É normal uma criança de 2 anos e meio falar em morte?

Feita por >Mariana Moreira · 8 out 2018 Psicologia infantil

Já tem uns 4 dias que minha filha saiu com uma história de que vai morrer, ela olha pro céu e fala: Mamãe eu vou pro céu, mamãe eu vou morrer! ela só tem 2 anos e 6 meses e sei que ela ainda não tem noção do que é a morte, em casa ninguém fala sobre isso com ela e ontem Deus deu um livramento a ela. Ela estava com meu pai na beira da calçada quando veio um carro de ré e quase a atingiu. Meu pai percebeu e conseguiu salvá-la a tempo, ela ainda chegou a cair no chão mas meu pai conseguiu fazer o rapaz parar bem em cima dela. Estou em choque e assustada, não acredito que seja coincidência.

A melhor resposta 9 OUT 2018

Bom dia, mariana,

Crianças nesta idade são muito atentas, e têm o costume de repetir aquilo que viram e, às vezes, ouviram.
Pode não ter sido em casa, pode ter sido na rua, uma conversa próxima. Ou algo que outra pessoa possa ter-lhe dito.
Às vezes, na melhor das intenções de ajudar, podem dizer-lhe coisas que deixam a cabecinha de uma criança cheia de sonhos e dúvidas.
O melhor é observar não só aquilo que falam perto dela dentro de casa, como aquilo que é conversado na rua, nos lugares que frequenta.
Tenho uma experiência com meu sobrinho, até então nunca havia experimentado nada parecido, ninguém próximo morreu. mas um dia ele voltou do parquinho com esta história de que vai virar estrelinha.
Soubemos então que uma pessoa próxima estava com seu filho, e ela (a criança no caso) ficava perguntando o tempo todo: "Vovô tá me vendo da estrelinha, mamãe?"
E de certo meu sobrinho ficou com aquilo na cabeça.
Só que por não ter o entendimento, ele tem como uma imagem de fantasia, até mesmo uma brincadeira. "Vovô foi passear nas estrelas". Porque de fato um de seus avós já era falecido (não chegou a conhecê-lo).
Então, na cabecinha da criança, tudo é possível.
Procure entender de onde vêm estas imagens, e converse muito com ela.

Se eu puder ajudar, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

9 OUT 2018

Olá Mariana!
As crianças possuem o hábito de repetir o que elas escutam.. Pode ser que ela não compreenda e o mais racional quanto a sua narrativa do episódio onde ela quase foi atropelada, é de fato uma coincidência. O que vai amparar sua interpretação para esse fato, são suas crenças. Fique atenta ao que falam perto da sua pequena e de que forma é colocada. Nossa cultura não trata a morte com naturalidade, então é importante que você estabeleça que forme deseja colocar o tema pra ela, caso ela pergunte e você mesma pode perguntar onde ela escutou falar de morte. Seu susto e medo é natural e se por ventura esse fato lhe trouxer insegurança ou preocupação permanente e excessiva, busque um profissional para fazer acompanhamento psicológico.

Abraços!!

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro