É possível descobrir a sexualidade quando adulto?

Feita por >André · 14 abr 2019 Terapia sexual

Tenho 23 anos e estou na dúvida sobre a minha sexualidade. Nunca questionei a minha sexualidade, até há mais ou menos 6 meses eu conheci um cara muito bonito, não conheço ele pessoalmente, mas não importa. Desde então eu sinto atração sexual por ele. Eu acho que entre 100 mil homens por exemplo, eu sentiria atração sexual por 1 pessoa apenas, sei lá. Eu conversei com a minha psicóloga e ela disse que eu preciso ser livre, pegar quem quiser e não se preocupar com isso, preciso apenas viver, viver do meu jeito e pegar, transar com quem eu quiser. Mas a minha dúvida é essa, geralmente descobrimos a nossa sexualidade na adolescente, na puberdade, é possível descobrir quando adulto? É possível começar a desconfiar depois da puberdade?

A melhor resposta 15 ABR 2019

Olá André. Ponderando baseado no seu texto: A sexualidade é uma construção permanente; por isso, de certa forma, deve ser questionada a cada novo dia, para que seja aprimorada. Você tendo passado 23 anos sem se questionar, deverá, facilmente, trocar por uma atração que você ainda não conhece? Suponho que sua descrição da fala da Psicóloga, deve conter um resumo. O corpo de cada pessoa é muito íntimo, importante para ela mesma. Experiências não vividas podem ser objeto de imaginações de um jeito e vivências de outro. Descobrir a sexualidade parece um termo insuficiente. É preciso integrar ações com consequências, contato sexual com valores, valores com respeito, respeito com hábitos de vida. Viver uma experiência de minutos, com consequências indesejadas por anos, parace não ser uma boa hipótese. Não estou afirmando que isso ocorrerá; não podemos julgar as pessoas sem conhecer, mas será mais razoável para você, conhecer pessoas primeiro, quanto a seus sonhos, vocabulário, modo de se vestir, cuidados com a saúde, formas de ocupação do tempo, para ver se o todo, além do momento sexual, combina com você. Certamente uma reflexão ampla com psicólogo, ajudará você a integrar o todo de si com sua sexualidade, o seu desenvolvimento com os aprendizados históricos. Espero ter contribuído. Coloco-me à disposição. Um abraço Ary Donizete Machado - Psicólogo.

8769 respostas

21 MAI 2019

A vida é cheia de surpresas né André? Sim logico que você pode descobrir sua sexualidade na vida adulta, qual o problema? Espero que continue com as consultas ao Psicologo

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

29 ABR 2019

Bom dia André respondendo a sua pergunta tudo é possível quando falamos de sentimentos, a sexualidade envolve sentimentos e emoções não há controle e, nem parâmetros nesse caso, a idade, a fase em que o individuo está na vida, a descoberta para cada ser humano é diferente, pode ser na adolescência, na vida adulta não há como determinar com precisão quando o assunto é sentimentos, é o sentir. Sugiro que, converse mais com a sua Psicóloga sobre os seus sentimentos, a atração sexual que sente. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

22 ABR 2019

Olá André, Paulo Martins, Psicólogo Clínico em Recife.

Bom, sexualidade posso dizer que é tão complexa quanto simples. Simples quando uma pessoa se auto define de uma ou outra orientação sexual; Complexo quando se tenta descobrir a origem dos desejos pelo sexo oposto ou não.

Nesse momento, busque se concentrar mais na experiência, que você esta prestes a ter. Muitas vezes há pessoas que sempre se viram hetero-sexuais, mas que por uma experiência se definem o contrário (isso é, se definem gays), Mas há também aqueles que ao ter a experiência sexual com pessoa do mesmo sexo apenas confirmam que não era isso que queriam e nem por isso vão se rotular agora gays, por conta disso.

Minha orientação seria, conhecer e se assegurar que é seguro sair com essa pessoa (seja homem ou mulher).

Ser livre sim, mas sempre sabendo que toda escolha há consequências. Quando se é coerente consigo mesmo, normalmente se toma as precauções.

No demais, seja feliz com o que escolher.

Att,
Paulo Martins
CRP 19840

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

15 ABR 2019

Olá André.
A sexualidade é a plenitude da evolução, e pode ser sim direcionada de forma a encontrar prazer em qualquer estágio da vida. Será importante examinar se a sua escolha não está sendo guiada por frustrações ou inadequações passadas, para se ter plena clareza de que se trata de atração sexual diferente do que se tinga até então.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana