Estou muito apaixonada por um famoso, o que fazer?

Feita por >Rose · 15 jul 2023 Abordagem psicológica

Tenho 28 anos e estou muito apaixonada por um ator famoso americano, isso já faz mais de dois anos. Mas ele não é o primeiro nem o único pois desde os meus 12 anos que me apaixono por celebridades: atores, jogadores de futebol,personagens de novelas, filmes. Eu sei que não deveria sentir isso, ainda mas na minha idade, mas não consigo parar, já tentei mas não consigo. O que faço? Será que tenho problemas mentais?

A melhor resposta 25 JUL 2023

Como psicóloga, quero tranquilizá-la de que ter sentimentos por celebridades não é, por si só, um indicativo de problemas mentais. É bastante comum as pessoas desenvolverem atração ou admiração por figuras públicas, pois elas geralmente representam características desejáveis ou fantasias que podem nos cativar.

A atração por celebridades pode ser considerada uma forma de idealização ou projeção, onde se atribui características positivas a essas figuras que, muitas vezes, não conhecemos pessoalmente. Isso pode acontecer por diversos motivos, como a busca por um escape da realidade, a possibilidade de vivenciar emoções intensas de forma segura ou até mesmo preencher lacunas emocionais.

Aqui estão algumas sugestões para lidar com esses sentimentos:

Autoconsciência: Reconheça que seus sentimentos são normais, mas também entenda que eles podem não ser baseados em uma realidade completa, pois você conhece essas pessoas apenas através de sua imagem pública.
Distraia-se: Tente redirecionar seu foco e energia para atividades que a interessem e que não estejam relacionadas às celebridades. Envolva-se em hobbies, atividades sociais e aprenda coisas novas.
Autoestima: Trabalhe na sua autoestima e autoaceitação. Quanto mais confiante e satisfeita você estiver consigo mesma, menos provável será que busque preencher vazios emocionais com a admiração por figuras públicas.
Relacionamentos reais: Busque fortalecer seus relacionamentos interpessoais na vida real, construindo laços significativos com amigos, familiares e parceiros. O apoio e a conexão emocional com pessoas reais podem ajudar a reduzir o foco em celebridades.
Limites na exposição: Reduza a exposição a conteúdos relacionados a celebridades, como redes sociais, notícias ou entrevistas. Isso pode ajudar a diminuir a intensidade das emoções.
Ajuda profissional: Se você sentir que esses sentimentos estão causando angústia significativa ou interferindo em sua vida cotidiana, considerar buscar ajuda de um psicólogo pode ser uma opção válida. Um profissional pode ajudá-la a explorar questões mais profundas que possam estar contribuindo para essa atração.
Lembre-se de que todos temos nossas peculiaridades emocionais, e não há necessidade de se culpar por ter esses sentimentos. O importante é aprender a gerenciá-los de forma saudável e encontrar equilíbrio em suas emoções e relacionamentos.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

10 AGO 2023

Olá Rose,
Diante do que vocâ declara, o que você deve fazer é buscar o mais urgente possível seu atendimento psicoterapêutico, Acreditar que se apaixona por famosos ou celebridades inacessíveis deve estra lhe causando danos emocionais muito fortes. E isto já está instalado em você desde a pré adolescência, Torna-se importante portanto você investir em seu autoconhecimento, para que seja possível se identificar quais fatores contribuem para você trazer esses traços delirantes.
Agende o mais breve possível um horário comigo. Terei imenso prazer em contribuir para seu bem estar emocional.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

9 AGO 2023

Olá, Rose,
Lendo o seu relato, chamou-me à atenção a sua pergunta final "será que tenho problemas mentais?" Isso me mostra que o foca da sua angustia está na possibilidade de uma patologia, pois já reconhece o padrão - "desde os meus 12 anos que me apaixono por celebridade..." - e o considera de alguma forma prejudicial quando sinaliza que "não deveria sentir isso". E diante deste impasse de sentir e não querer sentir vem a falta de perspectiva, sendo a patologia a única coisa que aparente responde a esta situação.
Contudo, independente do caminho que vier a seguir nessa busca de autoconhecimento, é importa que considere que a idéia de problemas mentais é estruturada a partir de uma falácia, visto que só é um problema aquilo que de algum modo desconhecemos. Assim, o "problemas mentais" passam a ser as questões primordiais que dão origem à complexidade que chamamos de "eu".
Bom, minha intenção foi brevemente poder atender a alguns pontos do seu relato que me parecem fontes de ansiedade e angústia. Fico à disposição para aprofundarmos o assunto.

Até mais!

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

28 JUL 2023

Olá,
É necessário entender melhor esses padrões de comportamento e sentimentos e oferecer orientação para lidar com eles de forma saudável. Às vezes, esses sentimentos podem ser uma manifestação de outros aspectos emocionais que precisam ser explorados.

Lembre-se de que é normal ter interesses e paixões, incluindo por figuras públicas, mas é importante também encontrar equilíbrio em sua vida e investir em seus relacionamentos e bem-estar emocional como um todo. A busca de ajuda profissional pode ser valiosa para compreender esses sentimentos e desenvolver estratégias para uma vida mais equilibrada e saudável.

Espero ter contribuído.
Att.:
Monique S. Telis

Monique S Telis Psicólogo em Santo André

8 respostas

25 JUL 2023

Olá Rose, vamos entender o que essas paixões representa pra você? Ao que de fato elas estão conectadas ao seu inconsciente? Você vem vivendo um ciclo de paixões cheia de ilusões e precisamos saber como de fato elas te afetam para quebrarmos este ciclo. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

18 JUL 2023

Oi Rose!
A paixão oferece um terreno fértil para projeções, e isso é algo relativamente comum de acontecer. Fica tudo bem se com o passar do tempo, a relação consegue se atualizar, quer dizer, a gente consegue olhar para nosso parceiro e enxergar a pessoa real para além das nossas idealizações. Às vezes a gente consegue, às vezes não.. Normal. Mas o seu relato me sugere um apego grande ao campo das projeções e idealizações. Talvez um local para sonhar, criar expectativas e nunca se frustrar.. Será? Porque esse amores não tem como serem realizados, não é mesmo? Essas pessoas são inatingíveis, concorda? Amores onde não há a realização porém tb não há a perda, decepção, frustração. Pode ser por aí? Seria interessante que vc tentasse se lembrar dos seus amores que foram realizados de fato, dos relacionamentos que, por ventura, já tenha vivido... Como vc se sente ao pensar que pode ter um amor real? Estar num relacionamento real? Um processo terapêutico com certeza te ajudaria a elucidar essas construções e a atualiza-las.. Entre em contato com um profissional psicólogo!
Espero te ajudado!
Um gde abraço.

Claudia Marinho Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

18 JUL 2023

Olá, Rose!

Precisamos entender porquê você projeta nessas celebridades o afeto da paixão; a priori você, Rose, já reconhece que essa dinâmica de projeção e fascínio é recorrente na sua história de vida, agora é irmos na psicoterapia buscando gradualmente nos conscientizarmos dessa dinâmica de atração pelo "impossível", "o distante", "o bem-sucedido e famoso" - a partir da conscientização você estará mais apta a responder saudavelmente a esse afeto.

Fico à disposição para esse trabalho, Rose, realizo a psicoterapia on-line.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

18 JUL 2023

Bom , já percebeu que são todas pessoas inacessíveis? Existe uma expectativa de um ideal aí, uma perfeição, coisa que não se tem com pessoas reais. É tipo, relação impossível, demanda tuas energias mentais mas de fato na realidade não vive algo concreto, só fantasia. Quais teus medos, veja na sua familia de origem que crenças carregas deles sobre relacionamentos, o que te foi passado nesse sentido, que de repente nunca teria uma relaçao com alguém da tua realidade, veja a história de teus pais, avós, vai encontrar alguma coisa aí. Estou à disposição.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 JUL 2023

Olá Rose! Obrigada por entrar em contato , então vamos lá cuidar do que vc vem sentindo. É normal nos apaixonarmos, amarmos nossos ídolos, foge da normalidade quando o que sentimos começa a nos trazer prejuízos, como: não se relacionar na vida real, idealizar o dia do encontro, deixar de fazer suas coisas, como trabalhar, estudar para seguir seu ídolo. Não irei conjecturar hipóteses do que você tem pois precisaria de algumas sessões com você, portanto peço que procure ajuda, faça terapia. Só assim você entenderá se o que você tem é ou não patológico. Se cuida, precisando estou aqui. Abço.

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

17 JUL 2023

Olá, Rose.
Há pessoas que vivem as fantasias das novelas, esperam que irá aparecer um príncipe encantado, ou terão uma vida de princesa como nos filmes e novelas, mas a realidade é diferente, tem momentos que simplesmente nada acontece, diferente dos filmes, livros e novelas, e esta é a vida normal, há cores, há vibração, mas não o tempo todo, pois há também os momentos de frustrações que fazem parte da vida de todas as pessoas. Quando você idealiza um famoso, você provavelmente fantasia coisas que não são reais. Esta pessoa vai ao banheiro, tem cheiro forte quando está suado, pode ser mal educado, mas nos momentos que está atuando ele vai viver aquilo que se programou para o momento, que não é a pessoa real dele. Sugiro que leia as notícias a respeito deste famoso e de tantos outros para saber um pouco mais sobre a realidade dos famosos. Sugiro também que leia sobre amor platônico, talvez entenda um pouco mais o que estou descrevendo.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 JUL 2023

Oi Rose, obrigado por compartilhar conosco. Vou te dizer que você não está apaixonada por esse famoso, mas pela imagem que você tem dele, a imagem que ele representa para você. Você não o conhece, não sabe como ele é na vida cotidiana. Você apenas vê o que a mídia mostra. Está ligada a imagens irreais é uma busca constante de se satisfazer na fantasia, ou seja, pode ser que você fantasie por receio ou fuga em lidar com a realidade, de buscar relacionamentos mais realistas e com a ideia de que eles podem fracassar. Ficar presa na paixão com um famoso, com a ideia que ele representa, exclui o fracasso porque isso não vai se concretizar e você não teria que lidar com a frustração. Mas a frustração nos relacionamentos realistas é necessária pois ela nos ensina diversas coisas, ela nos ajuda a amadurecer e lidar com a vida. Uma das coisas que você pode fazer é buscar terapia, para entender melhor e trabalhar essas idealizações. Somente o psicólogo que te acompanha poderá te dizer se existe cunho patológico nessa dinâmica que você nos trouxe, afirmar qualquer diagnóstico com base num breve relato de internet é antiético e descabido. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 JUL 2023

Olá Rose! Obrigado por se colocar. É mais fácil apaixonar pelo distante, pelo famoso. Ele é quase inacessível mesmo. Na verdade você continua repetindo modelo de "paixões" razoáveis para doze anos, mas não para vinte oito. A vida passa as pessoas amadurecem. Para alguns, como fez você, acontece a opção de manter a fantasia com distante, quase impossível, que nunca se quebra, pois nunca se experimenta de fato.
Você precisa de trabalho persistente, comprometido com assessoria científica de um de nós, psicólogos, para que possa amar a famosa que conta: Você Mesma!

Ary Donizete Machado - CRP 06/24712-5 Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

17 JUL 2023

Rose, recomendo processo de psicoterapia para auxiliá-la a encontrar em vc as respostas q tanto procura. Posso dizer de antemão que não, não é saudável.
Já se perguntou se esta poderia ser uma fuga da realidade e de objetivos tangíveis? Pois tem estado sempre em busca do inalcançável. Você deve focar no tangível para vc, em relacionamentos reais e possíveis.

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

17 JUL 2023

Olá,
Veja, primeiramente é importante entender como seria sua paixão por esses diversos artistas.
1 º Isso te impede de gostar de pessoas ao seu alcance, de se relacionar com alguém?
2º Isso te faz usar recursos para se encontrar com essas pessoas famosas? Por exemplo usar seu financeiro para marcar viagens em locais que esses famosos estejam ou algo similar?
3º Porque você acha que não deveria sentir isso?

Se isso é algo que te incomoda ao ponto de trazer prejuízos nas suas relações, é algo a ser analisado. Mas avalie também se o que você sente também não poderia ser uma admiração. E isso, é diferente de se apaixonar, de estar em um relacionamento amoroso.
Sentir isso não necessariamente significa que você tem transtornos mentais. Não há nenhum diagnóstico que seja dado quando a causa principal é essa que você trouxe, por isso é importante que você avalie e até busque um acompanhamento caso esteja com dificuldade de compreender o que está sentindo.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou por aqui!

Larissa Victória Bomfim Cruz Psicólogo em Aracaju

5 respostas

17 JUL 2023

Rose eh preciso entender esse sentimento pelos famosos, pode ser um amor platônico, uma admiração de fa. Vc percebeu se quando vc esta apaixonada por um famoso consegue ter interesse por outras pessoas? Tipo namorar com alguém? A psicoterapia irá te ajudar a ter respostas e te ajudara a entender mtas coisas. Faço atendimento presencial e online. Dúvida estou a disposição

Sylvia Akemi Yokoyama Psicólogo em Guarulhos

29 respostas

16 JUL 2023

Olá Rose, tudo bem?
Pelo seu relato, sua história de vida é marcada por paixões platônicas. A principal característica desse tipo de paixão, é a idealização do outro e a impossibilidade de viver um relacionamento real com essa pessoa. Seria importante investigar qual a origem desses apaixonantos inacessíveis, visto que isso não é saudável para sua saúde mental. Busque acompanhamento psicólogico.
Um abraço.

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba