Dependência da terapia

Feita por >Anônimo · 12 jun 2017 Psicoterapias

Eu me sinto depende da minha terapeuta, assim como da minha terapia. Devido a isso algumas vezes sinto que ela não liga pra mim, não se importa muito comigo, quando na verdade é apenas uma visão distorcida. O que devo fazer?

A melhor resposta 13 JUN 2017

Acredito que você tenha 2 possibilidades a serem pensadas: 1- é dividir esses sentimentos que você tem para com ela e assim encontrar o melhor caminho, ou 2- iniciar o trabalho com outra terapeuta caso não melhore essa questão, pois sabemos que a terapia tem como objetivo fazer com que o paciente seja independente.
Abraços

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

13 JUN 2017

Oi,
à medida que o processo terapêutico progride, a pessoa começa a adotar uma dependência para com o psicoterapeuta. Afinal, quem mais ouve todas as nossas intimidades sem julgar/condenar?
Fale sobre essa angústia em relação à sua dependência. O psicólogo, melhor que ninguém conseguirá auxiliar nessa estruturação.

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

13 JUN 2017

Olá anônimo! A própria terapia é o lugar mais adequado para você tratar disso. Converse com a sua psicóloga sobre o que tem sentido. Mesmo estes sentimentos. Ela não vai receber isso de forma negativa e vai ser importante para ela ajustar o curso do seu tratamento. Esse feedback do paciente é muito valioso. Ela vai gostar de receber esse retorno seu. Espero que dê tudo certo. Abraço

Cybelle Araújo Psicologia Psicólogo em Vitória

36 respostas

13 JUN 2017

Olá! Segundo seu relato é importante que exponha estes sentimentos e pensamentos em sua análise.
Até porque faz parte do processo de análise essa sensação de dependência do analista que é importante que seja trabalhado.
Trabalhe também essa questão de sentimento de desamparo.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

13 JUN 2017

Olá Anônimo!
Esta sensação é reflexo de que o vínculo está fortalecido e possivelmente representa aspectos importantes de suas queixas. Esta emoção deve ser trabalhada ao longo do processo devendo ser comunicada ao terapeuta, por isso, acredito que o melhor caminho é dividir tais emoções com sua terapeuta.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

13 JUN 2017

Bom dia.
Sugiro que voce trabalhe essa questão com a sua terapeuta, pois dessa forma ela poderá ajuda-lo (a),inclusive desfazer algumas crenças que você tem e ate mesmo buscarem juntos estratégias para diminuir essa dependência na terapia.

Abraços.

Vivian Denny

Vivian Maria Denny Psicólogo em Campinas

3 respostas

13 JUN 2017

Se isso aconteceu, o processo terapêutico perdeu o valor. Mude de terapeuta. Um abraço.

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

13 JUN 2017

Olá,
Muitas vezes é difícil se desvincular do terapeuta e/ou da terapia. Parece que você está passando por esse processo. Exponha suas dificuldades (medos, fantasias, insegurança) para sua terapeuta. Ela com certeza saberá como ajudá-la.

Valdete de Lima Ank Morais Psicólogo em Praia Grande

22 respostas

13 JUN 2017

Olá
Olha cada linha da psicologia segue uma determinada estratégia. Não sei qual a linha do seu terapeuta mas a terapia deve lhe dar ferramentas para que você tenha condições de dirigir sua vida com autonomia. Se essa terapia lhe causa dependencia procure outro terapeuta. Procure saber qual a linha dela.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

13 JUN 2017

Olá, precisa conversar com ela sobre isso. Provavelmente se trata de crenças que são manifestadas não somente nessa relação, mas em todas as suas interações pessoais. Tenho certeza que ela saberá manejar essa situação. Boa sorte pra você!
Um abraço
Sueli

Sueli Doniseti dos Santos Psicólogo em São Paulo

29 respostas

13 JUN 2017

Olá Anônimo, sua fala traz uma certa carência de atenção e um certo pensamento automático disfuncional com relação a sua percepção de imagem da sua terapeuta e sua terapia. Percebo que você ainda não entendeu que o lugar do Psicólogo não é o de pai ou mãe e que a relação terapêutica requer doses homeopática de autocuidado, autodependência e autosuficiência onde o psicoterapeuta não pode e não deve estabelecer um vínculo afetivo que interfira no processo do andamento da psicoterapia, por isso, se faz necessário que haja limites na relação do psicólogo e paciente.
Espero ter ajuda, à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

13 JUN 2017

Fale com ela sobre isso. É muito provável que você esteja reproduzindo o seu padrão de se relacionar com a terapeuta... Então, a sugestão é trabalhar isso na terapia já que você parece reconhecer que é uma visão "distorcida" mas continua se sentindo da forma relatada..

Psicóloga Alânia Diógenes Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

13 JUN 2017

Boa noite.
É importante que você converse com sua terapeuta sobre isso, e se julgar necessário quem sabe procurar outro profissional para que essa questão não interfira em seu processo terapêutico.
Espero ter ajudado, fico a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville