Como me relacionar com minha ex?

Feita por >Marcus · 23 fev 2017 Terapia de casal

Meu namoro terminou há algum tempo, reatamos e após pouquíssimo tempo (2 semanas) minha namorada terminou novamente, muito magoada. Nós acabamos transando e ela se sentiu machucada, pois segundo ela esperava que eu a reconquistasse e esperasse um pouco mais para transar. Nunca paramos de conversar ou ficamos 'de mal' um do outro. Porém, eu quero reconquistá-la, mas seria essencial que nós nos afastássemos por um período, para dar tempo de cicatrizar essas feridas e até para ela sentir falta de mim. O que é complicado, pois nós temos de nos encontrar às vezes, quando ela está na minha cidade e precisa de alguma ajuda. Qual seria a orientação para uma forma de eu me comportar quando nos encontrarmos, para que eu consiga que ela sinta minha falta, mas que ela não ache que estou tentando afastá-la? Pois quando nos encontramos é por que ela realmente precisa de carona/orientação...

A melhor resposta 25 FEV 2017

Olá, Marcus. Entendo que a questão do relacionamento traz a importância do afeto, mais do que do sexo. A maneira como sua namorada funciona, como pessoa e como mulher, deve ser compreendida por você. É claro que, naturalmente, surge o desejo sexual e ele não é um problema, em si. Mas, para reconquistá-la, é necessário reforçar o lado afetivo, pois nitidamente é o que tornou-se uma vala entre vocês. Não se fixe na relação sexual neste primeiro momento, mas na afetividade, no diálogo, carinho, no trato, no acolhimento, na escuta, trabalhando a confiança, o zelo à relação, o cuidado com ambos. Procure não ser imediatista e querer que tudo ocorra em um dia. Relacionamento a dois é um processo diário, frequente, contínuo. Tudo o que relatou mostra-nos que é necessário reinventar sua forma de relacionar-se com ela. Contenha a ansiedade e busque uma relação mais amadurecida, na questão afetiva. Depois, conte-nos do progresso nessa questão. Um abraço e boa sorte.

Marcus Vinícius Gabriel Psicólogo em São José do Rio Preto

12 respostas

24 FEV 2017

Olá Marcus,
Em todo relacionamento amoroso, nós precisamos "reconquistar" nosso parceiro por toda a vida. Continue sendo esse parceiro que você é, ajudando sua namorada, sendo sempre gentil, carinhoso, atencioso, sincero, etc. E vocês devem começar a conversar sobre seus sentimentos, expectativas e qualquer mágoa que tenham sentido, para criarem um relacionamento seguro e feliz, sem necessidade de ficar longe para curar as feridas. Boa sorte.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas