Como sarar da depressão?

Feita por >Jaqueline Scalise · 22 abr 2017 Depressão

Eu já faço tratamento psicológico e com medicação, porem, eu não aguento mais isso.

Dizem pra não me deixar cair, mas eu caio sempre... Não aguento.

A melhor resposta 23 ABR 2017

Olá Jaqueline,
todos nós estamos vulneráveis a tais sentimentos uma hora ou outra na vida e as causas da depressão são variadas e podem envolver tanto fatores internos quanto externos.
O psicólogo é importante para o tratamento da depressão, mas às vezes, o conjunto terapia psicológica x psicofármacos é importante.
As duas modalidades de tratamento conjuntas costumam dar bons resultados.
Fico à disposição,

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

1 MAI 2017

O processo de Psicoterapia Analítica tem como objetivo auxiliar pessoas com dificuldades ou em sofrimentos e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a Terapia o analisando é convidado a acessar seus afetos, pensamentos, comportamentos e fantasias que compõem o cenário de sofrimento. Saber lidar com os sintomas e permitir a fluidez de vida são consequências da empatia do analisando consigo mesmo.
Atenciosamente,
Aline MS De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

26 ABR 2017

Oi Jaqueline.
A depressão é um momento muito difícil, de fato.
E o tratamento faz parte de um processo, e como todo processo, demanda tempo além da disponibilidade e disposição do paciente.
Escutar para não se deixar cair não ajuda em nada, pois você não está "caída" por escolha e sim, por uma condição. As pessoas geralmente não sabem, mas o melhor não é tentar tirar a pessoa com depressão do buraco e sim, entrar no buraco e ficar junto dela, respeitando seu próprio tempo de retornar do buraco.
Se você sente que além do tempo que faz parte do processo, você não está melhorando, então talvez seja o momento de avaliar se seria o caso de tentar um outro profissional. Pois assim como na medicina, às vezes aquele médico, aquele método usado, não sejam tão eficazes quanto outros. Mas isso é só você quem pode avaliar.
De qualquer maneira, buscar se atender no que estiver sentindo e com vontade pode te ajudar a conseguir aliviar um pouco o sofrimento. Seja não fazer nada, seja fazer algo que você realmente goste.
Um abraço.
Monique

Monique Carvalho Psicólogo em São Paulo

46 respostas

24 ABR 2017

Olá Jaqueline!
O tratamento da depressão é a longo prazo e em muitos momentos mesmo com acompanhamento o sofrimento e indisposição podem ser bem intensos.
Tente sempre dividir verdadeiramente como se sente tanto na terapia quanto com o médico que a acompanha, para que possa ser ajustada a medicação ou intensificar a quantidade de sessões da psicoterapia.
Por mais que seja difícil, atividades que resgatem sua motivação e bem estar podem otimizar o tratamento como: esportes, artesanato, grupos de autoajuda, entre outros.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 ABR 2017

Olá Jaqueline!! É importante nos quadros depressivos, você buscar atendimento psicológico. Quando a angústia fica insuportável de lidar sozinho, o profissional vai auxiliar e encaminhar, se necessário ao psiquiatra também. Desejo saúde!!

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

23 ABR 2017

Bom dia Jaqueline, a depressão necessita que o paciente tenha o reconhecimento e enfrentamento dos estímulos que fortalecem esse quadro, agindo assim terá um ponto de partida para a busca da saúde psíquica, pois será a partir deste momento que você terá condições para mobilizar-se e perceber a eficiência de suas ações no meio. Além da terapia e medicamentos você terá que buscar ter uma vida mais saudável, fazer exercícios físicos melhora a manutenção de pensamentos positivos e equilibra corpo e mente.Todo este processo do tratamento podem ser conduzidos juntos: psicólogo, medicamentos e atividades físicas, fazem com que o paciente tenha capacidade de lidar com esta patologia. Fico a disposição, um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

23 ABR 2017

Olá Jaqueline!!
A depressão é um um problema que pode ser causado por fatores físicos, psicológicos e sociais. Fatores físicos como: hipotiroidismo, vitamina d baixa, anemia e ou outras doenças físicas, etc. Pode ser provocado por certos medicamentos, como anticoncepcional, etc. .Fatores psicológicos, baixa autoestima, baixa autoconfiança, pessimismo, não saber lidar com os problemas, etc. Fatores sociais, pode ser devido a perdas, falta de oportunidades, isolamento, etc. O tratamento da depressão envolve o cuidado com todas as áreas citadas. Na condição de paciente, seja ativa, procure informações, busque saber o que está causando em você a depressão. Sabendo exatamente a causa, é possível combatê-la.

Eriberto Lemos Psicólogo em Belo Horizonte

50 respostas

23 ABR 2017

Olá Jaqueline, compreendo a sua angustia com relação aos sintomas da depressão. Você está no caminho certo fazendo tratamento psicofármaco + o tratamento psicológico, pois um sem o outro não resolve. Agora quem tem depressão, diabetes, hipertensão, e algumas outra doenças irão tratar a vida toda, porque não há cura definitiva para essas doenças e sim controle. A depressão é uma doença que envolve fatores ambientais, genéticos, biológicos (vulnerabilidade da pessoa) e social. Continue no seu tratamento e procure mudar os pensamentos negativos pelos pensamentos positivos questionando-os até onde eles são verdadeiros e evite reforçar os pensamentos negativos com evitação ou fuga substituindo-os por comportamentos de enfrentamento da situação. Espero ter ajudado, á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

23 ABR 2017

Olá Jaqueline. Em primeiro lugar, que bom que você já procurou ajuda. Este sentimento de cansaço é muito comum em pessoas que fazem tratamento há algum tempo. É muito importante levar esse incomodo para a sua terapia, conversar com sua psicóloga sobre isso. Mas existem muito mais coisas que você mesma pode fazer para acelerar a sua melhora, como os exercícios físicos , exercícios terapêuticos, meditação, técnicas de ativação, e muitos outros tipos de terapia. Você encontra muita informação na internet sobre técnicas que são simples e podem ajudar muito. E nunca se esqueça, a melhora é um processo. Assim como levamos um tempo para adoecer, também precisamos de tempo para melhorar. É um processo, não acontece de uma hora pra outra. Fé, querida. Você está no caminho. Fique firme no seu tratamento. Melhoras e se precisar, estou á disposição. Grande abraço.

Cybelle Araújo Psicologia Psicólogo em Vitória

36 respostas

22 ABR 2017

Olá Jacqueline! Fico feliz por ter falado um pouco sobre isso. Fiquei com a impressão do acompanhamento vir através da Psiquiatria no uso de medicações, contudo sera muito interessante o acompanhamento também psicológico e que os profissionais possam trocar sobre o seu caso. O processo terapêutico com o Psicólogo ajudará a elaborar e administrar seus sentimentos, sensações para que você encontre a sua forma de lidar com os seus sintomas, o seu jeito de ser, sentir e viver. Espero ter lhe ajuda. Para quaisquer esclarecimentos, ou acompanhamento. Estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro