Dificuldade nos estudos

Feita por >Patrícia · 10 dez 2017 Traumas

Olá,

Estou passando por uma situação complicada e triste, eu sempre estudei em escola pública, tive dificuldades nos estudos em uma pequena parte da vida escolar mas nunca reprovei, eu passei no vestibular de uma federal estudando em casa e nunca fiz cursinho, mas apos entrar na faculdade comecei a reprovar muito e ter muita dificuldade, mas não é por falta de estudar, sou frequente nas aulas e estudo muito mesmo. à exaustão, cheguei ao ponto de estudar durante o dia e durante a madrugada, porém nunca obtive bons resultados, semestre passado foi o que eu mais me esforcei e foi o pior de todos, reprovei em todas as matérias (6 no total), na metade do semestre eu tava tão insegura para fazer provas que eu comecei a deixar de comparecer no dia da prova, eu me esforçava, estudava bastante e ao chegar na sala de aula eu desistia de fazer porque sabia que ia me dar mal.

Esse semestre peguei pouquíssimas matérias mas no entanto eu estou traumatizada, comecei a colar nas provas por insegurança (e deu certo eu tirei uma boa nota) até que fui pega e decidi que não vou mais fazer isso (fiquei tao envergonhada que tranquei a matéria), porém a frustração de se esforçar para a prova, respondê-la toda e tirar um 2,5 de uma prova que vale 10 ainda é recorrente na minha vida e eu não sei mais o que fazer, já tentei mudar o jeito de estudar mas não obtive resultado, o curso que eu estou eu amo, é o que eu gosto de fazer, mas tem muita química, que não tive bons professores na época da escola, mas não acredito que seja esse o motivo pois estou indo mal em todas as disciplinas. Eu estou me sentindo cada dia pior, meus pais nao me cobram nada e até me apoiam muito no que eu decidir quanto a faculdade mas eu já estou muito envergonhada e não compartilho com eles sobre isso, eu também não tenho amigos e me sinto muito só, pois também nao tenho desabafado com meu namorado sobre isso, eu frequento terapia mas tenho outros problemas em pauta para serem tratados então este acaba ficando de lado, eu também não consigo muito falar sobre isso. Enfim, me sinto muito burra e incapaz, todos se saindo bem e eu pra la de ruim.

A melhor resposta 12 DEZ 2017

Bom ter o seu contato Patricia!!!

Como a sua demanda trata de dificuldade nos estudos vou passar algumas dicas importantes para a consolidação da memória e como o sistema do cérebro registra as informações.

Em primeiro lugar se você passou em uma universidade federal estudando sozinha sem cursinho demonstra que não há nada de errado contigo.

Em seu relato de nunca ter reprovado anteriormente e agora sim pode gerar um psicotrauma pelos resultados negativos.

O princípio da aprendizagem funciona mais ou menos assim: em sala de aula se é aluno, isto recebe a informação para trabalhar o assunto (memória de curto prazo), saindo da sala de aula e no mesmo dia vai ser estudante, isto é trabalhar exercitando aquilo que foi ministrado em sala de aula, pesquisando, estudando, realizando exercícios, pois quanto mais sentidos usarmos sobre o tópico mais o cérebro irá considerar importante para registro (memória de longo prazo). Depois de tudo isso o importante é dormir bem ( e no escuro com quarto bem arejado) para consolidar a memória, pois quando dormimos é que o cérebro (uma região específica chamada hipocampo) consolida a memória enviando as informações trabalhadas para o córtex e descartando as não trabalhadas para a lixeira, assim como um computador.

Uma boa alimentação, exercícios físicos também são importantes para estabelecer uma qualidade de vida.

Caso sinta que algum psicotrauma, algum bloqueio esteja lhe incomodando, sugiro procurar um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, uma terapia de reprocessamento e dessensibilização daquilo que lhe incomoda.

Atenciosamente.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

11 DEZ 2017

Olá Patricia!
Posso imaginar seu sofrimento, taia frustrações acabam potencializando sintomas de ansiedade o que influenciam em sua concentração e consequentemente em seu rendimento. É preciso analisar a fonte de sua insegurança para que você possa elaborar qualitativamente, como você ja faz terapia seria imporatante voce conseguir tratar esse assunto com sua terapeuta (o) ou buscar um profissional para tratar especificamente desse assunto. Voce pode começar também qualificando seu questionamento interno quanto a sua capacidade, o quanto você é capaz e o quanto voce vem se esforçando.
Espero ter ajudado.
Fico a disposição.
Psicologo Rodrigo

Rodrigo Romão Antonio Psicólogo Psicólogo em Bauru

12 respostas

11 DEZ 2017

Patrícia, entendo seu sofrimento.
O momento novo, professores, colegas de classe, dificuldade de entendimento, tudo isso faz com que o seu grau de ansiedade suba, logo o estresse também.

Na terapia, a pauta é você quem faz, não se trata de vergonha, de ser ou não burra, isso não existe, trata-se de uma dificuldade em enfrentar o novo, esse desafio, isso está lhe causando dores e você está colocando sob o tapete
Sua Psicoterapeuta não tem como adivinhar o que está acontecendo, para que ela possa lhe ajudar, ela precisa saber, da suas dificuldades, ansiedade, autocobrança.
Foco na Terapia.
Espero que eu tenha conseguido lhe ajudar
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

11 DEZ 2017

Patrícia, a terapia serve para você trabalhar dificuldades e conflitos atuais, não somente coisas do passado. Você demonstra uma insegurança tremenda em relação a si mesma e isso gera o bloqueio que faz com que você tenha esses comportamentos de desistir, colar nas provas, insegurança frente as matérias. Você assimilou pensamentos e comportamentos mal adaptados em relação a esses sentimentos de insegurança. Leve isso para sua terapia e você verá como poderá te ajudar bastante.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 DEZ 2017

Patricia seria importante você fazer terapia e uma avaliação psicológica para avaliar sua dificuldade de aprendizagem, mas também podemos observar que a exaustão dos estados prolongados também está lhe prejudicado, procure um psicólogo o mais breve possível.

Psicóloga Ana Carla Marostica de Souza Psicólogo em Passo Fundo

3 respostas

11 DEZ 2017

Bom dia, Patrícia,
Você foi longe nos estudos, garota, e isto não é pra qualquer um. Parabéns.
No entanto, no seu caminho talvez você tenha deixado sua mente para ter a faculdade como meta, e assim chegando lá, inconscientemente, seu cérebro parou de se empenhar.
Pense nas suas conquistas como uma escada, e cada vitória como um patamar. Você chegou onde havia se colocado como sendo "o topo", e então percebeu que há mais caminho à frente.
Talvez não seja a hora de se esforçar, pois sua mente está cansada e confusa. Talvez seja hora de desfrutar desta vitória, e começar a estabelecer novos objetivos.
A mente precisa de metas pra seguir evoluindo, e você precisa dar-lhe estes passos.
Acredite, é mais simples do que parece.

Se quiser ajuda neste novo caminho, estou à disposição.
Lembre-se, o Céu é o limite, e você está quase lá.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

11 DEZ 2017

Bom dia Patricia. Sugiro que você procure ajuda de um psicólogo. O/A profissional poderá ajudar você, pois, parece que você tem algumas crenças que a estão atrapalhando, por exemplo, sentir-se burra. Com ajuda do psicólogo você conseguirá mudar esse tipo de crença e se desenvolver profissionalmente e também auxiliará no sentido de será que gosto do curso que estou fazendo? Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

11 DEZ 2017

Olá, Patrícia.
Você faz terapia, é isso é um ótimo sinal, você relatou que está trabalhando no momento outras questões, mas aço importante fazer esse relato para o o profissional, pois pode estar ligado com alguma questão que esteja trabalhando e você não se deu conta.
Você mesma relatou que passou em uma universidade federal, estudando sozinha é isso já demostra que você tem uma inteligência e força de vontade admiráveis, essa crença que você não consegue não é verdadeira.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo