Como lidar com um trastorno histriônico de personalidade?

Feita por >Giuhisa · 4 mar 2016 Transtornos personalidade

Possuo esse transtorno e não sei como me curar.

A melhor resposta 5 MAR 2016

Olá, Giuhisa! Primeiramente, quem diagnosticou você com este transtorno? Se foi um profissional, você precisa retornar no mesmo e pedir maiores esclarecimentos do que você pode fazer e de como será o tratamento. Você também pode procurar ajuda de um psicólogo, pois a terapia psicológica também vai te ajudar a lidar com essa situação. Mas uma coisa importante, Giuhisa, apenas um profissional capacitado pode diagnosticar você, ok? E mesmo se você realmente apresentar esse quadro, tenha calma e procure os profissionais certos para te ajudar! Qualquer dúvida, fico a disposição! Abraços.

Daniela Soares Gonzales Faria Psicólogo em Santos

18 respostas

8 MAR 2016

Caso realmente seja diagnosticado o transtorno de personalidade histriônico por um profissional da saúde habilitado, o tratamento dependerá muito do contexto: biológico, psíquico e ambiental e o grau instalado deste transtorno.

Este transtorno caracteriza-se por uma afetividade superficial e lábil, dramatização, expressão exagerada das emoções, sugestibilidade, egocentrismo, autocomplacência, falta de consideração pelo outro, desejo permanente de ser apreciado e constituir-se como objeto de atenção e tendência a se sentir facilmente ferido. O que torna muitas vezes inviável a pessoa desejar tratar-se.

Desta forma precisa-se de um contexto de aceitação consciente do portador dessa personalidade, o desejo de tratar-se em uma terapia sob a orientação de um(a) psicólogo abordando toda uma rede de apoio com os familiares e outras pessoas envolvidas para trabalhar neste contexto.

Em países onde as leis são muito rigorosas(por motivos religiosos e/ou autoritários) e exigem um comportamento padrão das pessoas, o ambiente propícia uma auto-disciplina e evitação desse comportamento.

Atenciosamente

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

5 MAR 2016

Ola Gluhisa
Entendo a sua angústia, pois, os transtornos de personalidade produzem consequências de sofrimento para o próprio indivíduo, a família e as pessoas mais próxima, e estes transtornos não são facilmente modificáveis por meio das experiências da vida, justamente por ser um transtorno de personalidade.
Aconselho a procurar ajuda tanto para você que lida com esta pessoa com transtorno de personalidade, como para ele.
Atenciosamente a Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

5 MAR 2016

Bom dia. Você já apresenta um diagnóstico, provavelmente algum profissional da área tenha diagnosticado. Veja com ele quais as indicações que prescreve para o tratamento nesse caso.
para mim só é possível orientar quando avaliar o paciente e verificar se é esse diagnóstico prescrito que procede. Para não correr o risco de prejudicar suas condições de vida.
Tenha um ótimo dia

Consultório de Psicologia Gildete Alcaraz Psicólogo em Jandira

33 respostas

5 MAR 2016

Olá. Por se tratar de um transtorno de personalidade, pode configurar certa dificuldade em reconhecer o limiar comportamental entre o problema e a própria conduta da pessoal. Então, é bem propício que seja acompanhada por profissional da psicologia capacitado em atender este tipo de problema. Já atendi problemas semelhantes e, apensar da necessidade de um número mais elevado de sessões, houve uma boa resposta do paciente ao "tratamento". A conscientização sobre o que realmente é o TPH pode ajudar muito. Boa sorte. Tenho postado neste site um artigo sobre o assunto. Sugiro que leia.

Joacil Luis de Oliveira Psicólogo em João Pessoa

19 respostas

5 MAR 2016

A personalidade histriônica é um distúrbio pesado pois coloca o sujeito sempre em estado de alerta, tentando ser o foco das atenções, é importante que um Psiquiatra realize esse diagnóstico, e caso não se sinta segura, procure uma segunda opinião, a psicoterapia aliada à medicação caso necessário, ajuda o sujeito à aprender a lidar com os conflitos gerados por tal patologia.

Cristovia Paes de Souza Psicólogo em São Paulo

15 respostas

5 MAR 2016

Através de psicoterapia ela pode ser diretiva e apoiadora e orientada para realidade

Psicóloga Barbara Coutada Psicólogo em Rio de Janeiro