É possível uma pessoa sentir dois gêneros e influenciar na orientação sexual?

Feita por >tatyana ferreira silva · 21 jan 2021 Orientação sexual

Sou homem, mas sempre me senti mulher por dentro, porém com lado masculino social forte que construí, gosto dele também. Me sinto mulher, mas não quero deixar meu lado masculino, sou bem casado e amo minha esposa com qual tenho muito desejo e atração.

Sempre tive afetividade e atração por mulheres, como se fosse uma mulher gostando de outra, mas minha orientação também sempre foi confusa, gosto de mulher, mas sinto atraído pela parte íntima dos homens, e minha primeira relação sexual foi com homem não sei se por que sempre gostei de ser passivo, mesmo sendo ativo sinto prazer de ser passivo, não tenho afetividade com homens, porém se eu começar qualquer a relação, ato sexual, não sinto nenhuma barreira e faço normal, mas minha preferência sempre foi mulher, é o gosto que predominou
Na verdade fazia, pois sou casado e jamais faria isso, hoje como sou casado e tenho muita atração com minha esposa queria viver esse lado passivo com ela, parece que meu corpo me cobra, sempre me senti passivo e lésbica, uma lésbica passiva e ativa, como se fosse uma mulher com penis que gosta dele, mas não fazendo amor como homem e sim como mulher lésbica.
Será que sou gênero fluido e bissexual ou não?

A melhor resposta 25 JAN 2021

Olá, Tatyana.
Me parece que já possui clareza de si, tanto sobre o gênero quanto pela orientação sexual.
Se te aliviaria encontrar uma definição para o que sente, de modo a legitimar sua angústia, saiba que já existem diversas definições sobre identidade de gênero, incluindo até mesmo os não binários. Ou seja, os que não se limitam aos gêneros feminino ou masculino.
No entanto, talvez seja pertinente compartilhar com sua esposa o que tem sentido, tanto para deixar fluir seu desejo por uma atuação sexual mais passiva, quanto para evitar se sentir sozinha.
Além disso, costumo pensar que ainda que não encontrasse uma definição para o que sente, ou que simplesmente se identificasse com a heterossexualidade, o desejo de atuação passiva não deveria pressupor um risco à própria identidade. Trata-se mais de um acordo, pacto ou contrato da ordem da relação com sua parceira.
Espero ter ajudado e estou à disposição. :)

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

22 JAN 2021

Tatyana,
Você é o que é e não como o sistema tenta encaixar.
Você tem a tua orientação sexual e tua valência: com uma fêmea é ativo e não teria nenhum problema se fosse passivo.
Com um macho é passivo e não teria nenhum problema se fosse ativo.
Tente não te encaixar naquilo que o sistema dita.
Viva a tua sexualidade e, ótimo que tem o teu lado feminino desenvolvido, assim consegue amar melhor as mulheres, como elas merecem. Tidos nós temos a ânima (Feminino) e o ânimus (Masculino) dentro e é bom estar equilibrado nestas duas forças.
Não existe regras para um relacionamento, existe o entendimento entre o casal de fazer o que os dois decidem, tudo pode ser enriquecido com novas experiências, um bissexual fazer parte da relação do casal ou um outro homem, ou outra lésbica, desde que o casal decida ampliar as experiências.
Mantenha um diálogo aberto e verdadeiro com a tua esposa, expressem sentimentos um com o outro. tenham a cada dia experiências cada vez mais reveladoras e gratificantes.

5912 respostas

22 JAN 2021

Olá! Grato por escrever. Pelo seu relato, você consegue entender que é difícil administrar os dois caminhos, consegue lidar com o papel de marido, estando para as percepções sociais, como adequado. A cultura cria preconceitos e cobra caríssimo daqueles que fogem ao que a cultura definiu como "normal". Pelo seu relato você está tendo habilidade para administrar o encontro do mundo interno com o mundo social, respeitando cada qual, vivendo de uma forma razoável sua sexualidade.
Sempre é interessante lembrar que nascemos de um homem e de uma mulher, assim como é interessante lembrar que a identidade sexual de uma pessoa, é individual, diferente de todas as outras. Homem, mulher, homossexual são rótulos que não levam em conta as particularidades das construções individuais.
Espero ter contribuído. Certamente essa é uma questão com enorme potencial de aprofundamento.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.