Como não me odiar tanto?

Feita por >JVM · 24 dez 2021 Autoestima

Estou me sentindo repugnante, nojento, não sinto vontade de olhar no espelho, tenho ódio de ver esse olhar de coitadinho na minha cara, não sou coitadinho de nada mas também não tenho nada do que me orgulhar, tudo que eu tenho hoje é só porque eu sou privilegiado, nunca me esforcei pra nada e não tenho vontade, eu prefiro fracassar já sendo um fracassado do que tentar e fracassar, passando vergonha por tentar ser uma coisa que eu nunca serei. Eu não suporto que sintam compaixão por mim, seria humilhante demais, então prefiro ser prático: eu sei que sou medíocre e só queria saber como posso ser feliz assim sem me iludir achando que um dia posso ser algo a mais.

A melhor resposta 27 DEZ 2021

Voce se sente repugnante porque não se conhece.
Este que está aí, este sujeito que voce olha no espelho não é voce, por isso não suporta olhar-se.
O que voce descreveu são sintomas e vão ser piores ainda, caso não faça nada para mudar.
Quem é voce? De onde voce veio? Qual o objetivo da sua vida? como voce se enxerga?
Estas são as perguntas que esperam respostas práticas, de vida e não apenas teóricas...
E de nada adianta voce se julgar dessa forma.
De nada adianta de fazer de coitadinho, fracassado, ser orgulhoso e querer ser considerado de valor se antes voce não se tornar valor.
Voce não veio aqui para representar, veio aqui para dominar seu orgulho e conquistar o mundo que voce quer realizar. E, voce pode, tem o poder de realizar a vida que voce alveja, MAS, tem que colocar a mão na massa, voce colhe o que planta, se não planta nada, não colhe nada. Está aqui para se realizar, ninguém dá nada por ti, voce deve merecer.
Seja um homem que valha a pena e não que dá pena!
Faça Psicoterapia... precisa disso!
Abraços, te aguardo

5897 respostas

26 DEZ 2021

Olá JVM! Grato por escrever. Há muitas coisas por escrever, muitas coisas por falar. Seu texto, no entanto, nos leva a perceber o erro comum, induzido, direcionado pelas mídias de massa. Aquela ideia de que está tudo perfeito ou está tudo errado, de certo e errado, de miserável e milionário, de lindo e horrível, dentre outras visões dicotômicas que apresentam seu ápice em Céu e Inferno. Não fazer é garantia de erro, mas o que fazer?
Ser gente, ser humano, social, grupal, com erros e acertos, com limitações e superações, com contradições e perdões, com tolerância e firmeza.
Vontade é um atributo instintivo, impulsivo. É preciso amadurecer: por exemplo, lavo o prato de comida, não pela vontade de lavá-lo, mas pelo entendimento do processo: alguém prepara comida, é preciso comer para ter energia, para comer de forma mais confortável, é bom ter prato, garfo, faca. Garfo, faca, prato precisam estar limpos. Comer não é somente hoje; envolverá amanha. A casa limpa, mantém bom cheiro, organização, amanhã o processo de se alimentar estará já encaminhado.
A vida é um processo dinâmico. Alguns bons pontos de partida:
- Não há duas pessoas iguais, cada qual é única;
- Há uma riqueza enorme de possibilidades e potencialidades em cada um de nós;
- A vida de qualidade necessita tentativas e erros, superações e frustrações.
- Comece a fazer coisas saudáveis, éticas, significativas para você, integradas e legitimadas pela cultura na qual você vive.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como:
TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador Ocupacional.

8727 respostas

25 DEZ 2021

Bom dia
Assumir a responsabilidade pelo que se é, pelo que acontece contigo já é meio caminho andado para a mudança. No entanto, é necessário reconhecer que mudança você busca e qual o melhor caminho para ela. Talvez você precise de ajuda profissional, com um psicólogo que escute seus desejos e possa te pontuar quais são as resistências e enganos que estariam sendo colocados para não se alcançar seu bem estar. Boa sorte nesse seu percurso. Abraços

Psicólogo Reginaldo Branco da Silva Psicólogo em Santo André

16 respostas

25 DEZ 2021

Ola!
Apesar de todo o sofrimento que vemos no seu relato, também vemos a esperança no final: "como posso ser feliz". A felicidade pode vir junto a autorealização, a sensação de potencia que todos nós temos, mas nem sempre tomamos consciência dela.
Acredito que o ser humano já possui tudo o que precisa para se autorealizar, somos potência em forma humana, por isso precisamos resgatar essa vivência e estabelecer uma nova forma de viver, já que temos todo o direito de sermos felizes na pele em que habitamos.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha