Estou passando por um bloqueoo emocional

Feita por >Hanna · 13 ago 2021 Desenvolvimento pessoal

Estou numa relacionamento há uns 3 anos +/- somos muito apegados um ao outro e sabemos que é recíproco. Porém nesse último ano algumas coisas mudaram, ele passou a ser mais "frio" diferente de como ele era no início. E isso me fez ficar desconfiada, a ponto de mexer no celular dele escondido, e acabei descobrindo mensagens de meninas apagadas, ele tentando chamar atenção de outras garotas em redes sociais o pior é que eu tenho medo disso estar acontecendo (porque ele mudou a senha pra eu n mexer + então não tenho + acesso) a todo instante porque ele n falava nada, mentia e escondia mesmo estando ao meu lado, desde então não consigo perdoa-lo e isso tem me atrapalhado a ponto de eu não estar conseguindo confiar mais nele, porque sempre que eu mexia no cel dele eu via mensagens apagadas e de mulheres q ele nem tinha vínculo. Estou em dúvida se termino porque isso faz 3 meses mas até hoje eu ainda sinto muita raiva dele ou tento melhorar esse disposto bloqueio emocional

A melhor resposta 16 AGO 2021

Olá, Hanna.
Antes de mexer no celular dele, chegaram a conversar sobre como se sentia em relação a mudança do comportamento dele?
Após ter mexido, conversaram a respeito de como tem se sentido? E se sim, você sente que consegue expressar todos os seus anseios?
Seus sentimentos são legítimos, mas é importante que haja uma comunicação assertiva entre vocês, antes de tomar uma decisão mais radical. E para isso, é fundamental que se sintonize com suas emoções.
Explorar seus sentimentos, reconhecendo inclusive suas fragilidades, e se colocando como prioridade, pode te ajudar a ter mais clareza dos próximos passos.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

17 AGO 2021

Bom dia Hanna.

Acredito que a primeira atitude positiva que você pode tomar é sentar e conversar honestamente com seu parceiro, falar tudo oque está sentindo e ouvi-lo também, ficar remoendo sentimentos e pensamentos negativos não vai produzir um resultado positivo. Avalie também o grau de dependência que você percebe si mesma. Amar é gostar de estar junto, é também dar espaço para o outro e para si mesmo, é respeito, é amizade e desejo. Qualquer decisão que você venha a tomar trará consequências positivas e negativas, cabe a você avaliar se vale a pena continuar na relação ou não. A terapia pode te ajudar a amadurecer. Fique bem.

Eduardo D Andrade Psicólogo em Brasil

40 respostas

17 AGO 2021

Hanna. Sugiro a vcs uma conversa franca. E se for o caso terapia de casal.
Caso interesse conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 AGO 2021

Olá Hanna, espero que esteja bem!

É preciso ter cautela antes de tomar qualquer decisão precipitada dentro de uma relação, ainda mais considerando seu relato. Eu entendo que você esteja desconfiada, insegura, insatisfeita com a postura de seu companheiro em relação a "frieza" dele, e a estas mensagens que você tem visto recentemente. Mas, será que você já teve algum diálogo com ele sobre esses pontos, de maneira objetiva e franca? Esse espaço de diálogo na relação é algo que deve ser criado e mantido, pois ele ajudará a resolver possíveis problemas no futuro.

Algumas vezes o problema não está exatamente no outro, mas sim em nós mesmos. Devemos considerar se estamos prontos para adentrar em um relacionamento, considerando tudo o que um relacionamento pode despertar em nós, do melhor ao pior, e devemos ter coragem para assumir isso dentro de nós. Procure vincular sua felicidade aos seus atos, suas escolhas, seus desejos, e não a algo externo.

Procure conversar francamente com seu companheiro sobre esses pontos, explicitando o que te incomoda, e busquem soluções conjuntas para essas questões. Antes de conversar com seu companheiro, busque escolher o melhor momento, e as melhores palavras a serem usadas. Pense sempre também qual o seu limite dentro de seu relacionamento, isso pode te ajudar no futuro. Se desejar se conhecer melhor, e entender sua insegurança para que possa ultrapassar esse comportamento, sugiro um acompanhamento com um bom Psicólogo. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

16 AGO 2021

Olá Hanna! Pelo seu relato, você não tem bloqueio emocional. O bloqueio emocional é uma espécie de barreira psicológica, um mecanismo de defesa que pode ser inconsciente e que nos impede de interpretar alguns aspectos da vida a nosso favor. No seu caso, a sua raiva e falta de confiança é normal, devido ao comportamento dele. Lembre-se, você se torna mais vulnerável à relacionamentos abusivo quando não é feliz sozinha.
Sua felicidade não pode depender de ninguém, pois você acaba passando por cima de muitas coisas, inclusive de si mesma, para manter esse alguém ao seu lado.

Adalberto Silva Psicólogo clínico (CRP - 23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

16 AGO 2021

Oi Hanna, relacionamentos são difíceis mesmo, e entendi seu relato, sua angústia, mas gostaria que tentasse refletir mais sobre o que mudou entre vcs dois e o porque a confiança entre ambos se perdeu entende. O caso seria vc entender melhor tais mudança, afim de também entender o motivo dele ter mudado em relação a vc. Para isso, vc precisa se fortalecer psicologicamente fazendo terapia sistemática para tentar se encontrar com vc mesma, afim de poder saber qual atitude tomar com relação ao termino, a aceitação, compreensão etc. Vc se resolvendo sem sequelas no âmbito afetivo vc terá o controle correto das sua decisões. Sugiro que procure um profissional e comece sua terapia o quanto antes. Será muito bom nesse momento. Faço terapia online. Suely Torres. Estarei a sua disposição.

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife

19 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 AGO 2021

Olá Hanna.
Sugiro que trabalhe sua raiva para depois conversar com ele. Lembre-se que relacionamentos não são contratos de posse.
Estou à disposição para dúvidas e esclarecimentos.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

664 respostas

15 AGO 2021

Hanna... a escolha é sua... porque ainda está com ele?
Acha que um dia ele vai mudar? Ninguém tem o poder sobre o outro.
Se não consegue ter um diálogo verdadeiro e sincero com ele, largue ele.
Ele é um discimulado.

5830 respostas

14 AGO 2021

Olá Hanna! Grato por escrever. Pelo relato, você não tem bloqueio emocional, você tem bloqueio de celular e bloqueio de confiança. Na verdade, pelo que escreveu, você está colocando em segundo plano o amor próprio. Lembre-se: as pessoas amadurecem, mudam suas posições, mas não podem deixar de se respeitar. Estando se relacionando com outras pessoas, elas precisam, antes de qualquer coisa, assegurar o auto respeito, a valorização de si mesmas, em relação em que a comunicação seja ética, leve, verdadeira, predominamentemente construtiva.
A conversa verdadeira, honesta, profunda será revelador do que você deve fazer. Caso ela não seja viabilizada por resistência dele, vocè deve manter a escolha preferencial por si mesma. Relacionamento sem díalogo e verdade, não prolifera.
Abraços virutias (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.