É normal se sentir com muita raiva?

Feita por >Isabelle · 27 set 2020 Agressividade

É normal ter vontade de se machucar e quebrar coisas no seu momento de raiva é depois vontade de chorar?

A melhor resposta 29 SET 2020

Olá Isabelle
Grato pelo seu contato.

Ter raiva é absolutamente normal.
A questão não é a raiva em si, mas o que fazemos com ela. A raiva é uma forma de emoção e toda emoção vai se refletir no nosso comportamento.
O comportamento que você está relatando ter, embora você não tenha mencionado as causas, me parece muito intensa. Mas, nada que não possa ser resolvido com terapia e de preferência a Terapia Cognitiva Comportamental, que coincidentemente é a minha especialidade. O importante é você procurar por ajuda profissional.

Um abraço.

José Almiro Machado

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

28 SET 2020

Olá Isabelle.
Grata por sua pergunta.
Sentir raiva é normal e se bem direcionada pode até nos levar a agir e fazer coisas grandiosas e enfrentar os problemas com mais coragem. Mas à partir do momento em que isso passa dos limites e passa a trazer consequências desastrosas na área social, financeira, profissional, amorosa entre outras e lhe causa uma sensação de culpa, inutilidade, incapacidade e falta de amor próprio é porque é necessário tirar as amarras do seu interior e desatar os nós que estão causando esses pensamentos ruins sobre situações, pessoas e coisas. A pressa é que causa todos esses pensamentos negativos e essas atitudes descompensadas. A pressa do dia a dia faz com que queiramos resolver as coisas "à ferro e fogo". À partir do momento em que você conseguir limpar as idéias irracionais você verá com clareza o caminho que terá que percorrer para desenvolver a sua auto estima, se amar, deixar de se punir, de se agredir e agredir as coisas e pessoas. Comece a cuida-se de dentro para fora. Procure um profissional da área da psicologia para falar dos seus sentimentos e emoções. Com o tempo verá que começará a falar da busca da sua felicidade, da sua paz e do seu amor.
Fico à disposição
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

28 SET 2020

Olá Isabelle! Obrigada por sua participação.
O sentimento de raiva todos temos, mas o que faremos a partir disso é o que deveria estar sob atenção.
Sobre seu relato, seria bom você conversar com um psicólogo para que você possa contextualizar melhor essas situações e juntos possam pensar em resolver qual a melhor saída. Pense sobre isso.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

28 SET 2020

Olá! Grato por escrever. Você citou um problema, não contextualizou. Não é normal, sentir muita raiva, querer machucar-se, quebrar as coisas, chorar após essa sequência. A raiva faz sofrer o que sente raiva, machucar-se é auto agressão, quebrar coisas é destruir patrimônio. Todas, pelo jeito, voltadas para agredir a si mesma. Se fosse para agredir aos outros já era inadequado. Agredir a si mesma resolverá qual problema? Culpa?
Procure pela conduta científica de um de nós, psicólogos, com ética, abertura mental, persistência e disciplina. Você precisa fazer uso de tuas energias de forma construtiva e integrada com os valores e ética socialmente e individualmente razoáveis.
Em tempos de crescimento da pandemia: máscara, higiene, afastamento físico, empatia, solidariedade, Ciência!

8790 respostas

28 SET 2020

Olá, Isabelle!
O sentimento de raiva é uma reação normal do ser humano, merecendo atenção quando sua intensidade é elevada e suas consequências inadequadas. Havendo dificuldade esse sentimento, busque ajuda para trabalhar as questões envolvidas.

Andressa Farias Psicóloga Psicólogo em Brasília