É normal pensar muito em alguém depois de tanto tempo?

Feita por >mayaml22 · 8 mai 2024 Abordagem psicológica

Mesmo depois de muitos anos penso quase todos os dias nessa pessoa, ainda somos amigos e de vez em quando conversamos, porém eu sempre tento seguir com a minha vida e atualmente estou em um relacionamento, e amo nosso namoro, então porquê não consigo parar de pensar nessa pessoa?

A melhor resposta 15 MAI 2024

Olá!

É comum pensarmos nas pessoas com quem vivemos ou interagimos com certa frequência. O importante aqui seria definir melhor o que seria o 'pensar' nesse amigo. Você tem sentimentos mais profundos por ele para além da amizade? Ele sabe dos seus sentimentos por ele? Como ele se comporta diante disso? Você realmente ama seu namorado ou sente que preferia estar com seu amigo?

É importante você ser sincera com seus sentimentos e também com os sentimentos do seu namorado. Se seu amigo já deixou claro que não tem interesse em nada além da amizade, você pode se beneficiar da terapia para passar por esse processo para superar essa situação.

Fico à disposição para auxiliá-la nesse processo.
Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

118 respostas

9 MAI 2024

May, creio que vc nunca conseguiu separar e/ ou entender o q sente por essa pessoa.
É possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que sejam diferentes formas de amar.
Vc precisa, na verdade, é buscar sua felicidade. O que te faz feliz. E seguir em frente. Se puder faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

9 MAI 2024

Bom dia, Mayaml22! Obrigado por perguntar. Digamos que a melhor palavra para definir esse comportamento seja comum e não de norma. Ao continuar seu relato você coloca que são amigos, que de vez em quando conversam, depois complementa que está em um relacionamento e que ama o namorado. Teu texto dá indícios distorcidos pelos tempos atuais, de que devemos deixar de considerar pessoas de vínculos anteriores. O que não podemos é paralisar a vida, os objetivos, para pensar mais no que não vivenciamos na atualidade, para fantasiar o que não possível ou palpável. Não. Na verdade, necessitamos ter turmas de colegas, conhecidos, alguns amigos, ao mesmo tempo que devemos ter namorados. Namoro somente é saudável e pleno quando as pessoas vivenciam liberdade, turmas autônomas de colegas e conhecidos. Quem um dia foi namorado, não pode ser condenado a ser afastado. Ex namorado não deve e não precisa ser inimigo, ignorado. A questão é amadurecer e manter a retidão da clareza do tipo de vínculo de cada contato, a cada tempo. Amigos são pessoas raras, que devemos cultivar com a maior dedicação.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços!