É possivel voltar com o ex depois de se curar de uma dependência emocional?

Feita por >jaja · 1 fev 2022 Dependência emocional

A dependençia emocional não é amor, no momento estou tentando me livrar disso longe dele( terminamos á 2 semanas), mas se depois que eu me curar e quiser voltar e ele também, seria pq eu realmente quero, por gostar ou estaria voltando pra ele por ter vivido uma dependençia emocional com ele? eu não sei se vamos voltar, mas se isso acontecer, preciso saber se é o certo.

A melhor resposta 2 FEV 2022

JaJa,
Dependência emocional é uma carência que tem a ver com coisas que voce precisa fazer ou corrigir em sua vida.
Se voce realmente está num trabalho de suprir esta carência, tem sim a possibilidade de retornar ao amor, porém, o comportamento, as percepções, as vivências podem e devem mudar... voce não será mais a pessoa anterior, voce será outra, voce terá mais consciência das coisas e não se deixará mais se enrolar ou ser manipulada como antes.
Ele também está fazendo terapia? Se não, o cuidado seu vai ser redobrado porque ele pode exigir que voce seja como antes e,
o que voce era antes, não existira mais... cresceu!!!
Se isso acontecer, não se preocupe, fique fiel a ti que o novo amor voce encontrará!
Abraços

5858 respostas

9 FEV 2022

Olá.
Independente de voltar ou não, é preciso pensar o que a experiência anterior foi vivenciado. Outra coisa a se refletir é o quanto você confia no se ex-namorado, o que você e ele estão dispostos e se as cicatrizes estão curadas.
Espero ter te ajudado!

Erick Gustavo Psicólogo em Volta Redonda

12 respostas

2 FEV 2022

Bom dia Jaja,
Não há como prever se haverá um retorno. O principal e o mais correto é entender o que esse tipo de relacionamento trás de ganho e prejuízos para você, e consequentemente o por que de vê-lo como uma dependência. A busca deve ser para que consiga a partir da sua estória entender por que repete certos comportamentos ou busca por relacionamentos em que geram algum tipo de dependência ou sofrimento. Nesse sentido, será muito benefico à busca por terapia.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

2 FEV 2022

Olá Jaja, você deu um primeiro passo muito importante, reconheceu a dinâmica do seu relacionamento. Com essa compreensão, você pode entender as razões para estar depende de alguém emocionalmente e não apenas seu ex-namorado, mas as pessoas a sua volta também. E nesse caso, facilita quando se está distante. Após compreender suas questões emocionais e perceber que ele também tem condições emocionais para manter um relacionamento que não envolva a dependência, você pode fazer sua escolha. Estar ou não em um relacionamento é escolha e com autoconhecimento você terá condições de fazer a sua.

Alessandra Pires Barreto Psicóloga Psicólogo em Caldas Novas

7 respostas

2 FEV 2022

Olá Jaja! Grato por perguntar. Falta o contexto. O que as pessoas chamam de dependência emocional pode ser melhor esclarecido quando associado a outros componentes: baixa autoestima, falta de autocofiança, falta de autonomia, empobrecimento social e cultural, imaturidade. O desenvolvimento desses aspectos precisam ser objeto de investimento por toda a nossa vida. Transformações signficativas envolvem anos de prática de vida envolvento estudo sério, trabalho sério, esporte coletivo de contato, vivência social séria, treinos de convivência com persistência, consistência e riqueza. Muito provavelmente quando você desenvolver adequada maturação e autonomia, quererá construir namoro e não retornar ao já conhecido e reprovado. Lembre-se: você está se construindo a cada dia, será outra pessoa; ele estará amadurecendo e se contruindo a cada dia, será outra pessoa. Em certa medida a volta ao já conhecido, será medo de amadurecer.
Estarei à disposição para fundamentações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Viva aproximação afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8680 respostas

2 FEV 2022

Olá
Não podemos prever o futuro, mas podemos pensar que, no ramo das possibilidades, elas são infinitas. Possível é, mas não sabemos opinar sobre um lugar que não estamos.
Tome essa decisão quando sentir que for prudente, sem apressa-la.
Enquanto isso, sugiro que considere buscar um processo de terapia, caso ainda não o faça.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha