É normal criança de 5 anos desenhar cemitérios, túmulos e coisas assustadoras?

Feita por >Jacy29 · 14 set 2020 Psicologia infantil

Meu filho de 5 anos vive pintando desenhos de cemitérios, cruzes e coisas assustadoras. Hoje ele desenhou um túmulo com uma cruz e escreveu o nome dele, eu fiquei tão assustada e triste hoje, e quando fui conversar com ele, o mesmo não quis falar nada sobre isso, só queria se esconder

A melhor resposta 15 SET 2020

Olá Jacy29

Não é comum, entretanto as crianças de hoje são muito estimuladas através dos meios de comunicação. Atualmente estamos sendo bombardeados pelas notícias relacionadas a pandemia, imagens de cemitério, hospitais e morte. Sugiro a você, que brincando de desenhar junto com ele, e nas interações entre vocês, venha a tona a explicação. Faça isso não uma só vez. Caso você não obtenha sucesso, uma psicóloga infantil é a solução adequada.
Espero ter ajudado.

José Almiro Machado

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

15 SET 2020

Oi Jacy, boa tarde!
Apesar de as vezes as crianças parecerem alheias ao que está acontecendo ao redor, pode ser que seu filho esteja sim prestando atenção e compreendendo toda essa situação que estamos vivendo, e esse está sendo o meio de externar o quanto isso o tem afetado. É importante que você esteja atenta, acompanhando, e se mostrando disponível para conversar , perguntar pra ele o que significa o desenho, se ele quer te contar a história do desenho. Perguntar se ele está com medo de alguma coisa, enfim, se mostrar disponível. Nem sempre as crianças conseguem colocar em palavras o que estão pensando ou sentindo, então usam outras formas de expressão. É importante ver também o quanto isso traz angústia e sofrimento pra você como mãe, que também está vivenciando toda essa situação e as vezes não sabe muito bem como agir não é? Super importante você estar tentando entender e ajudar. Se precisar, procure ajuda profissional. Beijos, Sandra.

Sandra Campos Psicólogo em Salto

7 respostas

15 SET 2020

Voce, Jacy e o filho precisam fazer Psicoterapia para compreender realidades que não se pode colocar aqui.

5929 respostas

15 SET 2020

Olá Jacy.
Para saber se é normal ou não é necessário averiguar melhor.
Perceba se estes desenho são reflexo de programas que ele tem assistido, ou de alguém que tem conversas sobre este tipo de assunto com ele. No entanto, o fato dele se esconder pode ser indício de que algo não está bem com ele, a criança tem o comportamento de esconder muitas vezes quando sente que algo que faz está errado ou quando não quer que alguém saiba o que está fazendo.
Um psicólogo infantil acostumado com desenhos e ludoterapia é aconselhável para se verificar o que está acontecendo. Os desenhos em psicologia costumam revelar muitas coisas que as crianças não conseguem expressar.
espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

15 SET 2020

Se o seu filho estar desenhando esses temas é pq ele quer lhe dizer algo atravez disso. Se vc quiser procurar atendimento psicológico para ele eu estou disponivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 SET 2020

Cara Jacy, muitas coisas que as crianças desenham são reflexos do que ela assiste na tv, acessa nos telefones, computadores e outros eletrônicos, a princípio sugiro que você investigue o que seu filho anda assistindo e acompanhando, para verificar se é algum personagem, como por exemplo, "o meme do caixão" que está em "alta" nas mídias sociais. Descartando isso, se você perceber uma grande quantidade de desenhos , sugiro que verifique o contexto destes desenhos, como por exemplo, retratar agressões, pessoas se machucando, muito sangue e etc, caso apareça muito destes itens, sugiro que procure ajuda de um psicólogo infantil, para que o mesmo possa, utilizando as ferramentas corretas para a idade da criança, identificar se há algum problema no conteúdo destes desenhos. Espero ter ajudado.
Att
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos