Conceito de mentira

Feita por >Sara Lopes Barroso · 6 nov 2013 Psicologia humanista

Qual o conceito e exemplos de mentira na visão da psicologia?

A melhor resposta 29 NOV 2013

Mentira é simplesmente qualquer forma de tentar moldar uma inverdade construída e não vivida.
Juliana Galhardi Martins

Juliana Galhardi Martins Psicólogo em Ribeirão Preto

18 respostas

27 NOV 2013

O conceito de mentira, na verdade é o conceito da língua portuguesa. Porém na psicologia conhecemos diferentes modos de relacionar-se com a mentira, com características de má fé, a mentira dita histérica, a mentira social, etc. Valendo para a mentira como para qualquer outro comportamento humano, o que interessa para a psicologia, mormente a psicologia existencialista, é a mentira ou situação que faz sofrer, trás padecimentos, enlouquecimentos. E neste caso ela aparecerá entre outros sintomas de tensão/ansiedade, e precisa de cuidados profissionais.

Abraços,
Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia

Relações Psicologia e Psicoterapia Psicólogo em Florianópolis

31 respostas

8 NOV 2013

A mentira se constitui como uma fala inverídica, não relacionada aos fatos, com a finalidade muitas vezes de ocultamento. Por vezes a mentira é utilizada para auto proteção, ocultamento de erros e falhas e noutras para prejudicar terceiros, por meio de intrigas, fofocas ou difamação. São formas de expressão do ser humano, que podem na maioria das vezes causar prejuízos sociais a si e a outros.

Psicologia Marcos Marinho Psicólogo em Sorocaba

7 respostas

8 NOV 2013

Manipular, enganar, omitir, fingir, faltar com a verdade, distorcer a realidade, trapacear, fazer de conta, dissimular, falsear, falsificar, mentira posso ser definido como aquilo que difere da realidade, geralmente premeditado e com intuito negativo.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

7 NOV 2013

O conceito de mentira na psicologia é o mesmo conceito do dicionário. Seria falar algo que não condiz com a realidade. Agora o que se pode discutir a respeito disso é sobre o que são mentiras prejudiciais, que afetam a relação de confiança entre as pessoas, daquelas mentiras mais cotidianas e não prejudiciais. É impossível ter boas interações sociais sem haver pequenas (e inofensivas) mentiras. Um exemplo claro disso é quando alguém pergunta se você está bem e você responde que sim, mesmo sem estar ou quando você fala algo um pouco diferente do que pensa sobre um assunto pra não magoar a pessoa.

Abraço

Cognus Psicologia Psicólogo em Natal