É normal enjoar fácil das pessoas?

Feita por >kccs · 15 mar 2017 Terapia de casal

Sempre que tento entrar em um relacionamento em dois meses e eu já enjoo da pessoa e costumo terminar. Às vezes acho que nunca sequer gostei de alguém por isso, pelo fato de enjoar muito rápido das pessoas. Minhas amigas dizem que isso não é normal e que preciso de terapia. Isso é comum?

A melhor resposta 16 MAR 2017

Boa tarde Kccs, cada pessoa tem a sua forma de ver a vida, o seu jeito de ser, os seus valores e suas experiências na vida amorosa. Alguns acontecimentos podem influenciar na maneira de como a pessoa vai se relacionar consigo mesma e conseqüentemente como ela vai se relacionar com aquele que ela está interessada. Tudo vai depender de como ela administrará suas experiências e emoções que estão “dentro da mala”, ou seja o peso de algo ou de alguma situação no passado. Tudo que ela viveu e todas as suas características podem ser aproveitadas de forma positiva ou de forma negativa. Normalmente o que atrapalha o começo do namoro ou a continuidade do mesmo são alguns fatores que contribuem para esse comportamento: baixa auto-estima sente-se inferior, não é boa o bastante e assim não se aceita como “é”. Não se valoriza e não acredita que é merecedora de amor e de carinho, de respeito, dessa forma se sente insegura e tímida, muita sede ao pote: joga uma carga e uma ânsia muito grande e difícil do outro suportar. Não consegue curtir o momento e deixar as coisas acontecerem naturalmente e no seu tempo. Deposita toda a expectativa de um futuro em cima de quem ela está interessada, como se o paquera tivesse que tornar a vida da pessoa mais interessante e “feliz”. Isso o assusta, fica pesado e cansativo para ele, quando pessoa é muito exigente, grudento. Examine se você se encaixa em alguns dos comportamentos citados, mas não esqueça que é fundamental entender que a pessoa é responsável pela sua própria felicidade, o companheiro será apenas alguém que participará de sua vida. Independente de estar ou não namorando, a pessoa precisa manter suas atividades e amizades, se gostar e se valorizar, para aí o outro gostar, valorizar e respeitar ela. É dessa forma que a pessoa poderá encontrar alguém “especial”, mantendo uma relação saudável. Mas se você tiver interessada em se conhecer mais em relação a essa situação sugiro que procure um profissional de psicologia para lhe auxiliar. Coloco-me a sua disposição, Abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

30 MAR 2017

Você pode ter este comportamento para fugir de vínculos mais profundos. Necessita sim de psicoterapia. Alguns casos ansiosos também desenvolvem este tipo de comportamento. Geralmente são pessoas que não suportam rotina e necessitam de estímulos novos a todo o momento.

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

17 MAR 2017

Olá KCCS, o seu comportamento de perda de interesse das relações não é comum. O que você deveria se perguntar é: o que você espera dessas relações? O que acontece para você perder o interesse? Quais suas expectativas num relacionamento? Como você se sente nesses relacionamentos? O que te incomoda? Essas questões podem ajudar você a pensar mais sobre o que vem acontecendo. Você pode também buscar psicoterapia, onde o psicólogo vai te ajudar a compreender melhor esse comportamento. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 MAR 2017

Olá Kccs!
Não costuma ser comum este desinteresse recorrente, e ele pode ocorrer devido algum medo que você possua em se ligar intimamente a alguém.
É indicado que você procure ajuda de um psicólogo para que seja possível compreender mais profundamente esta questão afetiva em sua vida.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

16 MAR 2017

Olá Kccs!
Sim, é comum as pessoas terem relacionamentos pouco duradouros, entretanto, através da psicoterapia é possível trabalhar no sentido de compreender os motivos que o levam a manter este padrão de envolvimento afetivo, ajudá-lo a se conhecer melhor, compreender o que de fato o faz entrar e terminar um relacionamento sem muita certeza do seu afeto por ela.

Espero ter ajudado!
Fique bem!

Gracy Ramos

Psicóloga Gracy Ramos Nakakura Psicólogo em Brasília