Desejar a fama é um aspecto problemático?

Feita por >Benigna · 7 ago 2020 Autoestima

Sou artista e sonho em ter fama pelo reconhecimento e pela ideia de assim ser possível levar uma vida confortável(venho de uma realidade difícil na infância e trabalho para me manter fazendo o que gosto, que não me dá ainda retorno financeiro), embora uma vida de gastos absurdos não seja o que me atrai. Às vezes desenvolvo uma paixão por famosos ou pessoas de destaque nas suas carreiras; isso é um problema de autoestima e falta do viver a própria vida e realidade?

A melhor resposta 8 AGO 2020

Benigna,
Parabéns por procurar ajuda, quem cuida de si cuida do mundo. A princípio sua questão não é estritamente psicoterápica. Contudo, a Psicologia pode contribuir muito para aprofundar as questões que você coloca como também para desenvolver autoconhecimento e auto estima. Conte conosco. Entrando mais especificamente na sua questão começo te perguntando: daria para você trabalhar essa sua questão por meio da sua arte? Por exemplo, como você representaria artisticamente essas perguntas que você trouxe? A paixão por famosos pode ser algo saudável no sentido de gerar estímulos, mas também pode ser algo patológico no sentido que pode ser excessivo caso comprometa seu dia a dia ou gere sofrimento. Esse é um dos temas que podem ser trabalhados na psicoterapia. A busca por fama e por conforto (que inclusive estão atreladas na sua escrita) a princípio não são ruins, mas novamente, em excesso podem ser prejudiciais. Aqui há uma questão filosófica: o que é necessário para ser feliz? Uma resposta interessante é a que o filósofo Epicuro deu, busque por "Filosofia do prazer medium" e vai encontrar textos interessantes a esse respeito.
Caso queira aprofundar alguma dessas questões pode entrar em contato. Até logo.

Kayros Psicólogo em Fortaleza

38 respostas

9 AGO 2020

Olá Benigna! Grato por participar. A "fama" vista nas pessoas tidas como destaques principais, dos quais vemos uma pequena parte da casca, mas não vemos a essência, é um problema muito sério. O caminho para nos melhorarmos está em ter a sensibilidade, o controle e a disciplina para saber, em termos de trabalho, por exemplo, o que conseguimos fazer hoje, o que podemos, com realismo aprender para amanhã. Em uma comparação é algo como subir um degrau da escada de cada vez, com firmeza e segurança, inclusive, tendo que algumas vezes, voltar alguns degraus.
Não espelhe seu progresso nos ídolos, melhore-se devagar, com disciplina, um pouco de cada vez, em algum aspecto de você.
Se eu quiser ser um artista igual ao Chico Buarque, vou me paralisar; seu eu quiser aprender um pouco de sinônimos, aprenderei um pequena parte do que o Chico Buarque aprendeu.
Espero ter conseguido expressar, que é preciso melhorar a si mesmo, sem querer ser igual ao outro. Ser igual ao outro é inadequado.
Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8780 respostas

8 AGO 2020

Tudo bom, Benigna? Nada é problemático até afetar bem-estar. Acho que a questão não é viver a própria a realidade, até por que isso é um sonho seu. Mas, como faço para ter fama? Que contribuições posso ser para alcançar prestígios. Às vezes, o cerne da questão está na pergunta que fazemos, e não na resposta. O autoconhecimento pode contribuir muito também para compreensão dos seus sonhos e alcançar seus objetivos. Caso tenha mais dúvidas, entre em contato, será um prazer!
Eline.

Anônimo-377106 Psicólogo em Maceió