Como me tornar homem de verdade?

Feita por >Gesg · 19 mai 2023 Abordagem psicológica

Olá tenho 21 anos e fui abusado na infância por um conhecido que na época era adolescente, eu sempre soube o que aconteceu mas isso nunca trouxe nenhum sentimento, aprendi com essa mesma pessoa a ver pornografia e me masturbar (já cheguei a me machucar durante a masturbação mas não conseguir parar). Depois de muito tempo não consegui me livrar da pornografia e hoje é como se todo sentimento que não existia tivesse aparecido, me sinto mal, me sinto sujo, as vezes percebo que me odeio. Além disso casei recentemente e minha esposa sofre muito com isso, é como se eu tivesse deixado o sexo sujo pra ela, ela não me olha mais, não sente mais atração por mim e no começo já chegou a desmaiar durante o ato. Durante toda minha vida sempre fui bajulado pelas pessoas em minha volta e nunca percebi algumas falhas que percebo hoje, conviver apenas com minha mãe e irmãs me fez ser frágil e muitas vezes até mimado.
Hoje tenho problemas com a pornografia, problemas financeiro, problema no meu relacionamento e na minha autoestima. Gostaria de aprender a "ser homem", ser menos sensível, saber tomar as decisões, gerir bem minha vida

A melhor resposta 23 MAI 2023

Olá Gesg, obrigado por compartilhar um pouco da sua angústia conosco, farei o possível para tecer algumas reflexões e te dar um direcionamento. A primeira coisa é que toda situação de abuso, principalmente na infância deixa marcas profundas, mesmo que você não as perceba. E essas marcas ao longo do desenvolvimento da pessoa vão se revertendo em comportamentos disfuncionais, ou seja, em atitudes que não são bem adaptadas e que trazem prejuízo e sofrimento para a vida do indivíduo. Você mesmo citou algumas aqui, a dificuldade de manter uma relação sexual saudável com a esposa, a compulsão por pornografia, questões de autoestima. Não existe uma resposta fácil ou uma solução simples, a indicação para o seu caso é buscar ajuda profissional mesmo, pois você tem demandas para serem trabalhadas em terapia. Ser sensível não é um problema, ter que lidar com as consequências de um abuso na infância, isso sim é um problema. Então procure um psicólogo na sua cidade. Espero que de tudo certo para você, boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 MAI 2023

Olá Gesg, espero que esteja tudo bem com você!

Não existe um padrão ideal e único para ser homem, mulher ou ser humano. Todos nós temos nossa trajetória única, algumas com maiores obstáculos, outras nem tanto, mas todas, sem exceção nenhuma, passam por momentos de dificuldades ao longo da vida. Um dos pontos importantes em seu relato, é o consumo de pornografia. Essa prática pode afetar consideravelmente diversos setores de sua vida, o que pode prejudicar sua trajetória e o relacionamento com sua esposa. Ao despertar para os momentos desafiadores, compreendendo nossa implicação no processo, refletindo nossa postura e nossos equívocos, estamos dando um primeiro e importante passo em nosso desenvolvimento pessoal, em nosso crescimento. Por vir aqui nesse fórum acredito que você deseje realmente avançar em seu desenvolvimento, transformando posturas e comportamentos que não estão alinhados com aquilo que você projeta para si no futuro, e que também passam a te prejudicar em algumas áreas de sua vida, como você explicitou. Essas questões são possíveis de serem trabalhadas dentro de um processo de psicoterapia, junto a um profissional de Psicologia. Ao longo desse processo, com uma escuta neutra e profissional, você terá oportunidade de lidar com essas questões, e construir sólidas estratégias que vão ser a base para a mudança que almeja. Não é algo que vá acontecer da noite para o dia, de imediato, mas com consistência e comprometimento é possível obter excelentes resultados. A psicoterapia é muito recomendada em seu caso, e acredito que você poderá tirar um bom proveito dela. Por isso, se for possível, entre em contato com esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia o quanto antes.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

20 MAI 2023

Como tornar-se um homem de verdade?
1º - Conhecendo, sabendo quem de fato voce é, qual a tua verdadeira identidade;
2º - Conhecer como a tua mente funciona, como age, como reage, como se relaciona;
3º - Corrigir as informações errôneas que tem na tua mente;
4º - Escolher e decidir o que voce quer ser.
A Vida te deu a liberdade e o poder de escolha, tudo pode ser e realizar, desde que queira.
Tudo isso, pode conseguir através da Psicoterapia.
Tudo o que voce colocou acima é resultado da fixação em seus erros e voce está repetindo constantemente.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a tua vida permanecendo baseado em erros, só haverá processo de autodestruição e perda progressiva.
Faça Psicoterapia
Abraços

5943 respostas

20 MAI 2023

Olá Gesg! Obrigado por escrever. Todos nós passamos a vida aprendendo a ser alguma coisa de verdade. A definição dessa "coisa" pode estar centrada na palavra homem, na palavra maturidade, ética, harmonia, dentre outras. Certamente o que aconteceu com você, na situação do abuso, acontece com muitos e muitas, mas a maior parte não explica, ao mesmo tempo, não é adequado ninguém explicar suas dificuldades por algo dessa natureza. É preciso sempre ser maior, muito maior do que o abuso. Em complemento, há muitos homens, que foram bajulados e conviveram predominantemente com mulheres, que assumiram as rédeas da construção do seu jeito de ser.
Você, com certeza, pelo que escreveu, precisa de um processo de trabalho científico aprofundado, com um de nós, psicólogos, vindo com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade. Não deixe de considerar que na sociedade atual, tão complexa, aos vinte e um anos, ainda estamos bastante longe da razoável maturidade. Há muitas áreas a amadurecer.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.