Como lidar com marido racista ?

Feita por >Lua · 25 fev 2023 Abordagem psicológica

Preciso muito de um conselho, não estou sabendo lidar com meu esposo.
Tenho vergonha até de comentar, mas meu marido é racista, mas o curioso é com homens, mulheres e crianças não tanto. Eu tento entender o trauma que passou, foi assaltado 3 X , já foi roubado na empresa que trabalha por um colega de cor e entendam, o trauma para mim não tem haver com cor e sim pelos atos, mas para ele sim!

Eu sei que isso tem atrapalhado a gente, ele de vez enquando me ameaça me largar se eu continuar defendendo "essa raca"! Eu sei que isso é ódio, ele já tentou ser mais brando mas não consegue!
Eu nem retruco com ele par não desestabilizar a relação, não levanto a bandeira e abençoo mentalmente a vítima. É muito triste isso tudo, já tentei falar sobre ajuda psicológica mas aí de mim, porque estarei defendendo e isso não é negociável com ele. Mesmo na TV, ele muda de canal, se estamos num lugar que tem um ele me tira de foco, parece que é um gatilho, Ele joga todo esse peso em mim, fala que faço pra irritar quando na verdade não estou guerriando, apenas é indiferente p mim. Essa visão distorcida me deixa exausta, emocionalmente pois além de me culpar fica de birra e fala pouco,
No mais a convivência é boa.
Tentei ler na Internet sobre mas não achei nada específico!
Agradeço cada conselho aqui, também vai ajudar muita gente nessa dualidade . Estou desempregada e não posso pagar consultas!

A melhor resposta 28 FEV 2023

Não justifica por voce estar desempregada... nada é por acaso.
Voce está casada com um homem que tem este problema e deverá tomar um posicionamento, não pode apenas "aguentar" esta realidade de deixar por isso mesmo. Voce escolheu casar com um homem com estas condições; voce está numa zona de conforto, precisa se resolver e para isso, precisa sair de trás da moita: ter o seu trabalho para poder se colocar no teu ponto de vista.
Sem trabalho, não tem condições de se ajudar e nem ajudar ele porque ele te ameaça e voce tem comer na mão dele.
Teu marido tem um problema para resolver e precisa fazer Psicoterapia... se não resolver, vai a cada dia ser pior e muita coisa pode acontecer, até contigo mesma.
Portanto, ou voces se resolvam ou sofrerão as consequências, tanto voce como ele.
A decisão e a escolha é sua. Voce se torna o que escolhe; cada escolha gera seus resultados.
Abraços

5817 respostas

28 FEV 2023

Olá Lua, espero que esteja tudo bem com você.

Esse comportamento de seu seu marido, mesmo sendo impensado, é perigoso, pois em algum momento, em alguma situação gatilho, isso pode sair do controle (me parece que já acontece), e ele pode cometer algum ato irresponsável no qual ele pode ser acusado criminalmente por isso, tendo risco real de ser preso. Isso é algo que pode te afetar diretamente, e pode prejudicar muito sua vida, em diversos sentidos, e por um tempo considerável. Neste momento, você não tem sequer margem para falar no assunto, o que te coloca ainda mais em uma posição de vulnerabilidade diante deste contexto. Não se trata apenas de visões de mundos diferentes, mas sim de uma postura que pode ser criminosa, e que pode prejudicar muito sua vida. Não acredito ser possível trabalhar a atitude dele em um processo de psicoterapia, ainda mais com ele não aceitando categoricamente isso. Neste sentido, seria muito mais indicado você iniciar um processo de psicoterapia para buscar orientações mais precisas e detalhadas sobre seu contexto, além de receber apoio para que possa tomar as melhores decisões para si própria. Pode ser difícil, mas é preciso que você reflita profundamente sobre como será para você compartilhar sua vida neste contexto, ao longo dos anos. As decisões podem ser amadurecidas, e toda ação tem mais chance de dar certo se bem planejada. Se não pode pagar contas ainda, é importante você começar a fazer isso para si própria, pois desta forma você terá mais autonomia e liberdade de escolha. Nunca deixe seu desenvolvimento pessoal e seu bem estar de lado. Você precisa fazer coisas que sejam boas para você, e que te ajudem a crescer e ter uma vida da maneira que deseja. Reflita sobre esses pontos, e, se for possível, busque um Psicólogo para te auxiliar neste momento. Quando não estamos satisfeitos com determinada situação, devemos nos movimentar para modificar nosso contexto.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

27 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 FEV 2023

Olá Lua! Obrigado por escrever. O racismo é algo muito sério, é criminoso, é preconceituoso, é análise com base na cor da pele, que machuca muitas as vítimas. Sei que o que escrevi até agora, você está cansada de saber. Apesar dessa absurda injustiça, crime e inadequação, grande parte da população vivencia essa inadequação gravíssima. A vida ensina a todos nós. Muitas vezes acontecem coisas que nos faz amadurecer. Por outro lado, cada pessoa que é machucada por ações racistas pode ter enormes prejuízos. Falar você já falou, ele não está aceitando. Será preciso encontrar formas diversas e eficazes para evitar o sofrimento das vítimas dele, mas também o sofrimento dele. Não quero dizer que racistas sejam vítimas dos outros. Quero dizer que racistas são pessoas que se sentem inseguras, inadequadas, que tentam vivenciar conforto, agredindo e machucando a outras raças, com bases ilusórias, inadequadas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8607 respostas

26 FEV 2023

Cara Lua, infelizmente o racismo no Brasil está tão presente na sociedade brasileira que facilmente se cria justificativas fáceis, mas disso não se segue essas justificativas estão corretas. Seu marido sofreu crimes, mas isso não é suficiente para justificar também cometer crimes, o racismo é crime no Brasil e se ele não consegue mudar ou controlar esse ódio ele está se expondo a cometer um crime, sem falar de estar afetando a relação de vocês. Apontar que racismo é crime pode ser um caminho, mas isso não significa que mesmo assim ele compreenderá, outra atitude que você pode tentar é a de buscar uma rede de apoio para você, no meio de seus familiares ou amigos que podem lhe apoiar diante dessas situações e não lhe deixar tão vulnerável. É difícil dar uma orientação melhor com as informações presentes aqui, sabemos que o racismo é uma chaga em nossa sociedade e as respostas raramente são simples ou fáceis, espero poder ter ajudado com o mínimo.

Rodrigo Bastos Mello Psicólogo em Salvador