Devo terminar?

Feita por >Namorada Confusa · 24 nov 2016 Terapia de casal

Namoro uma garota há 5 anos, desde o início ela sempre foi grudenta e eu sempre disse a ela que este não era o tipo de relação que eu queria. Nosso namoro parece um casamento desde que começou. Ela sempre foi minha melhor amiga e sempre tivemos uma relação de amizade muito forte, principalmente da minha parte. Com alguns dramas e como ela sempre foi ligada aos pais excessivamente às vezes (23 anos e os pais ainda a levam aos lugares, mesmo que ela ainda tenha carta e a mãe manda mensagens de 15 em 15min ou menos) eu fui perdendo o interesse e há uns 3 anos a gente nem transa mais. Somos cada vez mais amigas ao meu ver e ao ver dela, pelo que conversamos não. Já disse a ela diversas vezes que não estou feliz e ela ainda assim, insiste no relacionamento dizendo que vai melhorar, que não entende porque eu não estou feliz, que pra ela está tudo bem e que vamos ficar bem, isso tudo sempre com muito choro da parte dela, que é algo que desde o início do relacionamento sempre disse que me incomodava. Ao mesmo tempo eu a amo muito, reconheço tudo de bom que ela já fez por mim, todo amor e dedicação que ela demonstra, mas fica cada vez mais difícil pra mim, ter empatia com os mesmos erros. Já perdi a paciência e não sei mais o que fazer, se devo ou não terminar. O que me aconselha a fazer?

PS: este ano, depois de 5 anos beijei outra pessoa.

A melhor resposta 24 NOV 2016

Olá Namorada Confusa!
As vezes, o amor se transforma, assim como a relação, e é preciso ter sensibilidade para perceber quando o amor de parceiras se transformou em amor de amizade.
Seria interessante que buscasse a psicoterapia para que seja possível explorar melhor seus sentimentos, possibilitando o autoconhecimento e fortalecimento emocional para tomada de decisões com mais segurança.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

1 DEZ 2016

O tempo assim, como ele cresce, ele amadurece, ele esfria, enfim, primeiro você precisa se perguntar o que esta fazendo nesta relação, qual o seu sentimento, o que te mantem ligado a ele, a psicoterapia te ajudaria de fato, a entender o motivo desta dependência e ligação.
Mas o movimento e de ambos nesta ligação, pois ela se mantem e você aceita.
Precisa buscar internamente, seus sentimento e o que deseja fazer com ele de fato, e bancar a escolha.
espero ter ajudado!

29 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

25 NOV 2016

Sera uma Pena terminal esse relacionamento no ponto em que estao. Conseguirao construir uma Relacao de amizade mas Naomi estao sabendo construir o mais facil, uma vida sexual satisfatoria. Procure um profissional competente Coach em relacionamentos e passem a uma nova fase do relacionamento como se estivessem conhecendo uma nova Pessoa. Cada um renovando suas atitudes e tornando novas pessoas no mesmo relacionamento. Boa Sorte!
Psicologa & Parapsicologa Cida Santos

Doutora Aparecida Paula Santos Psicólogo em Rio de Janeiro

21 respostas

25 NOV 2016

Não sei se deve terminar, mas certamente está confusa e aparentemente querendo experimentar outros tipos de relacionamento, onde possa se sentir mais tranquila e participante de uma relação mais equilibrada.Verifique quais serão as consequências de um término e os ganhos, se você se sentir preparada para viver as consequências, tome sua decisão.
Também no processo de terapia, você terá condições de expressar tudo o que sente, se escutar, ser escutada, entender e até planejar dentro dos seus valores o que é melhor para você e como fazer isso dentro do melhor equilíbrio possível. Amizade e namoro são relações que envolvem amor e gratidão porém são feitas de outras variáveis que talvez você esteja sentindo falta.

Um abraço,

Márcia Costa

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

25 NOV 2016

Olá,
Se sua relação já não está boa como namorado a tendencia é só piorar, você precisa saber o que você realmente sente. Sugiro que procure ajuda psicológica para você e para ela principalmente.
Boa Sorte.
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro