Como resolver a impotência sexual de caráter psicológico?

Feita por >André · 7 jan 2016 Disfunção erétil

Até dezembro de 2014 era casado e tinha ótima potência sexual. Me separei, fiquei cinco meses sem namorar e depois poucas mulheres. Agora, tenho tido frequentemente dificuldade de ereção para penetrar na hora do sexo. Estou ficando ansioso na hora por preocupação em conseguir a ereção. Sempre fico pensando se vou conseguir ereção para penetrar a garota. Preciso de dicas e orientações para superar o problema. O primeiro passo já dei que é procurar orientação e ajuda.

A melhor resposta 7 JAN 2016

Olá André,
Inicialmente seria interessante manter um acompanhamento psicológico, pois como você mesmo diz: "fico ansioso na hora da relação sexual".

A ansiedade é uma preocupação/medo/ameaça com algo que está por vir e desencadeia alguns sintomas fisiológicos. Com a ansiedade 'ativada' o corpo precisa economizar energia e entende que não seria interessante ter uma relação sexual no momento, sendo que está sob 'perigo'. Essa 'ameaça' parece já estar associada com a sua preocupação em conseguir ou não a ereção.

O ideal seria que a preocupação não surgisse no momento, para que você conseguisse ficar com foco no presente, evitando pensamentos ("será que vou conseguir?", etc).

Experimente estar em dia com atividades que lhe proporcionam prazer e relaxamento, tais como atividade física, lazer, convívio social, alimentação e sono adequado.

De qualquer forma, seria interessante manter um acompanhamento psicológico para ser mais assertivo com suas questões.

João Lucas Xavier Schüler Psicólogo em Florianópolis

12 respostas

18 MAR 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

12 JAN 2016

Olá!!

A separação de um casal, considerando ainda que se ambos eram casados com todos os rituais da cerimônia, e o envolvimento de muitos laços afetivos, relações familiares, amigos e traços em comum construídos neste relacionamento, circundando toda esta situação, e, dependendo de quanto conflituosa foi esta separação, pode interferir muito no psiquismo e afetar o psicossomático das pessoas envolvidas.

Existe uma terapia chamada "EMDR" uma sigla em inglês que significa reprocessamento e dessensibilização por meio do movimento dos olhos: um trabalho realizado por psicólogos habilitados nesta terapia, realizam um trabalho com a estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais reprocessando e dessensibilizando traumas ocasionados por situações conflituosas, pelo seu relato pode estar relacionado a sua separação, melhorando a qualidade de vida desta forma. Sugiro que se informe mais sobre o assunto e se for do seu interesse procure um profissional habilitado em EMDR.

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

11 JAN 2016

Olá André. Parabéns. Realmente o mais difícil é dar o primeiro passo. Sugiro que você procure um urologista para verificar se, realmente, não há nenhum problema físico que tenha surgido, além da ansiedade que você reporta. E, tendo ou não problema físico envolvido, a consulta com um profissional de psicologia é indicada para que vocês trabalhem juntos estes pensamentos disfuncionais que estão prejudicando sua vida sexual. Espero ter ajudado. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

11 JAN 2016

Boa tarde André, fiz um trabalho durante 18 meses com grupos de homens com disfunção sexual, junto a um consultório de andrologista aqui em Porto Alegre onde ficou comprovado que a ansiedade está presente em 100% dos casos, uma vez que mesmo sendo a disfunção de origem fisiológica, as "falhas" sexuais recorrentes acabam por afetar profundamente o emocional dos homens. Um número reduzido de pacientes - apenas dois num universo de 150 pesquisados - apresentava sintomas de alguma doença que justificasse a disfunção, os restantes apresentavam problemas emocionais, geradores de ansiedade, de toda ordem, ou seja, certamente a ansiedade não afeta somente esta área da tua vida. Nestes casos é fundamental uma ajuda psicológica para que a origem do problema - a ansiedade - possa ser investigada, trazendo desta forma, alivio dos sintomas e, consequentemente, melhorando significativamente, teu desempenho sexual. Espero ter te ajudado. Abraço

Denise Alano da Cruz Psicólogo em Porto Alegre

7 respostas

10 JAN 2016

André, bom dia. A impotência sexual tem várias causas . Seria importante um "papo" mais profundo para identificar as causas. No momento você está sofrendo com sua ansiedade que só cresce cada vez que vai ter um relação sexual. Procure um psicólogo para te orientar e te ajudar a resolver o problema.Abs,Cláudia.

Cláudia Nejme Psicólogo em São Paulo

51 respostas

9 JAN 2016

Oi André.
Como você mesmo disse que deve buscar por ajuda psicológica, sugiro que faça isso, pois, esse profissional pode ajudá-lo a controlar a ansiedade com técnicas de respiração e trabalhar algo que possa ter ficado e que seja relacionado à sua separação, já que o problema começou depois do ocorrido. Boa sorte e não desista de procurar por ajuda.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

8 JAN 2016

Boa tarde André. Trabalho com disfunções sexuais e impotência psicogênica, é o que sugere sua descrição. Sugiro avaliação urológica e acompanhamento psicológico para lidar com as causas da disfunção e agora com o medo da frustração. Houve o relato de separação conjugal, o trabalho psicológico pode identificar situação não superada do casal. Boa sorte. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro