Como tratar a esquizóide?

Feita por >Kátia · 4 ago 2016 Psicologia clínica

Qual a melhor linha terapêutica para pessoa com transtorno de personalidade esquizóide?

A melhor resposta 4 AGO 2016

Oi Kátia,

As abordagens psicodinâmicas (psicanálise, terapia psicanalítica, Psicologia Analítica, etc) tendem a apresentar melhores resultados do que abordagens comportamentais devido ao estabelecimento de uma relação terapêutica positiva entre terapeuta e cliente ser um dos objetivos gerais trabalhados desde as sessões iniciais pela grande maioria dos adeptos dessas linhas, mas o mais importante é encontrar um terapeuta com o qual o paciente se sinta confortável o suficiente para se dispor a estabelecer um contato de longo prazo, visto que o transtorno esquizoide é um que necessita de acompanhamento constante e de longa duração para a elaboração de estratégias para lidar melhor com as situações do cotidiano.

Tudo de bom pra você.

Roselany Varela Psicólogo em Fortaleza

29 respostas

8 AGO 2016

Olá Kátia, qualquer abordagem psicológica pode ser eficaz, depende de como ela é utilizada e depende do conhecimento do psicólogo. A relação terapêutica entre paciente e psicólogo influencia muito mais do que a abordagem teórica. Então o importante é estar na terapia com um profissional no qual você confia. Boa sorte!

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 AGO 2016

Psicoterapia e se necessário medicamentos.
Conheça um profissional que te dê confiança, sei que deve ser difícil confiar em alguém, mas sentirá dentro do seu coração.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

5 AGO 2016

Boa noite Katia
A psicoterapia de longo prazo é mais difícil para pessoas com este tipo de problema. Por geralmente procuram quando estão em crise. E quando vê alguma melhora já abandonam.
A relação de confiança terapêutica é fundamental. A psicoterapia cognitiva co. Técnicas de reestruturação cognitiva, ensaios e exercícios comportamentais para determinados tipos de esquizóides pode funcionar para ajudar na correção dos pensamentos irracionais. Deve se estudar as características individuais do caso. Porque alguns se desenvolve melhor quando trabalhados em grupos e outros de forma mais individual. De qualquer firma independente da linha de tratamento. Vai depender do traquejo do profissional que irá proporcionar a aderência ao tratamento. Abs

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

5 AGO 2016

Ola Kátia,
Primeiro é necessário fazer uma avaliação do caso, dependendo do caso, tem que ter acompanhamento psiquiátrico e também psicológico. Particularmente indico um profissional da linha cognitivo comportamental.
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

5 AGO 2016

Olá Katia!
Acredito que não exista uma linha específica para cada paciente, o que favorece o processo é a empatia do paciente com o profissional, sentindo-se seguro e vinculado para que o processo funcione e traga benefícios.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 AGO 2016

Kátia boa noite
Qualquer abordagem é eficaz no tratamento desta personalidade referida por você. O que precisa acontecer no tratamento é uma boa relação terapêutica entre o paciente e o terapeuta, um trabalho de confiança e em conjunto. O terapeuta deve ser empático com o paciente e o paciente deve sentir-se acolhido nesta relação.
Boa sorte
Att. a Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

5 AGO 2016

Olá, Kátia.
Via de regra, não há uma determinada linha que se possa dizer que é a ideal. O que vai determinar o sucesso na terapia é a relação estabelecida entre terapeuta é paciente e o quanto o paciente está disposto a se dedicar ao processo. Escolha a abordagem com a qual você se identifica, assim como deve construir uma relação positiva com seu terapeuta. Boa sorte!

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza