Ele tem dúvidas sobre seus sentimentos

Feita por >Fernanda · 25 ago 2020 Terapia de casal

Ele me confunde, me ajudemmm pfvr
Boa noite!
Eu e meu namorado estamos juntos há quase 2 anos, mas recentemente ele começou a agir estranho e, depois de insistir, ele se abriu comigo. Falou que não sabia o que sentia por mim e que não sabe se é feliz. Também me disse que não sabe se gostaria de ser solteiro de novo. Obviamente fiquei em prantos, e perguntei se não seria melhor a gente terminar. Mas todas as vezes que cheguei nesse assunto, ele diz que não quer, que se sentiria mal e que não está preparado, que iria se arrepender.
Ele me disse pra gente tentar mais uma vez, porque construímos muitas coisas juntos e não podemos desistir de tudo assim, e eu aceitei.
Mas depois disso, parece que tudo está muito estranho... eu sinto ele frio, e estou com medo de demonstrar meus sentimentos, ser romântica e etc. Estou me sentindo muito mal com tudo isso... esse peso de saber que a pessoa que está ao meu lado nem sabe o que sente por mim.
Vocês acham que, se ele quisesse terminar, já teria terminado?
Que ele realmente sente alguma coisa por mim, mas só está passando por uma fase?
Ou se ele não gosta de mim e só tem medo de terminar?
Tem sido muito difícil lidar com tudo isso, estou super insegura... e tudo parece tão forçado, ele está muito frio

A melhor resposta 27 AGO 2020

Oi Fernanda,
Na nossa sociedade aprendemos que o amor é eterno, que tudo é pra sempre. e quando deparamos que algo esta errado, fica difícil enxergarmos sozinhos o que esta acontecendo.
A melhor forma seria o diálogo, tentar entender quais são as inseguranças e os medos dele.
Pelo que escreveu ele diz que não está feliz, esta confuso com os sentimentos, mas tem medo de tomar uma decisão e se arrepender.
Mas e você?
A melhor decisão foi dividir isso conosco, mas existe outras formas para você conseguir lidar com tudo o que esta acontecendo e entender os seus sentimentos.
O ideal agora seria fazer terapia, buscar um psicologo que ajude a organizar todos esses pensamentos e sentimentos.
Estamos aqui para te ajudar.
Um abraço.

Rute Martins - Psicóloga Clínica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

26 AGO 2020

Olá Fernanda! Grato por participar. Qual será a idade de vocês? Quantos namoros de pelo menos seis meses, você já construiu? Namoro é exercício de conhecimento e aproximação, que deve, na maior parte das vezes, terminar. Cada experiência de namoro é experiência de amadurecimento. Precisa ser experiência de desenvolver maior auto confiança. Para o namoro poder ser rico e profundo com o outro, é preciso que o namoro seja rico e profundo consigo mesma. É preciso ter metas próprias, turma de amigos e colegas próprios, estrutura de trabalho/estudo própria. É preciso ter tempo próprio, respirar outras socializações com autonomia, independência, segurança.
Você diz que está super insegura, que parece tudo forçado, que ele está muito frio, que quer ser solteiro novamente. Será que não é a questão do amadurecimento da autoconfiança que precisa acontecer? Acontecer de tal forma que cada um de vocês possa estar inteiro consigo mesmo, para estar inteiro com o outro, com os amigos, com os colegas, com a liberdade, com a saudade.
Pondere.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, abertura mental, empatia, respeito, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.