É normal não confiar em ninguém para conversar e conversar apenas consigo mesmo?

Feita por >Stef · 30 abr 2022 Habilidades sociais

Não confio em ninguém, nem em psicoterapeutas pra desabafar então converso só comigo mesmo mentalmente tentando simular como seria uma conversa com outra pessoa isso é normal?

A melhor resposta 1 MAI 2022

Olá Stef, espero que esteja tudo bem com você!

Acredito que não seja adequado estabelecer diálogos mentais constantemente tentando simular diálogos com outras pessoas. A vida é um constante convite a socialização e a interação. Isso não significa dizer que você deve interagir o tempo todo, contando tudo o que pensa para qualquer pessoa. Porém, criar esse tipo de situação em sua mente não vai te ajudar a confrontar realmente suas questões a ponto de ultrapassá-las e te promover o real amadurecimento necessário para seu crescimento pessoal. Esse tipo de comportamento que descreve pode realmente acontecer, e ser até mais comum do que pensamos, e não indica nenhuma patologia. Pode indicar apenas uma falta de manejo social adequado para que você possa conduzir suas relações de maneira mais saudável para seu desenvolvimento pessoal. Um psicólogo é um profissional capacitado para esse tipo de escuta, e não há motivo para que você não confie nele. É no ambiente terapêutico que você pode encontrar um espaço de escuta sem julgamentos e nem preconceito, que pode ser muito bem aproveitado para seu próprio crescimento. É interessante você buscar esse profissional para que você possa iniciar um processo de autoconhecimento em busca de formas mais assertivas de se relacionar com o outro, sem que isso te traga prejuízo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

1 MAI 2022

Oi Stef
Não confia porque não connhe a si mesmo, não confia em si mesmo, é nulo para consigo mesmo. Como consequência, não confia em nenhum outro, principalmente em psicoterapeutas porque estes poderiam te desafiar a voce se confrintar com seus medos e conflitos, mas voce prefere ficar no seu mundinho, sofre, mas acredita que seja o único.
Você é sua escolha, você é o que constroi de si mesmo.
Se alguém tentar romper o ovo a partir de fora, a vida se perde; Se o ovo se romper a partir de dentro, pela ação do próprio pintinho, a vida flui. Quando quiser acordar, acorde; quando quiser comneçãr a crescer, se manifeste.
A escolha é sua.
Abraços

5929 respostas

1 MAI 2022

Olá Stef! Obrigado pela perguntar. A resposta é simples: não é normal. A própria palavrar "confiar" indica a ideia de "fiar juntos"; Isto é construir juntos. Não há outro jeito. Cuidado: o centro de referências de cada pessoa está nela mesma. No fundo, você não confia com outras pessoas, porque não acredita em si mesma. Precisa se fortalecer. Um psicólogo estuda faculdade integral, no mínimo por cinco anos, faz especializações, psicoterapia pessoal, supervisão, psicoterapia didática e, quando profundo, estudo por décadas ininterruptas, tendo sempre claro, que precisa ser confiável, empático, respeitoso, com mente aberta.
Podes ter certeza de que não temos saídas. Precisaremos confiar em graus e papeis diferentes, em uma parte das pessoas. De certa forma, precisamos confiar em nossos pais, nos professores, na Ciência consolidada, na higiene da padaria e do açougue, no médico, gradativamente, seletivamente, cuidadosamente nos colegas que desejamos que um dia, adquiram status de amigos. Formar amigo profundo, sólido, verdadeiro, é construção que as crianças são mais sábias, mas jovens e adultos, também podem, desde que sigam rotina criteriosa.
Convido-te a dar uma chance a um de nós, psicólogos experientes. Certamente não haverá brechas para você alimentar tua desconfiança.
Abraços virtuais (a pandemia ainda é real, há grande maioria de falsos políticos, maior parte ainda de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento- até alguns falsos cientistas. Diante disso devemos seguir recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, enriqueça a proximidade afetiva, evitando aglomerações.

8767 respostas

1 MAI 2022

Ola
Me parece que pode ter te trazido muitos prejuízos em vida. As trocas que fazemos com outras pessoas nos ajuda a viver de forma mais saudável. Essa reclusão pode levar a certa solidão. Levar isso a um terapeuta pode te ajudar a compreender isso com ele, entendendo seu histórico e experimentando isso no momento presente com ele.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

1 MAI 2022

Oi! Eu não posso dizer se é normal ou não, mas não me parece saudável. Nós somos seres sociais que precisam de comunicação com outros seres humanos. Seria muito bom se você conseguisse entrar em processo terapêutico para entender e curar essa desconfiança. Pode ter origem em algum trauma, ou algo do tipo. Não sei se você sabe, mas nós psicólogos temos um Conselho profissional e um código de ética que nos obriga a garantir sigilo sobre o que é dito em terapia. Talvez isso te deixe um pouco mais seguro. E espero que sim, porque você precisa de ajuda!

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte