.
Para ele, a primeira no coração dele é a sua mãe e voce será sempre a segunda!
É isso que voce quer para si mesma?
Então, precisa pensar e decidir.
A escolha é sua.
Abraços

5929 respostas

20 JUL 2023

Olá, anonima_16738!

De fato, sustentar um relacionamento à distância, por mais que o amor seja mutuo e verdadeiro, é bastate complicado: ambas as pessoas do casal possuem referências afetivas (familiares, amizades etc.) e práticas (emprego, estar familiarizado com a cidade de origem etc.) que antecedem o relacionamento, então conjugar a distância física se torna um desafio posto.

A relação dele com sua mãe é importante para ele, anonima_16738, relações maternais ou paternais são tão intensas e importantes quanto a amorosa, romântica, concorda comigo? Então só o seu companheiro pode decidir se de fato para ele é melhor permanecer onde está ou se mudar para ti, pois a questão da mãe dele é uma questão em que ele é o único responsável. Minha sugestão é que vocês aprofundem mais o diálogo sobre o porquê dele ter decidido não se mudar devido a sua mãe, e a partir daí verem se o melhor cenário é permanecerem no relacionamento à distância por tempo indefinido ou outra possibilidade.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

191 respostas

20 JUL 2023

Olá Anônima! Obrigado por escrever. Pelo conteúdo que vocês escreveram, vocês devem terminar esse namoro e amadurecer. Vamos a alguns pontos que fundamentam: namoro com distância não permite conhecer melhor, da mesma forma que namoro de todo dia, não permite e expressão e construção da individualidade; quem define o bem viver nesse ou naquele lugar é a pessoa e não o lugar; há ex-namorada, mas não há ex-mãe.
Geralmente, em nossa sociedade complexa, até aproximadamente os vinte e cinco anos de idade as pessoas devem cuidar mais de suas turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, de estudos consistentes, de trabalho comprometido, de grupos de esportes coletivos de contato, de grupo de teatro, estudos, arte, cultura, colocando as experimentações de namoros, em plano secundário, muito mais para amadurecer, para se conhecer melhor, do que para casar-se. O grande namorado de cada pessoa, precisa ser ela mesma.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.