Estou confusa quanto à separação

Feita por >Juliana · 16 ago 2017 Separação

Sou casada há quase vinte anos, mais o tempo de namoro de 7 anos.

Comecei o relacionamento muito jovem (entrando na adolescência) e ele já era mais velho.

Ele foi meu primeiro namorado.

Durante o namoro, tive outra paixão no colégio.

Cheguei a terminar algumas vezes, me sentia presa, mas ele sempre insistiu muito e eu nunca tive coragem suficiente para terminar definitivamente o relacionamento.

Casamos, temos filhos, ele demonstra muito amor por mim, é ótimo pai, companheiro.

Sou uma pessoa extremamente acomodada.

Fui levando a minha vida sempre acreditando que estou no caminho certo, que devo aceitar a minha vida... e assim se passou todo esse tempo.

Nos primeiros anos após o casamento, me interessei por uma pessoa, saímos algumas vezes. Pensei em me separar, porém, mais uma vez não tive coragem. Depois de alguns meses, não quis mais. Vi que não valia a pena e permaneci com o meu casamento. Me acomodei novamente. E o tempo foi passando.

Vivemos bem até 1 ano atrás, quando eu comecei a me interessar novamente por outra pessoa.

Se eu pudesse voltar atrás, teria terminado o relacionamento com certeza. Mas eu era muito imatura, insegura, sentia pena dele.

E hoje em dia, eu sei que gosto muito dele, da família, construímos a vida juntos. Mas acho que eu nunca o amei de verdade.

Me sinto horrível por traí-lo, mas não consigo resistir. Penso nesse outro todos os dias, mesmo sabendo que ele não quer nada sério comigo. Ele já deixou isso bem claro. Se ele quisesse, e eu me sentisse segura, já teria pedido a separação.

Ele me procura casualmente, eu até tento não corresponder, mas não consigo. Eu me sinto muito atraída por ele. Temos uma "química" muito forte.

Não quero continuar com essa vida de mentiras, traíções, quero ser feliz e que ele fique bem. Mas tenho muito medo de terminar o casamento e me arrepender depois, e também das consequências que este término pode causar. Ele vai superar? Os filhos vão ficar bem?

Me sinto muito confusa.

A melhor resposta 22 AGO 2017

Juliana,
procure um psicanalista; você conseguirá, com um tratamento bem aplicado, compreender o que será o melhor para a tua vida e a tua escolha entre continuar casada ou se separar será consciente.
Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

17 AGO 2017

Bom dia Juliana,

O que mais me chamou atenção no seu relato foi que mencionou ser uma pessoa "acomodada" com as questões da vida. Creio que deveria buscar uma terapia individual para um fortalecimento psicológico e assim buscar as respostas, dentro de si, que necessita.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

17 AGO 2017

Olá Juliana!

Infelizmente para relacionamentos nunca existem respostas certas. O ideal é que você inicie a psicoterapia para que seja possível refletir sob outras perspectivas tomando decisões com mais segurança.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo