Enteado maior de idade, me provoca e passa por santinho pra família, o que faço?

Feita por >Sparta · 6 jan 2023 Abordagem psicológica

Conheci meu marido há 8 anos, na época ele pagava pensão para o guri que tinha 16/17 anos. O guri nunca o procurava, a pensão era cobrada todos os meses pela mãe dele, meu marido nunca falhou. Marido pagou até os 21 anos, mesmo o guri não trabalhando e nem estudando naquela época. Mãe dele inclusive, falou que ele estava sendo zuado por amigos via internet usando maconha e bêbado. Quando engravidei, eu fazia parte do grupo da familia dele no whatsapp, e uma das minhas cunhadas perguntou à ele se ele queria ter um(a) irmã(o), nem respondeu e saiu do grupo. Desde então os olhares revirados e fuzilantes pra cima de mim começaram. Ele começou a extorquir o pai dele (que já não pagava mais a pensão) de tudo que é forma, pedia lanches que nem comia, tudo ao mesmo tempo (salgado empanado, sushi, açaí, suco e energético) para o pai dele pagar quando saíamos juntos. Pedia câmera de mergulho (nunca mergulhou na vida), skate, camisetas de marcas caras. Quando minha filha fez 1 ano de idade, a mãe dele mandou mensagem na mesma semana de aniversário da minha filha, dizendo que faziam 12 meses que o pai não dava nada pra ele e não pagava pensão, sendo o guri maior de idade e usuário de drogas até hoje, incluindo até a cocaína agora. Durante a gravidez, eu trabalhei e um dia o filho foi nos visitar, ficava com minha chave e quando eu chegava do trab, tinha que chamar pra abrir a porta ou jogar a chave pela janela, ele me deixou esperando num sol de quase 40ºC, maior tempão e de barrigão. Outra visita no inverno, ligou chuveiro que ficou ligado 55 min ligado e ele com aquecedor ligado no banheiro e sentado no vaso só no celular (pai dele que viu). Deu curto circuito na rede elétrica, ficamos sem luz durante 3 dias, porque a imobiliária não queria resolver, a conta de luz daquele mês veio quase R$50,00 a mais do que costumava vir. Eu quem pagava a conta de luz. Esses episódios , não são nem 10% do que tenho enfrentado com o filho do meu marido que atualmente está com 24 anos. Atualmente, ele trabalha quando quer na loja da mãe dele e do padrasto que não dá regalia pra ele. Ele resolveu se juntar com a namorada e alugarem uma casa, mas pediu pra meu marido fazer instalação elétrica( imobiliária que tem que fazer), comprou uma tv de 50" e pediu pra meu marido pagar a metade, pediu mesa de jantar como presente. Meu marido consegue alguns produtos pra ele vender, quando vende quer mais da metade da venda, não ensina meu marido a formatar/restaurar, ele faz isso, vende, não conta nem pra namorada dele que tem esse rendimento extra, passa de coitadinho pra família inteira, dizendo que ganha pouco na loja da mãe dele. Nas redes sociais dele, aparece tomando energético caro nas baladas, comendo lanches gigantes em lugares badalados, shoppings, nunca usa ônibus, só uber, ostentando de caminhonete que nem é dele, é dos amigos. Liga pra meu marido pedindo pix até quando já está na barbearia cortando cabelo e diz que esqueceu o dinheiro. Meu marido queria que eu ficasse de intermediária quando ele está muito ocupado no trabalho e ficasse chamando ele pelo whats para a venda de um produto. Solicitei mais fotos para ele, ele dificultou e eu dei uma indireta pra ele, ele ficou me provocando pra ver se eu sairia da razão e o agredisse verbalmente, tentou me tirar do sério. Depois eu disse que: Para bom entendedor, meia palavra basta! dei tchau e parei a conversa. Ele mandou print para o pai dele e me bloqueou. Outra vez foi quando pai dele, mandou repassar pra minha conta o valor de uma das vendas para que eu pudesse pagar uma conta em 4 parcelas de R$150,00. Nunca pagou na data combinada, era todo sábado o combinado. Na 3ª parcela eu tava apavorada precisando pagar o dentista e ele nunca mandava na minha conta e muito menos no dia combinado, pai dele tinha que ficar cobrando, levou quase 2 meses pra receber todo o valor. Daí eu cobrei através de mensagem, fui educada, ele me respondeu com ironia que não tinha nem R$1,00 no bolso, não respondi mais. Daí eu bloqueei excluí nº dele do meu celular. Quando cheguei em casa, o pai dele estava furioso comigo e havia recebido o print dele sobre minha cobrança. Passei por ruim de novo. Enfim, toda a familia do meu marido tem uma certa implicância comigo, minha sogra esconde comida quando fui visitar e me chamava de propósito pelo nome das ex mulheres do meu marido (eu sou a 3ª esposa, ele meu 1º marido), minha cunhada desliga dijuntor do chuveiro numa das visitas no inverno, eu com minha filha tendo 1 ano e 11 meses chorando de frio no chuveiro, água ficou quente por 2 min aproximadamente, depois não esquentou de jeito nenhum. Meu marido foi tomar banho depois e o chuveiro estava normal e esquentando. Mas quando ela desligou chuveiro quando eu fui tomar banho com minha filha, meu marido estava na rua passeando com esse filho mais dele e nem viu nada. Até hoje, choro só de lembrar da minha filha pequenininha dizendo e chorando no banho: "fio fio, mamãe, louca de frio. Engoli a seco e não reclamei com minha cunhada quando saí do banheiro, mas falei pra meu marido e ele nunca fez nada pra me defender da ruindade de todos da família dele. Essa mesma cunhada foi a única a me visitar no hospital quando fui ganhar minha filha de parto cesárea, mas desconfiada e querendo saber se a filha era mesmo dele, tirou as meias da menina só pra ver se os pés eram parecidos com os dele (tradição da família) num dia muito frio, minha filha filha nasceu no inverno e aqui no RS estava muito frio mesmo naquela semana. Também foi a primeira a me dar roupas de bebê quando anunciamos a gravidez e quando nasceu, minha filha usou as roupas doadas e depois de 6 meses, minha cunhada mandou as fotos de todas as roupas que havia me dado e pediu de volta. Devolvi todas e acrescentei até roupas que minha filha nem usou e falei que não precisava me devolver, que doasse para a igreja que ela dizia frequentar. Ela faz campanhas na internet pedindo doação de fraldas, roupas e alimentos infantis, se propõe a buscar e tudo, mas fica tudo pra ela que também tem 2 filhos menores, mas nunca precisou, pois vive muito bem com seu marido funcionário público e ela com trabalho autônomo. Doações recebidas e que vi pessoalmente na garagem dela quando fui visitar. Já a outra irmã de meu marido, vive fazendo happy hour com amigos em casa, tem marido e filhos pequenos também e faz chantagem emocional dizendo que não tem nem pão pra comer em casa, mas vai pra shopping comprar sandálias caras pra ela mesma, pede dinheiro pra meu marido e ele prontamente manda, quer inclusive que meu marido seja patrocinador de futebol para o filho dela que tá numa escolinha e viaja a torneios, meu marido fica todo bobo , pois adora futebol e não teve chance quando era menor. O casal ganha muito bem , pois os 2 trabalham. Aqui em casa, eu não estou trabalhando, fiz serviço temporário por 6 meses, sou dona de casa atualmente, filha de 5 anos, só ele trabalha. Família dele também tem preconceito racial. Quando ele me apresentou á família, perguntaram se ele não quis mais saber das brancas e a mãe dele quando me viu, falou: "ah, é moreninha!" e volta e meia eu vejo as mensagens racistas falando de "negrada". Enfim, não me sinto apoiada por meu marido, já que a família dele e esse filho se fazem de santos e coitados e eu passo por bruxa porque eu exponho o que sinto pra ele esperando consideração, mas não tenho.

A melhor resposta 7 MAR 2023

Olá Sparta.
Pelo tamanho do seu texto, me parece que está precisando colocar pra fora tudo que tem vivido, e escrever é uma boa maneira de fazer isso, você pode escrever com frequência suas angustias, isto normalmente ajuda as pessoas a se sentirem melhores.
Filhos que usam drogas são problemas para todos e colocar limites é uma forma muito importante para que saiam deste comportamento, mas isto depende dos pais do seu enteado.
Quanto a tudo que escreveu fica aqui uma pergunta: o que pretende fazer com todos estes problemas que tem enfrentado?
Sugiro que busque ajuda psicológica.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 JAN 2023

Olá Sparta,
Da forma que escreveu, dá a impressão que está sozinha nesse relacionamento. O ideal é conversar com seu marido e dizer como se sente diante de todas essas situações.
Voltando para você, é preciso avaliar o que essa relação significa pra você, o que você espera e quais são seus planos familiar nu futuro próximo?
Ideal você fazer psicoterapia para trabalhar sua autoestima e seu fortalecimento emocional.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

7 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 JAN 2023

Olá Sparta! Obrigado por escrever. Li atentamente seu texto. Quero ter cuidado, preciso ter cuidado. Seu texto sugere elevado desgaste com a família do teu marido. O caso específico do filho - aos vinte e quatro anos - usando drogas e gastando sem ponderação, exige firmeza e mudança radical de postura da parte do pai. O pai dele estará disposto a isso? Nas demais questões, será preciso, para você e família, estudar, ponderar detalhadamente, formas para melhorar as coisas. Vocês estarão disposto a persistir e se esforçar para isso? Quais serão os pontos que você precisa melhorar?
Não será adequado tomar decisões precipitadas, em contexto de raiva ou de insegurança.
Conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.