Como me livrar da culpa e deixar o passado para trás?

Feita por >Anônimo · 26 ago 2022 Abordagem psicológica

A 7 anos atrás namorei uma pessoa que tinha um grau severo de depressão e ansiedade, nunca quis se tratar e quando começamos a namorar eu achei que pudesse lidar com isso fui a muleta dele, mas não consegui, comecei a ficar ruim e comecei a procurar nos outros alguma felicidade, com isso me envolvi com pessoas e o traí 3x, ele ficou bem e após alguns anos me chutou por outros motivos em 2018 e eu fiquei com a depressão e ansiedade severa. Fiquei muito mal com as minhas atitudes e jurei que num próximo eu seria melhor. Em 2019 conheci o amor da minha vida, generoso, gentil, me trata muito bem, mas me sinto culpada porque sentia necessidade da validação de outros homens de novo, após refletir cortei ligação com todos por amar muito meu namorado, nunca o traí, nem senti vontade, mas tinha essa necessidade constante de aprovação da minha aparência e intelecto. Mas me sinto culpada por ter me sentido atraída por eles, conversado, respondido elogios. Nunca mais tive contato e desde o final do ano pra cá meu relacionamento se tornou ainda mais forte e sou completamente feliz... só queria me livrar da culpa de ter tido esses sentimentos, fico enojada e se por engano o perfil dessas pessoas aparece de sugestão eu sinto vontade de vomitar lembrando disso. Confessei ao meu namorado tudo com muita vergonha e medo do que ele podia achar, mas ele entendeu e disse que o passado fica no passado mas ainda sim não foi suficiente e não paro de pensar nisso e estou paranoica policiando todas as minhas atitudes. Não sou a mesma pessoa, mas não consigo me livrar dessa culpa. Estou muito triste.

A melhor resposta 28 AGO 2022

Olá Francieli! Obrigado por escrever. Necessidade de ser validado, implica falta de autonomia de convicções. Quando envolve conquistas, conecta-se com a ideia de achar que não é interessante e, por precaução, é preciso, de tempos em tempos, verificar. Cada pessoa é única, rara, cara, rica de possibilidades, potencialidades. Tomar consciência essencial disso, te fará melhor. Isso poderá ser profundamente enriquecido se você se conhecer mais profundamente com a ajuda científica de um psicólogo. Autoconhecimento exige coragem de visitar, com a melhor completude possível a própria história, e lançando mão das experiências e vivências, organizar novos sentidos e interpretações, que certamente influenciarão nas ações futuras.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8664 respostas

14 SET 2022

Olá Anônimo,
A psicoterapia é um espaço acolhedor e sem julgamentos para você falar do passado, da culpa, da vergonha... é muito importante resolver seus conflitos internos, para que eles não interfiram no seu presente e futuro.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

29 AGO 2022

B dia. Procure por ajuda profissional
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 AGO 2022

Oi Francieli Macedo Lopes
Por própria experiência você constatou que depressão e ou ansiedade ou outros “problemas” psicológicos também podem ser contagiosos... se voce não responsabilizar quem tem, procurarem solucionar, acaba adquirindo para voce...
Voce precisa apenas se conhecer... voce desconhece a ti mesma e fica só no julgamento, no autojulgamento.
Precisa conhecer a si mesma, quem de fato é, qual a sua verdadeira identidade, como a sua mente funciona, como ela se organizou para funcionar frente às circunstâncias que você enfrentou. Tudo isso iniciou desde o primeiro dia da tua gestação até teus 4/5 anos de idade.
São as características da tua personalidade que, se não souber e não entender como funcionam, pode viver com sentimentos de culpa, de se sentir injustiçada, não compreendida, manipulada ou até excluída das relações.
Faça esta análise para si mesma; certamente vai gostar dos resultados e dos recursos que pode usar para si mesma.