Estou casado e me apaixonei pela minha cunhada

Feita por >Solitário · 6 set 2020 Terapia de casal

Sou casado a 13 anos meu casamento ja não é mais o mesmo sinto minha esposa distante quase não conversamos as vezes quando tentamos brigamos. Com neste meio tempo fui convidado para ser padrinho da filha da minha cunhada passamos a nos relacionar mais e conversamos mais ela também vem de um casamento conturbado o marido dela sai na sexta e so aparece no outro dia começamos a nos confideciarmos um a vida do outro ela me disse que esta com ele mais não ama também ja tive problemas com minha esposa de traição também vivemos meio de aparência hoje minha cunhada sabe que amo mais não podemos ficar juntos pq ela diz que não pode pegar o marido da irmã dela e ficamos neste jogo o fazer.

A melhor resposta 8 SET 2020

Olá, quando falamos em sentimentos e valores, as coisas ficam bem complicadas. A situação de evitar ou negar algo não diminui a intensidade, nem o significado que já atribuirão a vivência. Se colocaram em situação conflitante, pois, precisam pensar nos efeitos que podem ser gerados, levar em consideração que relações protegidas por segredos podem ter uma interpretação muito específica para quem vive. Como resolver as coisas... Pensar objetivamente como seria a vida se tomassem a decisão de expor, pensar no impacto e se estão prontos a assumir as responsabilidades. Espero ter ajudado em algo. Abraço.

Fátima Hayashida Psicóloga Psicólogo em São Paulo

13 respostas

7 SET 2020

Olá Solitário! Grato por escrever. Pelo relato, sua cunhada está tendo mais juízo. Primeiro, não estando bem com esposa, precisa se esforçar para as coisas melhorarem, não estando bem e não sentindo que melhorarão, será importante pensar mais profundamente sobre isso, com conversa franca. Na continuidade, uma pessoa, caso não seja possível resgatar o casamento, estará solteira, precisando organizar primeiro, o amor próprio, as buscas essenciais. Tantas mulheres! Você vai atrás justo, da cunhada que é comadre, implica acomodação e mistura e papeis do passado com o futuro. A chance de dar certo é remota.
O que precisa valer de fato, é que você é responsável por construir seu caminho, cuidar do amor próprio,, do respeito a si mesmo, do respeito ao outro, dos esforços por convivência. Uma pessoa somente pode namorar a outra por inteiro, com dignidade, se namorar, primeiro a si mesma.
Espero, ainda que com a franqueza que o caso requer, estar ajudado.
Estaremos à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia: empatia, solidariedade, abertura mental, esforço, persistência, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.