Como parar de sentir atração sexual em homens?

Feita por >Alyson · 6 fev 2022 Orientação sexual

Tenho desejo em homens mas não sei controlar isso, faço de tudo pra esquecer mas não dá, eu moro com minha mãe e minha irmã, eu teria muita vergonha se elas soubessem disso, ninguém sabe, só eu. Minha mãe é preconceituosa demais em relação a isso, pra ela seria uma vergonha e eu não teria paz, eu tenho um pouco de confiança na minha irmã, mas eu teria muita vergonha de contar isso a ela. Me digam uma solução por favor, o que eu faço? Tem como mudar esse desejo?

A melhor resposta 7 FEV 2022

Bom dia Alyson, geralmente o desejo sexual pode ser muito incômodo quando ele vai de oposição à imagem que gostaríamos de fazer de nós mesmos, ou em relação aos ideais que os outros que amamos fazem de nós. Entretanto, nada é mais vivificante que assumir verdadeiramente o desejo como parte de sua própria essência. Não é necessário que os outros saibam disso, você não necessita falar de sua vida privada para todo mundo, nem para seus pais. O que é importante mesmo é que você dê abertura para esse desejo em sua subjetividade, deixe que ele apareça da forma que ele é, deixe que a imagem que você faz de você mesmo comece a mudar para acolher em si esse desejo, porque a imagem é possível da mudar, já o desejo só consegue ser 'reprimido', o que vai te levar à depressão, à timidez, à inibição e a diversos sintomas. Se sua mãe é preconceituosa, vale à pena, aos poucos, questionar esse discurso homofóbico que a capturou, talvez ela ainda seja capaz de questionar o que aprendeu em sua vida e se abrir a novas possibilidades, assim como você. Caso queira um acompanhamento neste período, estou à disposição. Grande abraço!

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

12 FEV 2022

Olá Alysson.
Os homens, a mãe, irmã... será que falar do desejo sexual para os outros; seria uma forma de você poder falar para si mesmo? É sempre dificil falar sobre Desejo de modo porque ele é enigmático, misterioso, escorregadio... mas é necessário. É então fundamental que você fale para si sobre tudo isso e a Psicoterapia pode um recurso valioso e respeitoso nesta travessia. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

9 FEV 2022

Olá Alyson,

Sinta-se abraçado. A ciência não conseguiu achar um método para que isso fosse possível e esse tipo de investigação inclusive foi veementemente proibida, já que implicaria patologizar a homoafetividade, desejo pelo mesmo sexo, que não tem nada de errado/patológico em si. Não só animais humanos experienciam isso, sabia? Há diversas espécies nas quais foram encontrados relacionamentos entre seres do mesmo sexo [envolvendo de insetos a mamíferos!].
Resumindo, não se conserta algo que não está quebrado e não se trata algo que é normal. A terapia pode te ajudar nesse momento de medos e inseguranças a lidar melhor com você mesmo e com as pessoas ao seu redor. A terapia vai ser um local de acolhimento e escuta do teu sofrimento, um lugar de paz, sem julgamentos para que você trabalhe essa vergonha e obtenha confiança e trace um plano seguro para poder viver com plenitude e qualidade de vida.

Você pode encontrar um psicólogo online em vários sites ou ainda aqui na plataforma; se tiver plano de saúde, pode obter um encaminhamento com o seu médico; pode contactar uma clínica privada; pode pegar um encaminhamento na UBS do seu bairro; ou ainda buscar atendimento em universidades que atendam a comunidade.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

7 FEV 2022

Alyson,
E por que deveria parar de sentir atração por homens?
As coisas são como são e não como queremos que sejam...
Voce se desafiou e veio para viver a tua sexualidade... expresse-a naturalmente; sua mãe é preconceituosa e por isso mesmo o desafio para voce.... é não é só o preconceito da sua mãe, mas da sociedade, de todos, principalmente contra os homens.
Mas isso não pode inibir voce, deve ser inteligente na forma como se coloca, mas não negar, frustrar esta tendência;
Abraços

5934 respostas

7 FEV 2022

Olá! Por que você quer deixar de sentir isso? É por conta do preconceito da sua mãe? Vergonha?
Busque uma terapia para entender a razão pela qual isso está incomodando tanto.
Você pode abafar essa atração mas, talvez, essa escolha traga ainda mais sofrimento, dor e uma sensação de que você não esta sendo verdadeiro consigo mesmo.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

7 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 FEV 2022

Alysson. Precisa se entender sua história. Se esse seu desejo por homem não é pq e algo proibido.
Se não for por isso, se já nasceu assim dificilmente mudará. Vc vai precisar de terapia p ajudar a contar isso p as pessoas e não ter vergonha
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

7 FEV 2022

Bom dia Alyson, tudo bem? Sinto muito pela situação complicada que está vivendo, para lhe ajudar, teríamos que saber um pouco sobre você e sobre mas já adianto que é mais complexo do que se imagina e dificilmente será possível fazer com que você pare de sentir atração por homens, orientação sexual não é uma escolha, é algo que já nasceu com você... talvez seja interessante buscar psicoterapia para compreender melhor essa situação. Um abraço!

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

7 FEV 2022

Olá Alyson! Que bom que você escreveu! Será recomendável sabermos mais sobre você. A princípio, você diz querar parar de sentir isso. Ainda não temos a tua idade, a tua história. Será muito sábio, antes de qualquer manifestação externalizadora nesse sentido, você poder entrar em contato com um psicólogo e conversar de forma mais aprofundada sobre esse sua busca. Respostas para as tuas perguntas serão refletidas no contato com profissional. Há muitas soluções a serem construídas, mas elas são personalizáveis. Isso somente é possível após conhecer tua história, personalidade, contexto familiar, metas e objetivos.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.