Como lidar com perda de um recém-nascido?

Feita por >Pamella · 2 mai 2016 Luto

Apesar de saber que cada indivíduo é único, gostaria de saber como é o comportamento de uma mãe após a perda de um filho recém-nascido. Gostaria de saber sobre o real sentimento e de saber lidar com essa dor.

A melhor resposta 2 MAI 2016

Bom dia, Pamela. O real sentimento de lidar com essa dor, assim como com quaisquer outras, você só saberá se isso acontecer com você, porque, quando falarmos de real, falamos de um registro da linguagem que põe em jogo o próprio corpo. É importante, em primeiro lugar, você se questionar o porquê da tua preocupação em relação a esse assunto e se há algum sofrimento teu envolvido.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

31 AGO 2016

Olá Pamella!

Como você mesma escreveu, cada ser humano reage a uma perda de uma determinada forma. Quando falamos de uma mae que perde seu filho isso se complica um pouco, pois é um luto dificil, muitas maes não conseguem aceitar e precisam de ajuda psicologica.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

3 MAI 2016

Um sentimento é real dentro da realidade de cada um. Na condição humana, não temos como colocar sentimentos "normais" ou não, ou errado e certo, não é errado o que se sente, é a forma que se sente que é individual de cada um. Não sei se tu estás questionando por tua experiência ou de outra pessoa, mas penso que a dor e o luto são naturais e esperados numa situação dessa.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

3 MAI 2016

Certamente é com se tirasse um pedaço da mãe e com muita dor. O E.M.D.R. é o tratamento mais indicado para traumas recentes.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

3 MAI 2016

Boa noite! Vou deixar para você uma sugestão de orientação familiar por skype. Pense nisso não há fórmulas, há tratamento. Um abraço

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

3 MAI 2016

Oi Pamela, boa noite!!
Primeiro sinto muito por esta vivendo esse momento de dor. Fico aqui a pensar nas expectativas geradas para receber esse filho. A dor que sente é única e não tem como mensurar. Saiba que a psicoterapia pode te ajudar a compreender tudo isso. Desejo a você muita paz!!

Psicóloga Andréa Pontes Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

3 MAI 2016

Boa noite Pamela. Fiquei sem saber se foi seu primeiro filho. Como descreves, cada criança é única, a perda é dolorosa e desperta na maioria das mães culpa. Sugiro um acompanhamento psicológico para trabalhar a perda da criança desejada e para valorizar este ser e o que trouxe de aprendizado. As perdas nos ensinam a lidar melhor com a vida. Saudações, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro