É normal me sentir adolescente aos 19 anos?

Feita por >Vitor · 27 ago 2023 Abordagem psicológica

Completo meus 19 anos agora em setembro de 2023, mas ainda me sinto como se fosse um adolescente. Como se explica isso?

A melhor resposta 30 AGO 2023

Olá, Vitor,
Que pergunta interessante! Veja, quem somos está em constante formação. Estamos sempre nos adaptando e agindo de acordo com nosso contexto. Daí as experiências que vivemos, que se traduzem em histórias, aprendizados, vivências, enfim, seja como formos chamar, a nossa vida vivida. Bom, digo isso para te devolver outra pergunta: se tu aprendes algo aos 5 anos e esse algo se mantém válido até hoje, essa parte tua tem quantos anos?
Claro, é uma questão retórica. A resposta seria que tens quantos anos tens hoje, mas esta questão é para que possas pensar sobre a atemporalidade que existe em nós. Somos o que somos... melhor: somos tudo que somos. E nesse ser não há idade e muito menos um "click" que vai dizer quando se é criança, adolescente, adulto ou idoso. Se isso existisse, não teríamos tantas pessoas com mais de 65 anos constrangidas em usar seu direito de passe livre no transporte público por não se sentirem "velhas".
Talvez - e aqui é um grande "talvez" - a pergunta seja outra: o que tu esperas de ti com 19 anos e o que tu te sentes fazendo?
Se tiver interesse, podemos explorar estas questões e fico à disposição para agendarmos um horário.

Até mais!

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

5 SET 2023

Olá Vitor!!
Sim, é normal!! Nós percebemos que ser adolescente é descobrir o mundo, arriscar e construir uma nova imagem de si mesmo, para isso acontecer vamos precisar viver um processo, ou muitos processos, será um ir e vir, ora criança, ora adulto, ora adolescente, faz parte, porém nos traz insegurança, confusão nesse processo de completar a formação de identidade ao sair da adolescência para a fase adulta, muitos serão os processos a serem vividos.
Por exemplo o processo de luto: na adolescência nos despedimos de muitas coisas importantes e gostosas da nossa vida: a infância! O nosso jeito infantil, nosso corpo de antes, a relação com os pais, as brincadeiras. O novo chega sem pedir licença e precisamos dizer adeus ao que já não existe mais, e esse processo acontece também na fase da transição da adolescência para a fase adulta.
A transição de fases exige entender o mundo por si mesmo: com o cérebro em expansão, o mundo se abre de uma forma nunca vista antes e precisamos experimentar a vida, para nos localizarmos nela e descobrirmos o que de fato gostamos de viver.
Sentir-se conectado com esse mundo “de adultos” que, em um primeiro momento, nada tem a ver com a fase da adolescência, onde já foi complexo sentir e compreender pois os sentimentos foram muitos e como reagimos a cada situação é algo profundamente pessoal, por isso é tão importante compreender o que se sente. Esse é o princípio, o desenho dos contornos da nossa identidade.
E assim começamos a descobrir quem somos e qual o nosso jeito de se, o que nos identifica, o que nos representa, uma definição mais complexa da nossa identidade.
Relaxe, não se preocupe, viva o hoje, nós não temos o controle, apenas podemos organizar e resolver o que se apresenta de fato naquele momento, não existe uma data exata para cada fase, elas se misturam e uma se dilui na outra, e quando vemos já somos adultos.
Respire, corra, faça exercícios físico, leia, curta os momentos.... e aproveite a viagem.
Um grande abraço, boa viagem, sempre que precisar estarei aqui.
Jane Holetz (psicóloga clinica)

Jane Holetz Psicólogo em Balneário Camboriú

18 respostas

29 AGO 2023

Olá, Vitor. Obrigada por escrever.
A passagem da adolescência para a vida é uma transição desafiadora e configura no desenvolvimento da sua maturidade emocional e intelectual. É importante avaliar que a adolescência é uma fase de interação social e de experimentações e nessa etapa você vai se capacitando para tornar-se um adulto. Além de entender quais são de fatos as incertezas que faz o perceber que você não consegue sair do lugar. Atualmente já se fala do alongamento desse período para 24 e 26 anos de vida, isso devido a mudanças sociais e culturais.
A terapia é um ótimo lugar para ajudá-lo a um desenvolvimento saudável.
Me deixo à disposição.

Lygia Amancio da Silva Roque Psicólogo em Belo Horizonte

2 respostas

28 AGO 2023

Olá Vitor, você ainda está na fase da adolescência. Agora se quiser procurar ajuda psicológica para trabalhar essas sensações que tem incomodado, pode te ajudar a te entender melhor.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

28 AGO 2023

Olá Vitor! Obrigado por escrever. Não só é normal como é adolescência mesmo que você está vivendo. Adolescência é um processo cultural, que conforma a cultura vai ficando mais complexa, mais demorado. Em nossa sociedade, com a cultura urbana, os desejos e necessidades alimentadas em nossos tempos, como carro, internet, faculdade, viagens, jantares fora, opções de roupa, eletroeletrônicos, diversidade científica, cultural, social, as pessoas vivenciam adolescência até após os trinta anos. Dada a complexidade cultural, nessa idade, as prioridades devem ser entender a cultura e a natureza humana. Para tanto, é importantíssimo turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, trabalho comprometido, estudos sérios, esportes coletivos de contato, grupos de estudos, de teatro, arte, cultura.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

28 AGO 2023

Olá, você está vivendo um momento de transição na sua vida da adolescência para a juventude.
Essa nova fase com novos desafios querem o auto conhecimento.
Aconselho buscar acompanhante profissional para se ajudar nessa nova fase da vida.

Nadyne de Souza Passos Psicólogo em Serra