Criança que acorda todas as noites no mesmo horário

Feita por >Juliana · 19 jun 2018 Ludoterapia

Tenho uma filha de 6 anos, e há alguns meses ela vem acordando na madrugada (sempre entre 01 e 02hs da manhã) e me chama pra ir deitar com ela pois alega não conseguir mais dormir (quando deito na cama com ela ela dorme normalmente, e se eu levantar ela acorda de novo) e diz que sonha coisas ruins, como por exemplo que eu e o pai morremos e ela fica sozinha. Já conversamos, explicamos, tentamos de todas as maneiras inclusive com psicóloga e não adianta; não sei mais o que fazer. Alguém pode me ajudar?

A melhor resposta 20 JUN 2018

Oi Juliana. É difícil uma orientação mais precisa pois não conheço sua filha e o contexto atual. Mas lendo seu relato me parece um medo muito grande de perda e me ocorreram algumas perguntas: vocês passaram por perda por morte recente? Ou na escola dela houve algo nesse sentido? Como estão as relações dentro da familia?
É importante investigar melhor.
Sugiro conversar muito com ela, não no sentido de tirar a ideia da cabeca dela mas de ouvi-la mesmo, ouvir suas angústias, tentar entender , permitir que se expresse. E depois você tambem falar,mas com o coração e não com a razão.
Se tiver difícil tente um(a) novo psicólogo (a), pois não é algo rápido ja que é algo tão profundo. Precisa ser alguem em que ela confie .
Espero ter ajudado. Um grande abraço.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

21 JUN 2018

Juliana, é importante que você busque novamente um psicólogo, se não deu certo com um, busque outro. Cada criança tem seu tempo (o processo em psicoterapia pode "demorar") e sua forma de expressar seus medos (ao invés de falar, ela tem esse comportamento de acordar a noite). É crucial a ajuda psicológica, porque esse profissional tem o conhecimento necessário para que a criança expresse o que sente, mas a família também é uma outra parte fundamental para entender o que está ocorrendo e como mudar essa dinâmica. Fico a disposição!

Psicóloga Thatiana Fraga Psicólogo em São Paulo

87 respostas

20 JUN 2018

Olá, Juliana.
Talvez esse sonho não tenha, necessariamente, ligação com o medo que ela tem de você morrer. Procure se aproximar mais dela, conversar sobre seu dia, sobre como tem sido a convivência na escola, na família, quais são seus medos...
E, embora já tenha tentado, talvez valha uma nova ida a um psicólogo ou psicóloga, para que esses sonhos sejam cuidados.
Abraços.

Luísa Quadros Psicólogo em Brasília