Criança se masturbando. Isso é normal?

Feita por >Camilla · 21 mar 2016 Ludoterapia

Olá. Minha filha tem 6 anos e anda se masturbando escondido. O que fazer? Fica se esfregado no cobertor. Isso é saudável? Se sim, até que ponto?

A melhor resposta 21 MAR 2016

Bom dia Camila! Sim é normal que as crianças se toquem - aos 3/4 anos quando começam a descobrir seus corpos, mas pode perdurar ou reaparecer em outras idades. É importante lembrar que a masturbação para a criança nada mais é do que o contato com o seu corpo, que fisiologicamente é prazeroso. Pode ocorrer que a criança, tendo frustrações em outros contextos, encontre na masturbação um momento de relaxamento (inclusive muscular) e alívio de "tensões" ou ansiedade. Observe se na escola ou na família há algo que tem desagradado sua pequena... caso persista, aconselho buscar um psicologo para uma avaliação mais detalhada.

Consultório Psicológico Erika Scandalo Psicólogo em São Paulo

8 respostas

23 MAR 2016

Até antes dessa idade as crianças descobrem a sexualidade. Elas percebem que o ato da masturbação traz uma sensação agradável e tendem a repetí-lo em vários momentos do dia. O local encontrado lhe dá segurança e a certeza de que não será repreendida ou interrompida.
Se estiver muito frequente é recomendável procurar ajuda profissional.

Vanessa Bordini Psicólogo em São Paulo

2 respostas

23 MAR 2016

Boa noite Camila, concordo com a colega quando afirma ser normal a masturbação realizada pela criança. A criança está se conhecendo, se descobrindo, esse ato tão não oferece risco a saúde, muito pelo contrário, é um ato saudável e faz parte do desenvolvimento da criança, reprimi-la com autoridade sim, pode causa danos a sua saúde.
Espero ter contribuído atenciosamente a Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

22 MAR 2016

Camila:
As crianças possuem uma curiosidade natural de explorar o corpo, se tocando. `E uma forma de descarregar a tensão. O primeiro objeto de prazer dos bebês é o seio materno. Então desde cedo as crianças vivem esses momentos prazerosos com a mãe. Seria bom que essa energia sexual de sua filha fosse canalizada para outras atividades que dão prazer como o brincar. Será que sua filha está passando por alguma situação estressante na escola ou em casa que está desencadeando a masturbação? São questões para você averiguar. Penso que um psicólogo possa te orientar a cerca desta situação. As crianças são bem receptivas ao tratamento psicológico.

Gizeuda Motta Machado Psicólogo em Nova Iguaçu

50 respostas

22 MAR 2016

Bom dia, Camilla. A masturbação é perfeitamente normal e faz parte do desenvolvimento da criança, ou seja, é algo esperado. Isso significa a descoberta da sexualidade, e se ela a faz no cobertor (acredito que em seu quarto, em certa privacidade), pode significar que ela entende isso como algo íntimo e que só o deva fazer assim nessa condição. Agora tudo o que é demais pode ser indicativo de algum problema, pois o que se espera é que isso seja algo esporádico, que ocorra de vez enquando. Se você acha que ocorre muitas vezes, procure um profissional que possa avaliar e orientar em como proceder. Att.

Mariana Di Zazzo Psicólogo em São Paulo

22 respostas

22 MAR 2016

A criança está descobrindo seu corpo então é natural que ela descubra as zonas corporais que mais lhe dão prazer. Como dito anteriormente, às vezes, a masturbação é feita para realizar uma descarga de algo que a criança não está conseguindo dar conta, assim como, por vezes, ela pode estar repetindo um toque que sentiu quando menor, como, por exemplo, ao dar banho no bebê, é necessário tocar-lhe as zonas genitais e isso libera uma pulsão de prazer que fica gravada na memória. Porém, se perceber que o ato é muito insistente, sugiro que procures um psicólogo para que possa avaliar sua filha e entender o que se passa com ela.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

21 MAR 2016

Olá, Camilla. Sim, isso faz parte do desenvolvimento infantil. Mas caso você esteja notando que está exagerado ou inadequado, procure um psicólogo para receber as melhores orientações possíveis.
Att,
Anna Estanislau

Anna de Lima Estanislau Psicólogo em Florianópolis