Como não me humilhar mais por macho padrão?

Feita por >Maria · 11 abr 2022 Desenvolvimento pessoal

Faço crossfit e um tempinho atrás entrou um novo coach no box que frequento. Sou uma pessoa naturalmente simpática, fofa e carinhosa na forma de falar com as pessoas, e as vezes até mesmo sem eu perceber, os outros acabam interpretando isso como flerte. Dito isso, não é o caso com esse coach pq quando estou perto dele ou quando vejo o que ele posta a vontade de me aproximar e me fazer perceber é quase incontrolável e essa minha característica meia flertadora se torna (imagino) extremamente perceptível. Ele é extremamente profissional, e talvez seja uma pessoa mais fechada. Ele não deixa transparecer muito se essa atração é recíproca ou não. As vezes sinto um clima no ar, uma eletricidade sei lá, mas é muito rápido. Sou tímida nesse sentido e não tenho o costume de iniciar relações. Também acho que sou meio à moda antiga e, infelizmente, meio tradicional demais no sentido de que deixo o outro tomar a iniciativa primeiro. Até porque nunca sei identificar quem se interessa por mim até a pessoa me chamar para sair na minha cara. Enfim, por “ir atrás dele” (flertar pessoalmente/responder stories, etc) acabo me sentindo louca e humilhada. O que eu faço para não me sentir mais assim? Por que me sinto dessa forma? O que eu faço para parar de me sentir assim?

Obs.: sou uma mulher negra de pele clara (tipo zoe kravits) de 27 anos e ele é um homem branco de 24. Nesse caso, acho o fator racial e a idade importante.

A melhor resposta 13 ABR 2022

Oi Maria,
Uau! gostei do "como não me humilhar mais por macho padrão"... e te respondo: DANDO-SE VALOR!
Dê-se valor que como mulher você merece, não importa a idade e a raça... somos todos humanos e o resto é apenas motivos que nos desafiam para a superação.
Primeiro, conheça-se profundamente, saiba que você é, qual o seu objetivo de vida e como você funciona, como a sua mente se organizou para superar os problemas que naturalmente iriam aparecer no meio ambiente. Isso se deu desde o primeiro instante de vida, no útero materno, até a idade de 5 anos, tudo coisas que você não lembra, mas está gravado no seu emocional e que através da análise se pode acessar.
Aprenda a ser autêntica consigo mesma, verifica o grau das tuas dependências, afetiva/emocional e financeira e trate de solucionar para si mesma.
A vida te quer como mulher de valor e não como dependente.
Talvez isso já faça parte do seu objetivo de vida.
Segundo, é não atrair macho que não te respeite, que não te proteja e que não seja parceiro, companheiro.
Que bom que estás sendo meio tradicional porque a moda agora são as mulheres sustentar "machos" malas, bananas e filhinhos da mamãe... crianças que fazem as mulheres sofrerem, sugam as energias da mulher...
O que você está atraindo? O que está buscando?
Tenho certeza que não são estes tipos de machos!
Posso te auxiliar nisso, se você quiser!
Abraços

5912 respostas

12 ABR 2022

Olá Maria! Grato por escrever. Há varios fatores a interpretar. Um deles envolve o fato de que a mistura de dois papeis de convivência, acabam obscurecendo um deles: irmão não pode ser amigo, namorado não pode ser patrão, sócio deixará de ser amigo, muitas vezes, transformando-se em inimigo: cuidado. É cômodo transformar o professor, o colega de escola ou trabalho em parceiro amoroso, mais é muito difícil temperar os dois papeis. Ser simpático é altamente positivo, mas exige que se estabeleça limites e diferenciadores;
Tendo convicção de que tua atitude é extremamente flertadora, pode não ser tranquila ou segura para ele. Tome coragem e fale o que está sentindo. Fale na medida certa, sem ser insistente.
Timidez, em boa medida é altamente positivo, além do que, com a maturação, se aprende a dosar a timidez;
Há indícios de que sua energia, apresente predominância física, sem ponderar a totalidade. Você tem vinte e sete e ele vinte e quatro.
Em termos naturais, ser de uma origem racial, com interesse por outra origem racial, é esperado e positivo, embora uma parte significativa das pessoas, viva o preconceito acima dos fatos. A idade, depende de vocês conhecerem as subjetividades que a história de vida ensina a cada qual.
Para parar de se sentir louca e humilhada, você precisa enriquecer a situação de tua identidade autoestima.
Nós, psicólogos, estaremos a disposição para essa caminhada científica.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Observe melhor e respeite a Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8757 respostas

12 ABR 2022

Olá, Maria!
.
Te convido a pensar o tu diria para uma amiga queria que estivesse passando por essa mesma situação.
.
Tu acharia ela uma louca ou uma pessoa normal que sente atração por outras pessoas?
.
Muitas vezes tendemos a nos criticarmos, julgarmos… quando não faríamos isso com ninguém mais.
.
Assumir uma postura mais de gentil e compassiva com nós mesmos pode ajudar.
.
Busca lembrar que tu é apenas um ser humano, com necessidades normais de socialização, sexualidade.. e que a expressão dessas necessidades é muito natural.
.
Se precisar de ajuda para desenvolver esse lado mais autocompassivo, busca terapia!
.
Espero que tu fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

12 ABR 2022

Oi, Maria!
Entendo que você está em um ambiente em que já não se sente muito confortável (por ser um lugar mais frequentado por homens brancos, heteros e cis). Talvez sua preocupação com a forma como será interpretada venha dessa diferença de lugar e papel social. Porém, por que você seria louca e humilhada por demonstrar interesse em alguém? Você é uma mulher adulta e ele também é. Seria tão errado assim uma mulher flertar com um homem por quem ela sente atração? Aos olhos do machismo seria! Mas pela sua fala você não parece concordar com o machismo, certo? Mesmo que você goste da forma mais tradicional de se relacionar, o moço só vai conseguir tomar a atitude se você se abrir, correto? Não é isso o que você está fazendo?

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte