Como superar o medo de infartar?

Feita por >CEOLIN · 9 dez 2019 Fobia

A alguns meses tenho muita dificuldade em dormir... Peguei mania de ficar medindo pulsação para ver se coração ainda bate, tudo pra mim é infarto agora... Tô desesperado mesmo tendo nada.

A melhor resposta 10 DEZ 2019

Olá Ceolin
Está fazendo um erro técnico...
Em vez de focar teu objetivo de vida e se preocupar com este para realizá-lo e ser feliz, está se desviando dele, fugindo pela tangente e se preocupando coma funcionalidade do corpo.
Não se preocupe com o corpo, pois ele funciona bem, se focar no que deves fazer.
Alguma dificuldade está sentindo ou para realizar ou para descobrir qual é este projeto de vida.
Não pense racionalmente, escuta teu coração: O que gostaria de fazer?
Peça auxílio de um Psicoterapeuta.

5912 respostas

11 DEZ 2019

Olá, Ceolin! Evidentemente você se mostra bastante preocupada, medo de infartar. Talvez você tenha tido algum episódio na vida que tenha desencadeado este comportamento recorrente de ficar medindo a pulsão cardíaca. Teriamos que analisar. Podemos compreender que você tenha pouca apropriação da sua finitude, e isso tenha sido incompreensível pra você. A finitude te paralisa Necessário seria uma escuta aprofundada que desvele o que está por trás desse medo. Espero que tenha auto-cuidado e um grande abraço.

Psicólogo Marcelo Meireles Psicólogo em São Luís

4 respostas

10 DEZ 2019

bom dia Ceolin,

Você está condicionado , é como um toc.. procure ajuda de um psicólogo.
Vá a um médico faça todos os exames e procure acompanhamento psicológico
Maria da Conceição V.Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

10 DEZ 2019

Olá.
O primeiro passo é ir ao médico e investigar se essa possibilidade é real para você, pensar seu modo de vida e tentar compreender esse temor. Se você já foi ao médico, se sua saúde está em dia e não há razão para se preocupar com o infarto, devemos pensar na possibilidade de você estar desenvolvendo algum tipo de adoecimento mental. A frequente sensação de estar prestes a ter um infarto, a idéia persistente de estar adoecendo gravemente mesmo sem sintomas significativos, dentre outros, são indícios de determinados sofrimentos mentais que precisam ser tratados. Procure um médico e um psicólogo para investigar sua situação. O acompanhamento psicológico se faz necessário em seu caso. Grande abraço.

Repensar Consultório de Psicologia Psicólogo em Ipatinga

38 respostas

10 DEZ 2019

Olá! Ceolin, grato por participar. O que o médico disse? Quais os acontecimentos, fatos históricos ou sinais que indicam que você deve ter um infarto? Você está cima do peso? Há frequência familiar desse adoecimento? Alimenta-se errado? Leva vida abusiva? Não temos como garantir que alguém poderá experimentar uma vivência de adoecimento desse tipo, com precisão, assim como não temos como prever também coisas boas. O que sabemos é que com algumas medidas com a intenção de caminhar para algo bom e evitar algo ruim, podem ser tomadas: Alimentação saudável, atividade física, rotina de vida saudável, relações sociais com pessoas de vida saudável, etc. Algumas pessoas fixam em sua mente a ideia de que vão ter uma doença grave. Às vezes refletem, com isso, a sensação de culpa por levarem vida desregrada, outras vezes, por acharem que não são merecedores de vida boa. Será importante investigar isso com a ajuda de um psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado.